Dicas para escrever o objetivo do currículo

A categoria objetivo do currículo deve ser um texto curto que esboça claramente o que você busca para sua carreira e simultaneamente posiciona você como o melhor candidato para aquela vaga específica.

Não pode ser um texto genérico e ingênuo, deve ser uma maneira muito clara e muito direcionada para apontar para si mesmo e dizer: “Ei, por que desperdiçar seu tempo com todos os outros currículos quando o que você está procurando está aqui no sua frente? ” É um resumo rápido de onde você está em sua carreira e também onde você quer chegar com a empresa a qual está se candidatando.

Parece muito engenhoso, certo? Então por que poucas pessoas utilizam em seus currículos?

objetivo do curriculo

Escrever o objetivo pode ser um pouco controverso. Algumas pessoas acham que pode fazer você parecer amador, na realidade se você não fizer corretamente, é absolutamente verdade. Mas esta regra se aplica a qualquer categoria do seu currículo.

Algumas escolas entendem que o objetivo deve ser retirado inteiramente e substituído por uma declaração resumida. Outras acreditam que a categoria objetivo deve conter apenas o cargo para o qual você deseja se candidatar, bem direto. Nenhuma delas está errada, acredito que cabe a você decidir o que é melhor em determinadas situações. Eu particularmente não gosto das declarações, acho que pode ocupar um espaço valioso em seu currículo.

Quando você deve usar um objetivo do currículo?

  • Você é relativamente novo no mercado de busca de trabalho ou não tem experiência de trabalho?
  • Você está mudando de indústria?
  • Você está mirando um trabalho ou uma posição específica?

Se você respondeu “SIM” a qualquer uma dessas perguntas acima, o objetivo do currículo é perfeito para você!

Se você respondeu “NÃO” a todas as perguntas acima, você pode não precisar de um texto no objetivo de seu currículo. Neste caso orientamos a colocar apenas o cargo que pretende atuar.

Para aquelas pessoas em fase de mudança na carreira ou que estão começando, um texto em formato de declaração, bem escrito, permite definir seu objetivo com mais clareza para um potencial empregador. Algo que seu histórico de trabalho (isoladamente) não poderia fazer por você.

Sem uma declaração objetiva, o contratante pode apenas assumir que o seu currículo foi enviado acidentalmente e simplesmente descartá-lo. Você não só deve deixar claro que seu currículo está no lugar certo, mas também explicar que você está fazendo uma mudança e mostrar que o conjunto de habilidades, embora não associado ao emprego atual, está alinhado com esta nova fase na carreira.

Se você estiver buscando um trabalho ou uma posição específica, o objetivo do currículo pode ajudar a reforçar essa ideia bem como assegurar que o empregador saiba exatamente o que você está buscando, não apenas o genérico “Eu quero trabalhar para sua companhia porque eu penso ser o candidato ideal, logo vou aceitar qualquer vaga que você tenha em aberto”. Lembre-se, seu objetivo é prender a atenção do empregador e se destacar na enorme pilha de currículos.

Então, como escrever um bom objetivo do currículo?

O Objetivo do currículo deve ser adaptado para a posição que você está procurando. Qualquer empregador que lê um currículo com objetivos muito genéricos e longos vai imediatamente colocá-lo na pilha do “NÃO” e passar para o próximo candidato.

Você precisa não só prender a atenção do empregador, mas precisa ter certeza de que ele vai ler a sua declaração e dizer “Uau Finalmente! Depois de ler todos os outros currículos … aqui está um onde o candidato não só sabe o que estamos procurando, mas tem o fit perfeito! Rápido! Vamos ligar e marcar a entrevista pessoal!”.

Comece a sua declaração sendo específico! Certifique-se de que está adaptada não só para a posição, mas também para a empresa. Você está se candidatando a cinco vagas? Você deve ter cinco declarações objetivas. Dez vagas? Dez declarações. Pegou a ideia?

Mantenha-o curto e suave, e deixe os adjetivos velhos e cansados em casa. Seu objetivo de currículo é um lugar maravilhoso para começar a inserir alguns verbos de ação, o que ajudará a “elevar os níveis de energia” de seu objetivo e garantir que ele está mais dinâmico e interessante.

Se você está mudando de carreira, certifique-se de explicar como suas experiências passadas podem se relacionar com suas tarefas futuras. O mesmo vale para aqueles que estão apenas começando ou que são relativamente inexperientes.

Aqui está um bom exemplo de resumo objetivo para alguém que está no meio de uma mudança de carreira:

Objetivo: Alavancar meus 5 anos de experiência voltada para o cliente, habilidades de falar em público e experiência na indústria de cuidados com a saúde para um papel de relações públicas.

Curto, suave e direto ao ponto. Este indivíduo descreve o seu passado na indústria de cuidados de saúde e consegue relacionar suas habilidades e experiência com a nova profissão. Afinal, não há dúvidas de que um relações públicas precisa de habilidade em falar em público. Concorda?

Aqui está um exemplo de declaração de objetivo para alguém que está apenas começando:

Objetivo: Graduado em gestão de negócios, experiência com liderança e gestão comprovada e habilidades organizacionais, buscarei aplicar minhas habilidades para a posição de assistente júnior para a alta gestão do Banco Original.

Finalmente, um exemplo de alguém com muita experiência que direciona seu resumo a uma posição específica:

Objetivo: Obter a posição de Instrutor de Línguas na Open English onde posso aplicar quinze anos de experiência em ensino e habilidades linguísticas nativas e proporcionar aos clientes uma experiência de ensino de linguagem de alta qualidade.

Conclusão

Enquanto algumas pessoas podem alegar que a declaração objetiva para um currículo está desatualizado e antiquado, se feito corretamente, pode significar a diferença entre estar no topo da pilha e acabar no lixo.

Para as pessoas com mais experiência, o objetivo curto e direto é o caminho mais adequado. Para os candidatos que estão mudando de carreira, visando um trabalho específico, ou sentem que seus currículos não têm as habilidades e a experiência que os fazem se destacar, uma declaração objetiva é uma maneira rápida e fácil de garantir que o empregador note de relance quem você é, onde esteve e onde planeja ir com sua carreira.

objetivo do curriculo

O que achou do artigo? Deixe seu comentário.

Para manter-se atualizado em relação ao mercado de trabalho e outros assuntos relacionados a emprego, currículo e carreira, siga o Papo de Emprego nas redes sociais:

Participe do nosso grupo no Facebook, curta a página Papo de emprego, siga-nos no Twitter e cadastre seu e-mail gratuitamente, na barra lateral direita, para receber as novidades periodicamente.

[starbox]

Referencia bibliográfica: The Interview Guys

Post Author: ronaldo

Deixe uma resposta