Como ser um profissional diferenciado?

Sucesso no mercado de trabalho tem a ver com atitude.(clique para tuitar esta frase) Para ser um profissional diferenciado é preciso oferecer características que os seus concorrentes não oferecem para agregar mais valor em seu salário e para desenvolver ainda mais a sua carreira com boas oportunidades.

Empregabilidade é a capacidade de se adaptar às novas demandas do mercado, conhecer de perto as tendências, dominar as novas tecnologias e desenvolver sua liderança. O profissional cobiçado por qualquer empresa é aquele que consegue oferecer ótimas competências e habilidades diferenciais – estas se sobressaem em qualquer processo seletivo.

Conheça algumas formas de se tornar um profissional diferenciado, independente de sua carreira ou profissão:

Atualização Constante

É preciso sair da zona de conforto. O profissional que não se mantém constantemente atualizado – seja nos temas correlatos à sua profissão ou em temas generalista – pode ficar defasado muito rapidamente em relação ao mercado de trabalho. Especialistas afirmam que, em uma seleção, cursos e workshops recentes podem favorecer o candidato – as chances podem aumentar em 20%.

Visão Sistêmica

É preciso ter a visão de todos os aspectos da empresa e de seu negócio: clientes, produtos, equipe, consumidores finais, fornecedores, parceiros, investidores, etc. – independente de sua posição na empresa. Quando você entra para uma nova empresa, é interessante sempre fazer uma pesquisa prévia e analisar desde o início todos os setores envolvidos. O seu trabalho deve se pautar pela visão do todo. Este hábito favorece a empregabilidade.

Comunicação

Saiba se comunicar de forma clara e descomprometida. Comunicar-se incluir as linguagens escrita, falada e visual. Você sempre comunica algo, seja com a escolha de seu vestuário, a forma como senta, o modo como anda e tudo mais. Saber se comunicar é saber dar e receber feedbacks, independente de como eles venham até você. Ter escuta atenta e saber ouvir é fundamental – algo que se pratica rotineiramente.

Competitividade

Espírito competitivo é o que move os profissionais a serem melhores. Se você não instiga a competitividade em si, pode estar deixando a concorrência se tornar melhor do que você. Ser competitivo é justamente apresentar diferenciais em relação ao mercado, e não competir diretamente com determinadas pessoas. O foco da competitividade deve ser você e sua capacidade de ser melhor. Considerar as demandas do mercado é importante, mas manter o foco no seu desenvolvimento e autossuperação é fundamental.

Liderança

Um líder se constrói com o tempo e demora muito para se desenvolver. Contudo, ter atitude diante de diferentes situações já expressa o seu potencial de decisão e a capacidade de fazer acontecer. Assumir responsabilidades, ser organizado, dar e receber feedbacks de trabalho, não levar as coisas para o lado pessoal, ter a visão do todo, sugerir e fundamentar as suas sugestões: tudo o que você puder fazer para despontar a sua capacidade de liderança é válido, em qualquer carreira.

Conhecimentos Técnicos

Em plena era da informação, é preciso buscar os conhecimentos técnicos e complementares necessários para desenvolver as suas funções. O profissional diferenciado agrega ao seu currículo toda a informação e o modo de fazer válidos a sua profissão. Capacitação é algo constante. A ideia é ser independente e ter todas as ferramentas necessárias para atuar em sua função: habilidades de escrita assertiva, conhecimentos das principais ferramentas de informática, conhecimentos e domínio em dois outros idiomas, além da língua portuguesa, etc. Ter a disposição de aprender é uma habilidade muito requerida pelas empresas.

Flexibilidade e Adaptação

O profissional diferenciado é muito flexível e adaptável. Assim como na natureza, a espécie mais adaptável evolui, e o mesmo acontece no mercado de trabalho. As demandas de uma empresa oscilam constantemente, e você precisa ter jogo de cintura para se adaptar e fazer o seu melhor diante das mudanças.

ronaldo

Blogger at Papo de Emprego
Graduado em ciencias exatas com pós-graduação em administração de empresas, fundador do blog papodeemprego.com.br, atua na área de tecnologia da informação ha mais de 20 anos, ocupou cargos de gerencia e diretoria grandes empresas nacionais e multinacionais.

Latest posts by ronaldo (see all)

Post Author: ronaldo

Graduado em ciencias exatas com pós-graduação em administração de empresas, fundador do blog papodeemprego.com.br, atua na área de tecnologia da informação ha mais de 20 anos, ocupou cargos de gerencia e diretoria grandes empresas nacionais e multinacionais.

Deixe uma resposta