Como reinventar a carreira aos 40

Já parou para pensar em reinventar a carreira profissional?

Uma carreira ou profissão é parte integrante de uma pessoa ao longo de sua vida. Todos nós já ouvimos a frase “Você pode tirar uma pessoa de uma profissão, mas não pode tirar a profissão de uma pessoa”. (Clique para tuitar)

A medida que crescemos e progredimos na vida, nosso grau de conhecimento e informações aumenta, o que, geralmente, nos leva a olhar para a vida de uma perspectiva diferente e começar a pensar em reinventar a carreira. Uma vez que levamos, em média, uma ou duas décadas para adquirir um bom nível de conhecimento, a necessidade de reinventar a carreira pode surgir por volta da meia idade, ou seja, aos quarenta ou cinquenta anos de idade.

Sempre que converso com as pessoas sobre reinventar a carreira, percebo que elas demonstram medo, porque pensam logo em ter que fazer uma grande mudança em suas vidas ou, até mesmo, começar do zero. Nem sempre é necessário um grande esforço para recomeçar, basicamente, você precisa reinventar a si mesmo antes de reinventar a carreira. Tenha em mente que há algumas questões e problemas que você terá de enfrentar ao se reinventar após os 40 ou 50. Reinventar a carreira não significa necessariamente buscar uma carreira diferente ou um novo emprego.

A melhor maneira de reinventar a carreira é fazer mudanças positivas em sua forma de trabalhar, de modo que possa permanecer em sua profissão e melhorar o que você oferece ao seu empregador.

Se você está pensando em buscar uma nova profissão e seguir uma carreira diferente, aqui estão algumas dicas para ter sempre em mente:

Tenha uma profissão de apoio

Há uma idade em que torna-se mais complexo aprender coisas novas, contudo é possível incrementar e melhorar tudo o que sabemos ou aprendemos até o momento. A idade de quarenta ou cinquenta é um bom exemplo disso. Portanto, tente avaliar uma profissão ou uma carreira em que você não tenha grandes curvas de aprendizagem, ou pelo menos algo que seja bastante semelhante à sua profissão ou carreira original.

Atenção às limitações físicas

Embora pensemos que estamos bem e que nossa condição física e disposição permanecem as mesmas dos 23 anos, não é assim. A força física de uma pessoa se deteriora depois de alguns anos, e após os 40 ou 50 esta deterioração acelera. Você pode considerar-se bastante confiante de fazer um tipo de trabalho, mas seu corpo pode simplesmente se recusar a responder na velocidade que o trabalho exige. Portanto, certifique-se de que a nova profissão que você está escolhendo seja algo que não requeira grande dose de esforço físico.

Tente converter seu hobby ou interesse em um trabalho ou negócio

Todos nós temos vários passatempos ignorados em função da profissão ou emprego. No entanto, com as mudanças do mercado e da forma de pensar da sociedade, muitos hobbies acabam se transformado em profissões hoje. Se você descobrir uma maneira de converter seu hobby ou interesse em seu trabalho, não só terá a chance de fazer o que você mais gosta, como também será capaz de fazer o seu melhor, dando assim aos seus clientes a melhor qualidade possível.

Estas são apenas algumas das dicas que você deve ter em mente antes de começar a pensar em reinventar sua carreira. É claro que você é o único que, de fato, sabe o que é melhor para si mesmo. Portanto, você é a pessoa ideal para decidir que tipo de mudança é melhor para sua carreira e profissão.

O que achou do artigo? Acrescentaria alguma ideia sobre como reinventar a carreira? Deixe seu comentário.

Baseado no artigo: http://www.job-interview-site.com/how-to-reinvent-your-career-at-40-or-after-50.html

Post Author: Equipe PDE

Deixe uma resposta