Como se reinventar após os 50

Já ouvi muitas vezes a pergunta: A reinvenção profissional não seria apenas para os jovens? E se eu estiver muito velho? Como posso passar anos aprendendo algo novo, se já estou perto da aposentadoria? É verdade, a reinvenção é diferente quando iniciada mais tarde em sua carreira. Mas isso não significa que seja impossível se reinventar após os 50.

Por que se reinventar após os 50?

Na verdade, se reinventar é cada vez mais essencial para qualquer profissional que pretende continuar a trabalhar por qualquer período de tempo. Steven Arroz, VP Executivo de Recursos Humanos da Juniper Networks, afirmou que costuma perguntar a candidatos: “Como você está se adaptando e se preparando para a sua próxima curva de reinvenção?” As razões, diz ele, são que “As pessoas têm de se reinventar para se encaixar no novo contexto de trabalho”. Tenho conversado com  profissionais Baby Boomers (e mais velhos) que sentem a necessidade de se reinventar, mas temem que seja tarde demais.

Há tempo suficiente?

O primeiro passo é entender que há tempo suficiente. Algumas pessoas pensam que não vale a pena empreender grandes mudanças na vida adulta. Outros discordam – como a mãe de um amigo que decidiu obter um diploma de faculdade aos 50 anos. É possível exercer a reinvenção mesmo se você já estiver aposentado. Você pode perfeitamente considerar mudanças mais sutis, tais como aulas para expandir suas habilidades, em vez de gastar vários anos para obter uma graduação ou algo similar.

É bem possível que a esta altura da carreira, você esteja superqualificado para certas atividades. Eu ouvi de muitos “inventores” ou empreendedores  acima dos 50 que foram rejeitados para trabalhos em novas áreas, porque eles estariam extremamente qualificados. Francamente, eu aconselho os profissionais mais velhos a enfrentar esta situação e você pode estar se perguntando como responder ao ser perguntado por alguém, se não se sentiria constrangido ao ser gerenciado por alguém mais jovem e com menos experiência. Para esta pergunta eu responderia: “É exatamente por isso que eu quero esse trabalho. Gerenciei pessoas por muitos anos e entendo as pressões e frustrações que os gestores enfrentam, com isso eu poderei ser um empregado ainda melhor. E eu estou ansioso para aprender sobre esta nova área de alguém com experiência real nela”.

Qual o papel das redes sociais?

Por que você deve estar ativo em redes sociais? Porque – para melhor ou pior – hoje isso já não é opcional. É ainda mais crítica para executivos com mais de 50 ter uma presença em redes sociais porque é cada vez mais visto como um importante canal para se manter atualizado profissionalmente. Se a sua pegada digital não está atualizada e você não tem uma presença em plataformas como o LinkedIn ou Twitter, você está susceptível de ser descartado. Para se reinventar após os 50, hoje não basta ter um currículo atualizado, você precisa ser atuante em redes sociais profissionais.

Mantenha-se conectado com o seu passado. Nós todos sabemos que as oportunidades profissionais são susceptíveis a vir de nossa rede de contatos existente. Mas muitos não percebem que algumas das informações mais valiosas e oportunidades vêm de “laços dormentes”, ou pessoas que perdemos contato ao longo do tempo. Pode ser o momento de estender a mão e retomar os contatos adormecidos.

Derrube os preconceitos

Por outro lado, as pessoas que trabalham atualmente com você podem ter desenvolvido ideias fixas sobre quem você é e do que você é capaz de fazer, especialmente se você está trabalhando na mesma empresa ou indústria por muito tempo. Se você quer reinventar a si mesmo, precisa derrubar esses pressupostos, e faça de uma forma dramática, para ter certeza que será notado. Faça algo como assumir um papel de liderança em alguma frente de forma inesperada, obtenha conhecimentos em um novo assunto como programação de computadores, por exemplo.

Você já possui experiência e conhecimento suficientes para exercer outras atividades, por exemplo, algo que está muito presente nos dias de hoje, é a pessoa se tornar um Mentor ou Coach em uma determinada área que domina e ajudar outras pessoas mais jovens a se desenvolverem.

Se reinventar após os 50 é mais do que possível; é fundamental para manter suas habilidades atualizadas e cumprir com o seu trabalho. Mantenha-se atualizado com as redes sociais, preserve a sua história, se reconecte com antigos contatos, e mude a opinião que os colegas atuais podem ter de você. Com isso você logo estará pronto para o próximo capítulo em sua vida profissional.

O que achou do artigo? Deixe seu comentário.

Baseado no artigo: How to reinvent yourself after 50 do site hbr.org.

Post Author: Equipe PDE

Deixe uma resposta