O que é currículo infográfico

Infelizmente, nem todos são especialistas em design gráfico, e preparar um currículo infográfico com aparência profissional pode ser uma tarefa difícil para o candidato a emprego não qualificado tecnicamente. Para nós que não possuímos grande talento em design, também pode ser caro contratar um designer experiente para elaborar um currículo infográfico.

Felizmente, uma série de empresas estão seguindo essa crescente tendência de construção de aplicativos para permitir que candidatos a uma vaga no mercado de trabalho criem um belo currículo infográfico.

Então, se você está pensando em criar um currículo com uma aparência gráfica, colorida, criativa e que vai chamar a atenção de um empregador, é preciso antes saber como se parece um bom currículo infográfico. Como se certificar de que o seu é um documento bem concebido que conta a sua história de uma forma clara e eficaz?

Há algumas ferramentas que podem ajudá-lo a criar um currículo infográfico profissional e atraente e de forma gratuita. Podemos citar algumas delas como o re.vu (pronuncia-se “review”) e o vizualize.me, mas não é o foco deste artigo entrar no detalhe deles. Leia também o artigo Tenha seu currículo encontrado pelas empresas.

Dito isto, para criar o seu currículo infográfico, há algumas diretrizes básicas e melhores práticas que você deve conhecer. Para lhe dar uma noção do que funciona (e o que realmente não), aqui estão quatro regras importantes a seguir.

1. Faça seu currículo infográfico fácil de entender

Currículos tradicionais seguem um formato específico. Normalmente, ele começa com o seu nome e informações de contato no topo, seguido por um resumo de suas habilidades e qualificações, sua história de trabalho, sua educação, e qualquer outra informação interessante que possa ser útil para um empregador saber.

Um currículo infográfico não precisa necessariamente seguir esse formato, contudo você ainda precisa fazer estas partes de seu currículo ficarem muito claras.

Procure responder a estas perguntas: Qual exatamente é a experiência deste candidato? Onde ele trabalha? Quais são suas habilidades chave. Se estas informações não estiverem fáceis de encontrar, logo o empregador perderá o interesse pelo seu curr[iculo infográfico e passará para o próximo.
O conteúdo deve ser claro e definitivo sobre o que você fez no decorrer do tempo e como chegou até onde está agora. Suas habilidades devem ser representadas de forma que permita ao empregado descobrir rapidamente o quanto você está aderente à oportunidade.

2. Conte uma história

Além de apresentar informações de uma forma clara, você quer ter certeza de seu currículo conta uma história que posiciona você como o candidato ideal para o trabalho. Procure mostrar sua experiência quantificando os seus resultados e chamando a atenção para marcos que tornam suas informações confiáveis com imagens que fazem sentido.

3. Utilize as cores corretas

Depois de ter a estrutura definida, uma das decisões mais importantes que você deve tomar é sobre a escolha das cores. Mais importante, você não deve trabalhar com cores muito extravagantes ou utilizar muitas cores diferentes que podem prejudicam a história e as informações que você está tentando compartilhar. Com muitas cores, os olhos não sabem bem onde se concentrar. Este fator pode atrapalhar a análise do empregador.

Embora você possa usar alguns contrastes marcantes, procure usar o básico, com preto, branco, talvez alguns tons de cinzas, e uma cor ou duas mais acentuadas. Em alguns casos, mMesmo um esquema de cores monocromática traz um grande impacto.

Ao escolher as suas cores, pense sobre o que elas vão dizer sobre você. Tons marrons são robustos, mas naturais. Azuis são ótimos, porque eles são fáceis de ler sobre um fundo branco e você pode usar muitos tons diferentes. (Por outro lado, quando se utiliza tons de vermelho mais leves, podem parecer cor-de-rosa e os amarelos podem se tornar muito claros).

4. Mantenha o currículo infográfico simples

Finalmente, e mais importante, mantenha o seu currículo infográfico simples. Você não tem que ter o currículo mais criativo já projetado para causar um grande impacto.

Busque a simplicidade, use duas cores, números e dados relevantes, setas que dirigem o olhar do empregador para o corpo do seu currículo infográfico. Bom, eu vou admitir que o sistema de setas realmente não ajuda muito, porque as setas podem ir tanto para cima como para baixo, mas isso é fácil de resolver. Em geral, deve ser fácil de ler, não entrar em muitos detalhes, e deixar o leitor querendo saber mais sobre você, o que pode lhe render uma entrevista pessoal.

O que achou das dicas? Já tentou fazer um currículo infográfico? Compartilhe sua experiência, deixe seu comentário.

Fonte: https://www.themuse.com/advice/4-rules-for-creating-a-killer-infographic-resume

Post Author: Equipe PDE

Deixe uma resposta