Temos falado muito em como escrever um currículo, modelos de currículos profissionais, dicas e diversas informações relevantes sobre como melhorar o seu CV. Tudo isso é muito importante e necessário para alcançar bons resultados em processos seletivos, mas neste artigo vamos resgatar um pouco da história do currículo.
Uma Breve História Do Currículo
Os Primeiros Currículos
1482 – Leonardo Da Vinci escreve um documento considerado o primeiro currículo profissional.
1500 – Um Senhor viajando pela Inglaterra oferece uma carta manuscrita com uma introdução de seus conhecimentos e a chama de currículo.
O Currículo Torna-se Uma Instituição
1930 – Currículos eram apenas formalidades. A maioria escreveu-as em pedaços de papel durante o almoço com os empregadores.
1940 – Os resumos tornam-se como perfis do Facebook. Incluem o peso, idade, altura, estado civil e religião.
1950 – Currículos já não são apenas formalidades, eles se tornam o esperado pelas empresas.
1960 – Currículos começar a incluir outros interesses, como esportes, hobbies e atividades extra curriculares.
A Era Digital
1970 – Processadores digitais de palavras chave fazem os currículos se tornarem mais profissionais.
1980 – Os primeiras portfólios em VHS são registrados e utilizados. Livros sobre currículos e crescem os serviços de aconselhamento de carreira.
1985 – Início das buscas e verificações de perfis online.
1986 – Microsoft lança um formato de documento universal (RTF).
1987 – Aparelhos de Fax, o novo jeito de enviar o currículo.
A Internet
1994 – A Internet (e o World Wide Web) torna-se pública.
1995 – E-mail é a nova forma de enviar o currículo.
Web 2.0
2000 – Explosão das “Ponto Com”.
2002 – Início dos currículos interativos e início dos currículos otimizados.
2003 – Lançamento do LinkedIn.
2005 – Surgem os primeiros construtores de currículos online.
Emergem os Currículos Multimídia e em Vídeo
2006 – Os currículos em vídeo começam a se tornar conhecidos.
2007 – o YouTube começar a ser utilizado para postar os Currículos em vídeo.
O Futuro
2008 – Seções de resumo de qualificações e cartas de apresentação com resumos da trajetória dos profissionais começaram a fazer mais sentido no currículo. As mídias sociais entram em cena, o LinkedIn domina como principal plataforma de networking profissional e busca por oportunidades. A marca pessoal por meio de SEO (Search Engine Optimization) e palavras-chave tornam-se uma preocupação; quase todos os empregadores buscam no google futuros empregados e consultam as redes sociais para obter mais informações sobre candidatos.
Hoje
Currículos contem links para redes sociais. Eles são agora mais curtos, mas com mais recursos visuais e multimídia. Currículo interativo e Infográficos são tendências.
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Adaptado de: Businessinsider.com
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3 thoughts on “Uma breve história do currículo”
Isac Atanazio
(outubro 31, 2016 - 7:24 am)Gostei muito de entender sobre o fundamento do Curriculum. Parabéns!
Isac Atanazio
(outubro 31, 2016 - 7:27 am)Ainda fico muito inseguro em colocar minhas Qualidade profissional. Por onde começar?
Ronaldo Duarte
(novembro 1, 2016 - 12:09 pm)Isac, segue algumas dicas para você começar seu resumo de qualificações:
Posicione esta seção logo abaixo do objetivo, no início do currículo. Estes dados são importantes para o empregador, ele precisa localizar de imediato esta informação ou pode perder o interesse no seu currículo sem ler o restante.
Pense da seguinte forma, para a função que deseja desempenhar dentro da empresa, quais seriam as principais qualidades que o profissionais deveria apresentar. Depois de fazer esta reflexão, faça uma autoanalise imparcial avaliando se você possui estas ou algumas destas qualificações. Se você já as possui basta listá-las no currículo, se não possui pode dizer que está buscando tais habilidades para se aprimorar como profissional.
Deixe apenas um espaço em branco entre as palavras, verifique a ortografia e acentue normalmente. Explique sua experiência de forma clara e não utilize jargões. As buscas em sistemas são por palavras chave, portanto qualquer palavra do seu currículo poderá ser buscada, por exemplo, se a sua experiência é Comercial, tenha certeza que o texto de explicação inclua as palavras “comercial”, “vendas”, “cliente”, e outras que sejam específicas do mercado que você atua ou pretende atuar.