Promoção para gerente? Conheça 10 Desafios

Você recentemente foi contratado ou recebeu uma promoção para gerente e está em um novo papel dentro da empresa. Muito bacana!

Pode ser difícil ajustar-se a este novo papel e potencialmente a um novo ambiente, o primeiro conselho é entender que é normal estar nervoso e apreensivo com esta situação. A promoção é um desafio e tanto e um reconhecimento de seu trabalho, mas haverá lutas e obstáculos, quer você goste ou não.

A chave do sucesso, mais do que qualquer outra coisa, é mudar a sua maneira de pensar e entrar em uma nova forma de enxergar e fazer as coisas. Uma vez que você para, toma esse fôlego e muda sua forma de ver as coisas, estará em uma posição melhor para planejar e evitar os problemas, tanto quanto possível. Com o decorrer dos dias, você perceberá com a maioria dos desafios são internos, o que significa que só você pode corrigi-los.

 

Aqui estão 10 desafios que podem vir (de brinde) junto com a sua promoção para gerente.

 

Pode ser difícil ser um gerente, especialmente se é a sua primeira vez. Mesmo que você já tenha sido gerente antes, verá que há coisas novas sendo atribuídas a você o tempo todo.

Uma de suas principais responsabilidades é melhorar a satisfação dos funcionários de sua equipe, enquanto consegue extrair o melhor de cada um e, ao mesmo tempo, alcançar resultados.

 

1. Falha ao definir metas e expectativas claras

 

Após a sua promoção para gerente, sua principal tarefa é motivar os funcionários sob sua responsabilidade. É difícil ser motivado se você não tem direções claras. Muitas vezes, a falta de clareza no trabalho provoca confusão entre colaborador e gerente, levando a decepção em ambos os lados. A melhor coisa que você pode fazer para corrigir tudo isso é definir metas claras que alinham todos na equipe. Objetivos e principais resultados foram a melhor coisa que eu vi para alinhar todos em torno de um objetivo único. Sendo assim, os funcionários devem ter objetivos mensuráveis, tornando mais fácil dizer se eles atingiram suas metas ou não.

 

2. Má Gestão do Tempo

 

Esta é uma tarefa difícil para os novos gestores. Agora, além de gerenciar suas próprias tarefas, você tem que gerenciar uma equipe inteira, apagando os incêndios e lidando com os problemas de cada um. Tentar fazer malabarismo com tudo isso pode facilmente levá-lo ao fracasso. O melhor conselho para os novos gerentes é bloquear o tempo em seu próprio calendário. Deixe claro para os funcionários que há certos momentos que são seus, apenas para você. Eu tive um chefe que sempre admirei neste sentido. Ele me impressionava com sua forma de gerenciar, ele sempre tinha tempo para os colaboradores e seus problemas e ainda conseguia obter resultados impressionantes.

Ele praticava a técnica do “fone de ouvido”, e todo mundo sabia que quando ele estava usando seus fones de ouvido vermelhos, não deveriam perturbá-lo. Uma tática muito simples, mas funcionava. O principal é realmente bloquear o tempo em seu calendário com reuniões falsas e reservar esse tempo para suas tarefas.

 

3. Comunicação Confusa ou Inconsistente

 

Uma das maneiras mais fáceis de perder o respeito dos funcionários é ser inconsistente em sua comunicação e mensagens. Os funcionários precisam saber que podem confiar no que você está dizendo ou escrevendo. Comunicação inconsistente é relativamente fácil de corrigir, mas a comunicação obscura pode ser um problema ainda maior. Aprimore sua mensagem, torne-a tão cristalina quanto possível. Eu sempre me lembro das palavras sábias de Jason Fried do livro Getting Real:

“Se você está tentando decidir entre algumas pessoas para preencher uma posição, sempre contrate o melhor escritor. Não importa se essa pessoa é um designer, programador, comerciante, vendedor, ou o que quer que seja, as habilidades de escrita vão compensar.”

Os bons escritores sabem como se comunicar. Eles tornam as coisas fáceis de entender. Eles conseguem se colocar no lugar de outra pessoa. Eles sabem o que omitir. Pensam claramente. E essas são as qualidades que você precisa.

 

4. Pressão por resultados

 

Uma das coisas mais previsíveis sobre a sua promoção para gerente é a pressão para executar atividades e alcançar resultados. Lhe foi dada uma oportunidade incrível e agora você quer mostrar que valeu a pena, o popular “Mostrar trabalho”. Relaxe. Roma não foi construída em um dia. Certifique-se de definir expectativas claras com seu chefe, e mais importante, com você mesmo. Você não vai obter resultados surpreendentes de imediato, vai levar tempo. O lento e constante ganha a corrida, tome o seu tempo para planejar adequadamente e preparar-se para o sucesso.

 

5. Mudando de colega de trabalho para chefe

 

Imagine isso – você está perto de seus colegas de trabalho, de repente, vem a promoção para gerente da turma e então você não é mais “um deles”. Esta é uma situação comum e pode ser muito estranha. Como você diz aos seus amigos o que fazer sem que isso afete sua amizade? É uma pergunta difícil. Ser duro com seus amigos não é uma coisa fácil de fazer, mas você precisa aprender a separar o trabalho da amizade. Entenda que quando você está no trabalho, é o tempo de fazer negócios e você precisa ser o chefe, mas quando você está fora, é a sua vida pessoal.

A promoção para gerente não lhe parece mais tão atraente? Calma! Você já deve ter percebido que a cada desafio apresentado  estamos propondo alguma forma de agir. Vamos em frente com força e coragem!

 

6. Contratar

 

Contratação é difícil. Mas é especialmente difícil para os novos gestores que nunca fizeram isso antes. Este pode ser o seu maior desafio como um gerente, porque trazer alguém para a equipe é uma grande decisão. Felizmente, existem muitos recursos on-line para o recrutamento, mas não se acanhe em perguntar a outras pessoas de sua empresa, outros gerentes ou para a equipe de RH.

A melhor maneira de contratar alguém é através de um teste prático, o que significa dar-lhes um pequeno projeto ou atividade para ver como eles executam, comunicam e interagem com a equipe. Muitas pessoas inexperientes envolvidas com a contratação irão geralmente com um “sentimento instintivo”, mas esta é uma má ideia.

O que foi provado funcionar, em vez disso, é uma entrevista estruturada, onde os candidatos são submetidos ao mesmo conjunto de perguntas com formas específicas de avaliar as respostas. Existem dois tipos de entrevistas estruturadas: comportamentais e situacionais. As entrevistas comportamentais examinam o desempenho passado (“Conte-me sobre um momento em que …”), enquanto as entrevistas situacionais são hipotéticas (“O que você faria se …”).

 

7. Demitir

 

Ainda mais difícil do que contratar é demitir um colaborador. Acredite, este momento é tão difícil para quem demite quanto para quem é demitido. O melhor conselho é manter sempre o feedback e a comunicação com o time em dia. Salvo em casos mais específicos, onde a empresa decide demitir em massa e você é forçado a desligar mesmo aqueles colaboradores com a performance em ordem, a demissão não deveria ser uma surpresa para aquele funcionário que vem apresentando baixo desempenho. Não deixe para sinalizar os problemas de produtividade de alguém apenas no dia da demissão. Dê chance para que as pessoas melhorem e se superem. Se mesmo depois dos feedbacks e planos de ação, a coisa não andar bem, a demissão será inevitável, mas não será surpresa para ninguém. Desta forma o jogo fica mais justo com ambas as partes.

 

8. Resolver os problemas de outras pessoas

 

Os gerentes não recebem crédito suficiente por tudo o que fazem. Eles são parte gerente, parte psicólogo. Inevitavelmente, você vai começar a receber queixas dos funcionários e começar a ter que lidar com seus problemas. O primeiro passo é aceitar e se preparar para isso. O segundo passo é atacar qualquer foco de fumaça antes de se tornar um incêndio incontrolável. Reuniões periódicas com o time e individualmente (one-to-one) pode ser uma ótima maneira de se certificar que uma bomba não esteja prestes a explodir.

 

9. Fazer a equipe ser produtiva

 

Um gerente esperto compreenderá que a chave do sucesso é fazer sua equipe tão produtiva quanto possível. Isso pode ser um desafio porque todo mundo é diferente, requerem diferentes níveis de atenção e funcionam de maneiras diversas. O que você precisa fazer como gerente, é criar um ambiente que seja bom para todos. Algumas pessoas gostam de trabalhar mais tarde, outras mais cedo, algumas pessoas gostam de ser direcionadas no que fazer, outras gostam de ter autonomia para conduzir suas tarefas. Descubra o que funciona melhor para cada um e e ajuste conforme a situação. Pense de forma situacional e não generalize suas ações, algo que funcionou em determinada situação pode não se aplicar a outras.

 

10. Não pedir ajuda

 

O gerente de primeira viagem pode querer provar que não precisa de ajuda. Isso é um grande erro. Não seja tímido para pedir ajuda. Pergunte ao RH sobre cursos e treinamento on-line, o que for preciso para fazer você e sua equipe melhor!

 

Para finalizar, lhe parabenizamos pela sua promoção para gerente, e tenha certeza de duas coisas:

 

1. Uma promoção é fruto de seu desempenho como profissional, é sinal que você está no caminho certo se deseja crescer na carreira.

2. As oportunidades são únicas, não as desperdice por medo de coisas que ainda nem viveu ou problemas que ainda não apareceram. Vá em frente e se algo der errado, sacuda a poeira, erga a cabeça e continue em frente!

 

O que achou do artigo? Você recebeu uma promoção para gerente recentemente ou conhece alguém nesta situação? Deixe seu comentário.

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Referência: Office Vibe.

Post Author: ronaldo

2 thoughts on “Promoção para gerente? Conheça 10 Desafios

    Marina Sampaio

    (maio 1, 2017 - 11:04 pm)

    Excelente texto, parabéns! Eu estou passando por um momento parecido em minha carreira.

    Ronaldo Duarte

    (junho 6, 2017 - 11:57 pm)

    Obrigado pelo feedback Marina. Sucesso no seu novo desafio.

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