entrevista

Entrevista: Respondendo perguntas sobre suas fraquezas

Todo profissional bem-sucedido tem pontos fracos, bem como pontos fortes. A chave é garantir que suas fraquezas não se tornem limitadores em sua carreira. Durante uma entrevista, os potenciais empregadores vão tentar discernir seus defeitos para garantir que eles não dificultarão a sua eventual atuação na empresa. Seu desafio é convencê-los de que você não traz passivos letais.

Sete estratégias de resposta em entrevistas de emprego

Para não se deixar enganar com este tipo de pergunta durante uma entrevista, aqui estão as possíveis estratégias que você – como um entrevistado – pode usar para enquadrar uma resposta eficaz. Lembre-se que o contexto é tão importante quanto o conteúdo. Sempre que você citar uma fraqueza, não se esqueça de lembrar os empregadores de seus pontos fortes. Seja honesto sobre seus defeitos, mas nunca cite qualquer coisa que possa realmente interferir em sua capacidade de realizar o trabalho em questão, e bem realizado. Durante a entrevista, a chave é apresentar os seus pontos fracos de uma forma a demonstrar seus pontos fortes reais e o seu caráter.

Estratégia 1: Cite uma fraqueza que, sob certas circunstâncias, pode revelar-se um trunfo.

A estratégia de “força como uma fraqueza” funciona bem se você: mostrar o valor de usar a característica específica em um dado contexto; demonstrar que você sabe como e quando usá-la de forma mais eficaz; e explicar como você pode ser capaz de usá-la para ajudar o seu futuro empregador.

Estratégia 2: Cite uma fraqueza corrigida.

Outra estratégia é a citar uma fraqueza que você está trabalhando para corrigir. Sempre fornecer exemplos concretos do que você está fazendo para corrigir o problema, o progresso que você fez, e como essas melhorias vão ajudar ao empregador.

Estratégia 3: Cite uma lição aprendida.

Similar à estratégia de correção da fraqueza, a abordagem de lição aprendida reconhece erros reais e dentro do contexto de algo já corrigido ou sanado. Se você puder demonstrar que aprendeu com seu erro, potenciais empregadores terão a certeza de duas coisas: primeiro, que você pode aprender com seus erros; e segundo, que você não vai cometer esse tipo de erro novamente.

Estratégia 4: Cite um objetivo de aprendizado.

Depois de analisar a descrição da vaga, você pode descobrir que parte do trabalho exige mais habilidade e experiência do que você tem agora. Ao invés de assumir, desenvolva uma estratégia para compensar isso. O potencial empregador não vai notar essa fraqueza.

Estratégia 5: Cite um déficit de habilidade não relacionado com o trabalho.

Você pode conhecer fraquezas profissionais ou déficits que, embora preocupantes, não interferem com a sua capacidade de executar bem em um trabalho específico.

Estratégia 6: Desviar.

Se você não se sentir confortável respondendo à pergunta, você pode tentar desviá-la, dizendo que, embora obviamente você tenha pontos fracos, você não está ciente de qualquer coisa que possa interferir com a sua capacidade de realizar o trabalho. Se o entrevistador persistir, você pode transformar isso em uma oportunidade para discutir o que é importante para você.

Estratégia 7: Abordar a pergunta não formulada.

Os entrevistadores que usam a questão da fraqueza podem estar mais interessados em como você aborda a questão do que na fraqueza específica que você cita. Se você quer ter uma conversa mais honesta e direta, você pode começar por reconhecer a preocupação e perguntar se o entrevistador está tentando descobrir se você está escondendo uma falha grave. Você também pode rever as suas qualificações e perguntar se há uma preocupação específica que você poderia abordar com maior profundidade. Isto permite-lhe adaptar as suas respostas a quaisquer reservas ou resistência potenciais. Isto também nivela o campo de jogo, alterando a dinâmica da entrevista.

Antes de usar essa estratégia, avalie se você acha que o entrevistador vai responder bem a sua objetividade. Enquanto alguns podem achar normal, ser direto pode intimidar alguém que prefere seguir rigidamente um roteiro de entrevista.

No fim das contas, durante uma entrevista de emprego, não são seus erros e fraquezas que mais importam, é se você está ciente de sua fraqueza, entende seu potencial impacto sobre os outros e está dispostos a trabalhar para melhorar a si mesmo. Sua capacidade de lidar com essa questão com confiança efetivamente pode enviar uma mensagem poderosa para os potenciais empregadores sobre seus pontos fortes reais.

O que achou das estratégias? Acrescentaria algo? Deixe seu comentário.

Post Author: Equipe PDE

1 thought on “Entrevista: Respondendo perguntas sobre suas fraquezas

    Ivonildes Santana

    (fevereiro 15, 2017 - 1:30 am)

    Gostei!!

Deixe uma resposta