Dicas para procurar emprego em 2016

Com a atual situação da economia e do mercado de trabalho, tenho recebido no blog algumas perguntas que se repetem, basicamente as pessoas querem saber: Com a escassez de vagas no mercado o que devo fazer diferente para conseguir um emprego? Fiz uma pesquisa rápida e aqui vão algumas dicas para procurar emprego em 2016.

Dicas para procurar emprego

DICA#1

As áreas de Mobile, Analytics, Automação e Tecnologia de cuidados com a saúde continuarão em alta. De acordo com especialistas dentro e fora do Brasil, isso é verdade mesmo havendo alguma diminuição do crescimento em algumas áreas do setor de tecnologia. Há espaço para inovação técnica no âmbito destes setores e eles representam algumas das indústrias de maior crescimento nos últimos meses. Qualquer coisa voltada para cuidados relacionados à saúde tem potencial para boas oportunidades dado o envelhecimento da população. Áreas correlacionadas à cuidados com a saúde devem buscar profissionais em todos os níveis.

DICA#2

A faculdade não é tão importante quanto as habilidades aprendidas. Embora um diploma universitário continue a ser essencial, com o passar do tempo, vemos o aumento da aceitação de graduados de nível médio e técnico no mercado de trabalho. Profissionais mais barato e que têm as principais competências técnicas necessárias para execução do trabalho. Logo, pense em fazer cursos técnicos voltados para a prática e com menor investimento de dinheiro e tempo.

Isto significa que você deve tomar o controle de seu desenvolvimento de habilidades em uma base contínua. Buscar conhecimento, assistir às aulas on-line para construir as habilidades que você precisa para manter sua empregabilidade. Todo mundo, não apenas aqueles em tecnologia, precisam prestar atenção às habilidades que os empregadores buscam e muitas vezes têm dificuldade em encontrar.

DICA#3

Comunidades voltadas para empregos em redes sociais, têm se mostrado mais eficazes do que sites especializados em vagas ou carreira. Quem nunca foi desiludido com as ofertas de trabalho genéricas sem detalhes em um site de vagas? Redes Sociais voltadas para talentos e empregos têm um papel importante agora, com discussões interativas entre recursos humanos, funcionários e empregadores em potencial, onde questões reais se feitas e respondidas. Estas comunidades podem ajudá-lo com boas dicas para procurar emprego, evitar perda de tempo e manter-se em contato com outros profissionais. Mais importante ainda, estas plataformas estão disponíveis no seu celular e as empresas estão usando cada vez mais estes canais como um meio mais rápidos para boas contratações.

DICA#4

Utilize as soluções móveis para busca de vagas. Você confia no seu dispositivo móvel para ficar conectado, interagir e fazer coisas. Isto pode incluir encontrar e se candidatar para uma vaga de emprego. Há vários aplicativos móveis desenvolvidos para os candidatos e empregadores. Ainda falta um pouco de interação pessoal entre candidatos e empregadores, mas acredito que haverá, em breve, muita evolução neste sentido.

DICA#5

Vale a pena considerar o trabalho virtual . Encontrar um novo trabalho fica mais fácil se você eliminar as fronteiras geográficas. A tecnologia existe, e mais empresas têm abraçado a ideia de uma força de trabalho virtual. Gerenciar funcionários remotos requer mais esforço, mas com melhorias em ferramentas de colaboração e custos reduzidos associados com uma força de trabalho virtual, as empresas estão finalmente começando a adotar essa prática.

Abrace a mudança. Nós todos vivemos em um mundo em constante mudança. A melhor maneira de garantir a sua empregabilidade é manter-se atualizado. Comece a adquirir novas habilidades, manter-se a par das tendências e aprender tudo o que puder sobre a sua indústria atual ou alguma outra que tenha interesse. Não adormeça ao volante. Sua carreira precisa de alguém alerta para guiá-la adiante!

O que achou das dicas para procurar emprego? Deixe seu comentário.

Baseado no artigo: 5-trends-for-job-seekers-in-2016 do site Money – US News.

Post Author: Equipe PDE

Deixe uma resposta