liderança

O que buscar na seleção para posições de liderança

Primeiro quero desejar a todos um excelente 2015 cheio de realizações e sucesso na vida profissional e pessoal.

No artigo de hoje trago um assunto que muitas vezes tira o sono até mesmo de recrutadores mais experientes: A seleção para posições de liderança. Se você estiver envolvido com a contratação ou promoção de pessoas em posições de liderança, é importante saber o que procurar quando estiver selecionando pessoas para essas importantes  funções dentro de sua organização.

Habilidade e Personalidade

Ao selecionar líderes, você precisa olhar para uma combinação de habilidades e personalidade. (clique para tuitar esta frase) Quem são as pessoas – na sua essência – é o que vai determinar se eles serão ou não bem sucedidos como líderes. Habilidades podem ser aprendidas, mas personalidade e atitude não podem. Enquanto habilidades técnicas podem ser o que faz uma pessoa se destacar como um candidato à liderança, são as habilidades pessoais que irão determinar se ele é capaz de ter sucesso como líder.

Traços de personalidade a procurar em candidatos para liderança incluem:

  • Ansiedade para aceitar a responsabilidade;
  • Busca oportunidades para melhorar e crescer;
  • Possui um auto-conceito exato;
  • Aberto a receber feedback;
  • Oferece feedback construtivo para os outros;
  • Auto-motivação;
  • Confortável em ser um modelo para os outros;
  • Consegue admitir erros e seguir em frente;
  • Se encaixa na organização com facilidade.

Ajuste Organizacional

Antes de tomar a decisão de colocar uma pessoa em um papel de liderança, é fundamental determinar se ele ou ela está ajustado(a) à visão da empresa, valores e cultura. Contratar alguém que não se ajusta à sua empresa e que também tem traços de liderança fortes pode ser desastroso. Afinal de contas, os líderes eficazes inspiram as pessoas a segui-los de bom grado. Alguém que não se ajuste à empresa pode levar seus funcionários em uma direção prejudicial para a organização. Certifique-se de que os candidatos de liderança que você está considerando são pessoas que se identificam de uma forma consistente com os valores da empresa.

Conhecer as necessidades dos empregados

Os líderes eficazes são capazes de atender às necessidades de seus funcionários, e estão até mesmo dispostos a colocar as necessidades deles acima das suas próprias. Isso significa que ele precisa ter fortes habilidades de ouvinte e ser um comunicador aberto que têm empatia por outras pessoas e que deseja ver os outros serem bem sucedidos. Ele precisa ser justo, capaz de tomar decisões, e de forma consistente se comportar como uma pessoa que digna de respeito. Ele também têm que mostrar respeito aos seus empregados – e para os outros em todos os níveis da organização, bem como os clientes e outras partes interessadas.

Decisão importante

A seleção de candidatos para cargos de liderança é uma decisão importante que pode ter um impacto significativo a longo prazo sobre a empresa. Não tome decisões precipitadas, em vez de investir tempo para identificar as pessoas que não só têm as habilidades necessárias para fazer o trabalho, mas que também têm a personalidade e mentalidade certa para ajudar a mover a sua organização em direção a seus objetivos estratégicos de longo prazo.

Concorda com os argumentos do artigo? Tem algo a acrescentar ou discordar? Deixe seu comentário. Até a próxima.

Post Author: ronaldo

Deixe uma resposta