Tendências para o mercado de trabalho global

Já falamos em outros artigos sobre as tendências para profissões e mercado de trabalho global.

Mas é sempre bom revisitar este tema já que as mudanças provocadas pelo rápido avanço tecnológico afeta diretamente o mercado de trabalho global. Selecionamos 5 tendências que certamente estão afetando as relações de trabalho, renda e emprego no Brasil e no mundo.

1. Envelhecimento da população economicamente ativa

No Brasil, há um grupo demográfico considerável indo para a aposentadoria. Claro, que isso vai significar, para estas pessoas, algo muito diferente do que para gerações anteriores. Não vamos entrar no mérito das atuais mudanças no sistema previdenciário brasileiro, isto é assunto para outro artigo. O fato é que as pessoas estão envelhecendo e ao mesmo tempo têm mantido a sua saúde e portanto permanecendo no mercado de trabalho mais do que qualquer outra geração de cidadãos na história do nosso país.

À medida que envelhecem, estas pessoas vão exigir cuidados médicos mais frequentes e especializados. Eles também vão querer manter conexões com o mercado de trabalho e família durante o maior tempo possível. Portanto, espera-se ver o crescimento contínuo em setores voltados para cuidados com idosos. A indústria de cuidados com a saúde continuará a superar outras áreas em crescimento o que poderá gerar excelente oportunidades.

2. Avanços da Medicina

A alta produção da indústria farmacêutica, combinada com a inovação constante em diversos campos da medicina, nos ajuda a viver vidas mais longas e mais produtivas. Novos tratamentos para doenças anteriormente fatais exigem novas abordagens para a reabilitação. Da mesma forma, muitos adultos esperam trabalhar muito além da idade de aposentadoria tradicional. Portanto, os pacientes exigem uma nova geração de fisioterapeutas e outros especialistas para ajudar a prolongar sua qualidade de vida.

3. Aumento dos custos com cuidados infantis

Como os pais de hoje exigem maior qualidade de serviços voltados para cuidados infantis, o mercado tem respondido com uma variedade de programas para ajudar a atender a estas necessidades. O crescimento explosivo de programas de educação pré jardim de infância exigem educadores altamente treinados com salários mais competitivos do que seus antecessores. Portanto, especialmente nas grandes cidades, o custo de cuidar de crianças pequenas tem disparado. Como resultado, a educação infantil tornou-se uma profissão mais lucrativa e mais estável do que nunca. Embora tenha sido tradicionalmente um trabalho de baixa remuneração, especialistas em cuidados infantis hoje podem contar com salários melhores do que os pares que entraram na área, mesmo alguns anos atrás.

O aumento do custo da assistência infantil tem incentivado muitos pais a procurar oportunidades para trabalhar em casa (de novo o Home Office). Aproveitando as opções de trabalho flexível e aquelas profissões que permitem aos pais passarem mais tempo com crianças. Mesmo quando essas posições pagam menos do que empregos onde o profissional precisa se deslocar até a empresa, a poupança criada por evitar custos cobre a diferença e acrescenta valor para as famílias.

4. O Rápido Crescimento da Tecnologia

Apesar dos temores de que o desenvolvimento de novas tecnologias pode provocar a extinção de muitos postos de trabalho, o rápido avanço das novas ideias e negócios e a necessidade de sustentação deste novo cenário tecnológico, asseguram aos profissionais de tecnologia, preparados para esta nova onda, uma certa “garantia” de emprego consistente nos próximos dez anos. Empresas de todos os tipos se encontram no equivalente a uma corrida armamentista com seus concorrentes. As empresas devem fornecer às suas equipes os melhores equipamentos e recursos, ou amargar a derrota.

Da mesma forma, a inovação contínua garante aos trabalhadores de tecnologia que novas máquinas, cabos e outros equipamentos terão que ser instalados obedecendo a ciclo de vida menor. Mesmo a infraestrutura de Internet, que foi projetada para fornecer conexões quase ilimitadas, está sendo reformada para acomodar um número inimaginável de novos dispositivos. Portanto, profissionais de TI que se especializam em rede, instalação e suporte permanecerão com alta demanda de trabalho.

5. Trabalho Distribuído

As gigantescas fábricas e chaminés de cem anos atrás estão desaparecendo nas páginas dos livros de história. Muitos profissionais hoje trabalham a partir de escritórios menores ou prédios conectados por uma infraestrutura de comunicação sofisticada.

Um número crescente de funcionários, especialmente consultores especializados e líderes, dividem seu tempo entre vários locais em empresas ou organizações de clientes. Esta tendência levou ao surgimento do chamado “hot desking”, onde os trabalhadores se conectam a uma estação de trabalho diferente no início de cada turno, ao invés de manter sua própria mesa ou baia.

Como efeito colateral, mais trabalhadores estão se mudando para casas maiores, mais distantes dos centros comerciais e financeiros. Certamente eles querem desfrutar de um ambiente mais pacífico ou simplesmente querem se reconectar com a família ou amigos. Esta mudança está gerando demanda para a construção de casas, condomínios e desenvolvimento de infraestrutura em locais mais afastados dos grandes centros.

E você? Concorda com estas tendências para o mercado de trabalho global? Acrescentaria mais alguma a esta lista? Discorda de alguma? Deixe seu comentário.
Para manter-se atualizado em relação ao mercado de trabalho global e outros assuntos relacionados a emprego, currículo e carreira, siga o Papo de Emprego nas redes sociais:
Participe do nosso grupo no Facebook, curta a página Papo de emprego, siga-nos no Twitter e cadastre seu e-mail gratuitamente, na barra lateral direita, para receber as novidades periodicamente.

Referência: http://www.worldwidelearn.com/online-education-guide/top-ten-job-trends.htm

Post Author: Equipe PDE

1 thought on “Tendências para o mercado de trabalho global

    Reginaldo Costa

    (fevereiro 28, 2017 - 7:00 pm)

    A característica da população economicamente ativa no Brasil está mudando. Como isto impactará o emprego em nosso país é que será o desafio.

Deixe uma resposta