Dicas para manter o emprego

Uma das perguntas que recebo, de candidatos a emprego ou profissionais que estão desempregados, é: O que fazer para manter o emprego?

Se você está empregado mas não está feliz, antes de pensar em pedir demissão, dê uma olhada nessas dicas sobre como manter o seu emprego. Parece estranho dizer isso, mas é importante que você avalie o atual momento do país e da economia. Você não precisa ficar para sempre, mas, você pode querer ficar pelo menos até que encontrar outro emprego alinhado com suas expectativas. Afinal, como você sabe, é mais difícil encontrar um trabalho quando se está desempregado.

10 Dicas para manter o emprego

1) Pense

Existe alguma coisa que você poderia fazer diferente em seu trabalho? Você poderia pedir uma transferência ou uma mudança de turno? Existe alguma coisa que poderia fazer a diferença e convencê-lo a ficar?

2) Trabalhe duro

A maioria dos empregadores não se importa que você gaste um pouco de tempo no Facebook ou com mensagens de texto, mas concentre-se em seu trabalho e mostre que você não só está fazendo aquilo que é pago para fazer, como está procurando ser mais produtivo e colaborativo. Quando se trata de tomar decisões sobre demissões, a empresa tem de escolher os funcionários mais produtivos.

3) Seja pontual

Os funcionários que frequentemente se atrasam, estendem demais a hora de almoço, estão sempre doentes, e/ou saem mais cedo todos os dias, não vão ganhar pontos com o chefe nem ajudar a manter o emprego. Seja pontual e esteja presente em vez de dar desculpas para justificar as ausências ou os atrasos.

4) Trabalhe em equipe

Os funcionários que não se dão bem com os outros, que gostam de fofocar sobre outros colegas, ou que não estão dispostos a arregaçar as mangas para ajudar, não são bem vistos.

5) Seja flexível

A flexibilidade pode ser um componente-chave em seu trabalho. Quando a empresa precisa de alguém para mudar de turno, realizar atividades no fim de semana, fazer algumas horas extras ou trabalhar em um calendário diferente, pense sobre o voluntariado, se sua agenda pessoal permitir.

6) Não reclame de tudo

Ninguém gosta de pessoas que estão o tempo todo a reclamar das coisas, independente de quão legítima seja a reclamação. Se você não gosta do seu trabalho, posso garantir existem muitas outras pessoas que iriam aproveitar muito a chance de estar em seu lugar. Quando o mercado de trabalho está em fases como agora, ou seja, a favor dos empregadores, seja muito cuidadosos sobre reclamações.

7) Ofereça-se para ajudar

Uma das melhores maneiras de obter (ou manter) a segurança do emprego é ser voluntário para novas iniciativas, oferecer ajuda em projetos e assumir mais responsabilidades.

8) Guarde seus pensamentos para si mesmo

Mesmo que você odeie seu trabalho, guarde esse sentimento para si, para sua família ou amigos próximos. Não diga ao mundo, pois provavelmente a pessoa errada verá o que você postou em redes sociais, por exemplo. Isso, por si só, pode custar-lhe o emprego.

9) Seja positivo

A negatividade é contagiosa. Procure ter sempre uma atitude positiva. (clique para tuitar esta frase)

Eu tenho um Post-it na minha mesa com uma citação de Rosanne Cash, que diz: A alegria é uma escolha. Quanto mais positivo você estiver, mesmo em uma situação difícil, mais você vai ser capaz de controlar o resultado.

10) Valorize seu emprego.

Talvez este não seja o trabalho dos seus sonhos. Talvez você preferisse estar fazendo outra coisa. No entanto, neste momento você precisa desta renda, pode fazer sentido ficar até que você encontre um novo emprego de forma organizada.

O que achou das dicas? Teria algo a acrescentar? Deixe seu comentário.

Fonte: About.com – Desenvolvimento de Carreira

Post Author: Equipe PDE

Deixe uma resposta