recrutadores procuram

O que os recrutadores procuram em um currículo

Seis segundos em média. Isso é quanto tempo os recrutadores normalmente levam para olhar seu currículo. Seu registro acadêmico estelar e a longa lista de realizações profissionais, tudo em seis segundos. Vamos entender um pouco melhor o que os recrutadores procuram em um currículo.

Em um estudo de 2012, pesquisadores registraram os movimentos do globo ocular de voluntários, o que eles enfocaram, e por quanto tempo. O estudo examinou os comportamentos específicos dos recrutadores à medida que examinaram currículos e entrevistaram candidatos ao longo de um período de 10 semanas, procurando o que chamou sua atenção e o que foi ignorado. Os recrutadores analisaram currículos de papel e perfis on-line como Linkedin.

O que os recrutadores procuram? Os pesquisadores analisaram três questões principais:

    • Os recrutadores perceberam a diferença entre os currículos escritos por profissionais especializados e os gerados pelos próprios candidatos a emprego?
    • Quanto tempo os recrutadores realmente passaram revisando cada currículo?
  • Qual é o processo que os recrutadores usam para revisar perfis on-line?

Quando se trata de revisar currículos e perfis on-line, os recrutadores acabaram sendo razoavelmente previsíveis. O estudo descobriu ainda que os documentos profissionalmente organizados forma melhor avaliados no tocante a usabilidade, mostrando uma melhoria de 60 em relação aos que foram compilados pelos candidatos. O comentário mais frequentemente ouvido foi que os currículos escritos por profissionais especializados eram mais fáceis de ler.

A razão é simples: currículos mal organizados tornam mais difícil, para os recrutadores, encontrar e avaliar informações. Isso não é novidade para muitos candidatos a emprego – ou, não deveria ser -, mas a pesquisa usando o rastreamento ocular confirma. Os currículos profissionais utilizados no estudo continham menos dados, menos desordem e melhor formatação, o que facilitou a leitura.

Pontos Chave de Dados

A tecnologia de rastreamento ocular do estudo mostrou que os recrutadores gastaram quase 80% do tempo de revisão dos currículos olhando apenas para alguns elementos essenciais: o nome do candidato, o título atual e a empresa, o título anterior e a empresa, datas de início e término para posições atuais e anteriores e educação.

“Além desses pontos, os recrutadores fizeram mais do que buscar palavras-chave para a posição aberta, o que equivale a uma atividade de correspondência de padrões muito superficial”, segundo os pesquisadores.

As imagens aqui mostram onde os olhos dos recrutadores focaram, e demonstram a diferença de um currículo feito com critérios profissionais de edição e leiaute. O currículo à direita era de um candidato antes de ser editado profissionalmente. O da esquerda foi editado por um serviço de preparação de currículo profissional. Quanto mais vermelho o local, mais atenção a informação obteve do recrutador. Aqui é possível ter uma ideia inicial  do que os recrutadores procuram no currículo.

recrutadores procuram

Gaste bem seus seis segundos

No fim do dia, o fato é que esses resultados são, de certa forma, preocupantes. Eles sugerem que tudo em seu currículo, além desses pontos-chave, como nome, títulos, empresas, datas de início e fim e educação – estão apenas “ocupando espaço” e pouco afetam o próximo passo no processo de contratação. Você tem seis segundos para causar uma boa impressão e para um recrutador descobrir se suas credenciais se encaixam na oportunidade do trabalho.

Então, o que você pode concluir desta pesquisa? Vários pontos:

    • Se você pode pagar, use um profissional para organizar seu currículo, ou pelo menos um amigo que possa revisá-lo.
    • Insista em um leiaute visual forte e limpo, ou peça ajuda de outra pessoa para reduzir a desordem.
    • Evite grandes blocos de texto e use espaços em branco para dar um tom de clareza nas informações.
    • Certifique-se de que seus perfis on-line são fáceis de ler e revisar.
    • Concentre-se em suas posição atual e nas últimas, certifique-se de que está claro quando você começou a trabalhar em cada lugar e coloque um título descritivo para ambos.

Embora o estudo possa ser um pouco superficial, os dados são interessantes e aponta uma abordagem chave para entender o que os recrutadores procuram e criar um currículo mais efetivo. Boa sorte com sua busca por emprego e lembre-se: faça cada segundo valer a pena.

O que achou do artigo? Deixe seu comentário.

Para manter-se atualizado em relação ao mercado de trabalho e outros assuntos relacionados a emprego, currículo e carreira, siga o Papo de Emprego nas redes sociais: Participe do nosso grupo no Facebook, curta a página Papo de emprego, siga-nos no Twitter, inscreva-se em nosso canal do Youtube e cadastre seu e-mail gratuitamente, na barra lateral direita, para receber as novidades periodicamente.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Post Author: ronaldo

Deixe uma resposta