Empregabilidade: Habilidades, conhecimentos e características

Empregabilidade: Quais habilidades, conhecimentos e características pessoais que estão em alta no mercado?

O mercado de trabalho está em constante renovação. Competências, habilidades e conhecimentos exigidos se renovam a cada dia e novos aspectos profissionais são considerados pelos selecionadores na hora de buscar os melhores profissionais de cada setor. Então, resta ao profissional estar bem preparado e atento a estas exigências para conquistar a vaga tão sonhada em uma excelente corporação.

São justamente as pessoas que fazem das empresas se tornarem “os melhores lugares para se trabalhar” – como anunciam as diversas listas e prêmios que há no Brasil. É a boa escolha do RH que faz uma empresa referência no mercado, já que o capital humano é uma premissa do sucesso de qualquer empresa.

Confira algumas características sobre competências, habilidades e conhecimentos necessários que uma pessoa precisa ter para ser bem posicionada no mercado de trabalho e aprimorar a sua empregabilidade.

Entusiasmo

Pessoas que amam o que fazem, fazem sempre melhor, são mais agradáveis de conviver e acrescentam às suas equipes com equilíbrio nas relações, empenho em fazer acontecer e disposição para mudar quando preciso. Pessoas entusiasmadas com as suas funções são as mais bem dispostas, e isso acaba contagiando os demais.

Flexibilidade

No dia a dia corporativo, nem sempre as coisas ocorrem com deveriam. E nestes casos, o profissional precisa ter jogo de cintura. É preciso ser flexível e se adaptar às mudanças e intempéries. As empresas buscam hoje pessoas que tenham um comportamento flexível e que saibam lidar com as situações. Vale dizer que é preciso ter inteligência emocional para não se deixar afetar pelo momento.

Autoconfiança e Autoconhecimento

Confiar na sua experiência e expertise é fundamental. Ter disponibilidade para falar com as pessoas, saber se posicionar nas questões, apontar sugestões baseadas na sua experiência, confiar e ter confiança nos líderes e liderados. Muitas vezes é preciso fazer uso de cursos, terapias e treinamentos que sejam assertivos para a sua confiança e motivação: oratória, comunicação interpessoal, coaching, psicanálise ou psicoterapia, etc. Antes que a empresa lhe conheça melhor, é preciso que você mesmo tenha conhecimento de suas competências. Depender menos das pessoas com quem convive também é muito importante – saiba resolver situações e fazer acontecer.

Competitividade

Competir não significa medir forças com outros profissionais, e sim, estabelecer diferenciais que outras pessoas não possuam. Ter o outro como ponto de perspectiva é importante, mas é preciso ter como base o que o mercado exige. É desta forma que você será mais útil a sua empresa e terá melhores condições de autodesenvolvimento.

Foco no cliente e Visão de Negócio

Empresas que não possuem o cliente como foco dificilmente têm sucesso no mercado. O profissional que também não tem esta preocupação igualmente fracassa. É preciso ter a visão de todo e no cliente como o receptor final de seu trabalho é muito importante. Tanto quanto reconhecer o negócio de sua empresa e a função de seu perfil no sucesso da mesma. Veja as suas funções de modo integrado com o produto, clientes, mercado, ambiente interno, etc.

Comunicação Interpessoal e Empatia

Saber ouvir e saber falar são habilidades muito requisitadas pelo mercado de trabalho. Isso porque grande parte dos conflitos nas equipes se deve ao fato das pessoas não se posicionarem de forma adequada e não saberem ouvir. É preciso ouvir o que está nas entrelinhas também – por exemplo, muitas vezes um cliente pode dizer algo de forma truncada e será necessário questioná-lo, facilitando o processo de criação de uma demanda.

Liderança

Liderar não é algo inato, e sim, como quase todas as habilidades humanas, algo construído com o tempo. É certo dizer que algumas pessoas possuem mais facilidade para liderar e tomar a iniciativa. Outras são ótimas em executar demandas com desenvoltura. Mas no momento que você almeja crescer em sua carreira, precisa construir um perfil de liderança. Comece tomando a iniciativa em algumas coisas correlatas às suas funções. Assuma responsabilidades, cumpra demandas assumidas e vire uma referência para os seus colegas. A liderança começa a ser evidente quando você passa a ser solicitado para apontar caminhos. Lembre-se que hoje há um déficit de lideranças no Brasil em todos os setores.

Post Author: ronaldo

1 thought on “Empregabilidade: Habilidades, conhecimentos e características

    ALEX VICENTE

    (outubro 22, 2014 - 6:23 pm)

    EXCELENTE ARTIGO, QUANTO MAIS DIFÍCIL FOR O PROBLEMA, MAIOR A NECESSIDADE DE NOVAS HABILIDADES E CONHECIMENTOS

Deixe uma resposta