habilidades

CHA: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes

Existe uma tríade muito conhecida chamada de CHA da competência, este ideograma significa o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que um indivíduo apresenta. Para aprimorar nossa conduta profissional e pessoal e melhorar a nossa marca pessoal, devemos buscar um equilíbrio entre estes princípios que são aplicáveis a qualquer campo da prática.

CONHECIMENTO

O conhecimento é um processo desenvolvido ao longo da vida. Documente seu plano de aprendizado, tanto as habilidades que você quer adquirir quanto àquelas que você já adquiriu. Lembre-se que o caminho natural é a ignorância dos novatos até a maestria de um professor. A melhor maneira de tomar posse de sua aprendizagem é publicar suas descobertas em um diário, jornal, blog, artigo de investigação, artigo, palestra. Facebook, Twitter, Flickr, LinkedIn e Tumblr são todos ferramentas on-line grátis para celebrar o que você descobre.

Algumas definições para a palavra conhecimento:

1. Fatos, informações e competências adquiridas por uma pessoa por meio da experiência ou da educação.
2. O entendimento teórico ou prático de um sujeito.

Embora seja verdade que nós adquirimos a maioria das habilidades motoras e da linguagem, nos primeiros anos da vida, o cérebro é muito mais elástico do que podemos acreditar. Boa notícia para aqueles de nós com mais de 40 anos de idade.

À medida que envelhecemos, os processos de conhecimento profundo e cognitivos que fazem conexões laterais, empatia e contexto histórico continuam a melhorar.

Você vê isso funcionando no Vale do Silício: a tecnologia é criada por pessoas com idade média de 20 anos, mas a maioria das empresas bem-sucedidas são construídas por pessoas com idade média de 40, com a maior parte dos melhores negócios “long bets” feita pelo grupo dos cinquentões, também conhecidos conhecido como Angel Investors (Anjos Investidores).

Peter Thiel, co-fundador do PayPal e um investidor de 46 anos, foi recentemente perguntado: “Você é um bilionário. Qual é a maior conquista que você ainda não conseguiu?” Sua resposta? Tecnologia anti-envelhecimento.

Thiel, virou notícia recentemente por criar o Founders Fund, Clarium Capital, Mithril Capital Management, e Valar Ventures. Ele ficou bem conhecido por seus investimentos no Facebook, Airbnb, e Palntir. Seu investimento de $ 500.000 no Facebook, em 2004, por exemplo, se transformou em $ 500.000.000 quando a empresa abriu seu capital em 2012.

CONCLUSÃO: A construção do conhecimento leva tempo, paciência, dedicação, interesse, maturidade e experiência; é uma busca ao longo da vida.

HABILIDADES

As habilidades podem ser adquiridas. Torne-se consciente de quais habilidades você deseja melhorar e quais as competências que você precisa de ajuda. Em seguida, encontre recursos (livros, sites, cursos, professores) e oportunidades de aprendizagem (em casa, na escola, no trabalho, na comunidade). Então, pratique, pratique e pratique.

Algumas definições para a palavra habilidades

1. Proficiência, facilidade, ou destreza que é adquirida ou desenvolvida por meio de formação ou experiência.
2. Uma arte, comércio, ou técnica, especialmente uma que requer o uso das mãos ou do corpo. Um talento ou habilidade desenvolvida.

habilidades

Dos três elementos da aprendizagem, a habilidade não é necessariamente o mais fácil de atingir, mas é o mais simples de cultivar. Tudo que requer é a ação persistente ao longo do tempo.

Para o observador menos avisado, a habilidade, muitas vezes é usada como sinônimo de “capacidade” e confundida com o “talento” – parece inata a essa pessoa; uma qualidade herdada no nascimento, como a altura ou a cor dos olhos. Assim, as habilidades para a aprendizagem visual e comunicação gráfica parecem distantes e inatingíveis.

No entanto, a aprendizagem visual não é necessariamente produzida em nós. Pelo contrário, pesquisas demonstram que os nossos cérebros são construídos para a aprendizagem visual.

O neurocientista Barry Kaufman acredita firmemente que esta teoria do lado direito versus o lado esquerdo do cérebro é inútil. Kaufman estudou centenas de artistas e intérpretes que vão desde virtuosos e crianças prodígio até profissionais medianos e amadores entusiastas.

Ele nega enfaticamente o fenômeno do “talento puro”, observando que todas as características, incluindo a capacidade de praticar deliberadamente, envolvem uma mistura de natureza e criação.

Na verdade, ele acredita que não existe algo como o talento inato; que é um mito que está constantemente perpetuado, apesar do fato de a maioria dos psicólogos reconhecerem que todas as habilidades requerem prática e apoio para o seu desenvolvimento, embora existam certamente influências genéticas sobre a nossa atenção e até mesmo as nossas paixões.

Fonte: Talent versus Practice: Why Are We Still Debating This? de Scott Barry Kaufman

CONCLUSÃO: As habilidades são sempre aprendidas; talento é dependente de prática deliberada impulsionada pelo entusiasmo e compromisso.

ATITUDES

A atitude cria ou freia a nossa experiência. Lembre-se da citação atribuída a Goethe muitas vezes: “Ousadia tem genialidade, poder e magia”. Diga às vozes negativas em sua cabeça para dar-lhe uma folga. Fique centrado. Crie hábitos e/ou espaços que são favoráveis a realizar ações. Quando nossa atitude é de positividade ou entusiasmo (que se origina do grego enthous ‘possuído por um deus, inspirado, Deus de dentro “) as chances de realizar um trabalho alta qualidade, ou pelo menos um trabalho muito agradável, disparam.

Esta definição é mais diferenciada e abrangente em sua aplicação. No entanto, observe como a palavra realmente expressa um estado emocional:

1. A forma como uma pessoa vê algo ou tende a se comportar em relação a ele, muitas vezes de forma avaliativa.
2. A posição do corpo, indicando humor ou emoção.
3. Uma posição clássica do balé em que o corpo está na posição vertical e uma perna levantada e dobrada para trás.

Para ilustrar

O cientista e autor, Mihaly Csikszentmihalyi, era uma criança quando vivia na Hungria, Europa Central, durante os anos sombrios da Segunda Guerra Mundial. Ele observou que, mesmo após o fim das hostilidades, percebeu que muitos adultos não foram capazes de cultivar uma atitude de otimismo e sentimentos de felicidade. O trauma psicológico é uma ferida difícil de tratar e dura muito tempo depois, mesmo depois que as feridas físicas curam.

Em relação à alegria, há vários estudos mostrando que a riqueza material não corresponde diretamente aos níveis de felicidade.

Em seu seminário Works Flow (1990) e Criatividade (1997), Csikszentmihalyi (pronuncia-se: chick-shint-mee-holly) revela os padrões e hábitos de artistas, atletas e outras pessoas altamente produtivas e criativas.

Em sua apresentação no TED Talk em 2004, ele descreve como essas pessoas são capazes de criar um ambiente ou estado emocional por meio de suas atitudes.

Assista ao vídeo da apresentação:

Fonte: Seminário “On Flow” – TED TALK.

CONCLUSÃO: Há magia e poder em atenção, em foco, em estar totalmente presente e isto também depende de qual atitude você escolhe tomar.

Baseado no artigo: http://www.alphachimp.com/weblog-1/skill-knowledge-attitude

Post Author: Equipe PDE

2 thoughts on “CHA: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes

Deixe uma resposta