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Os 6 Desafios Mais Comuns na Liderança

A liderança é desenvolvida através da prática. Com apoio, treinamento e orientação, muitas pessoas, como eu e vocês, podem superar os desafios da liderança e se tornar bons líderes. Então, quais são alguns desafios comuns de liderança e qual é a melhor maneira de gerenciá-los? Bom, eu listei 6 desafios que considero bem comuns, os quais vocês certamente já se depararam ou temem ter que enfrentá-los.

1. Inspiração

Como líder, sua equipe espera que você forneça inspiração e motivação para concluir o trabalho. Isso pode parecer difícil em um ambiente de trabalho desafiador ou se você não estiver se sentindo motivado pela liderança.

Ajudar sua equipe a encontrar um propósito em seu trabalho é fundamental para o engajamento dos colaboradores. Na verdade, grande parte dos profissionais acreditam que ter um significado em seu trabalho, é mais importante do que recompensas tradicionais, como vouchers ou pagamentos extras.

2. Desenvolver os outros

Uma parte fundamental da liderança é o desenvolvimento de talentos e funcionários. É importante pesquisar o potencial dos membros de sua equipe e incentivar seu crescimento. Você precisará entender suas esperanças para o futuro e encontrar maneiras de ajudar a desafiá-las e ampliá-las.

Certifique-se de reservar um tempo para ouvir sua equipe. Crie oportunidades formais e informais para falar sobre como eles desejam progredir em suas carreiras e apoiá-los a dar os passos corretos.

3. Liderar Mudanças

Muitas vezes, a mudança pode parecer assustadora ou incerta, e liderar uma equipe é um desafio significativo para os líderes de hoje. A forma como trabalhamos está mudando como nunca antes e os colaboradores vêm na liderança uma fonte de orientação e segurança. Seja está fonte segura para seus liderados.

É importante validar os sentimentos de sua equipe e ajudá-los a sentir que seus medos e dúvidas são ouvidos pela organização. Ajudá-los a encontrar os aspectos positivos da mudança pode diminuir a resistência a ela.

4. Lidando com diferentes perspectivas

Os conflitos no local de trabalho podem ser extremamente prejudiciais quando mal administrados, causando estresse em quase metade (48%) dos funcionários, mostra um estudo feito pela CIPD do Reino Unido em 2020. Veja o estudo completo no link abaixo.

image of impact of conflict in the workplace - leadership challenges

(Orgiem da imagem e do estudo do CIPD.)

Haverá momentos, como líder, em que você terá que gerenciar conflitos entre membros da equipe ou entre você e um colaborador. O conflito pode ser desconfortável, mas você precisa resolvê-lo antes que perturbe a equipe.

Se o conflito for entre dois funcionários, tente ajudá-los a resolver o problema por conta própria, incentivando a escuta e o compromisso. Se um de seus funcionários discordar de você, certifique-se de considerar o ponto de vista dele e não tenha medo de mudar sua abordagem se o dele for melhor. Reconhecer erros e mudar de posição se a outra opinião fizer mais sentido, não é demérito nem demonstração de fraqueza, mas sim demonstração de maturidade.

Dada a diversidade de pessoas no local de trabalho, não é de surpreender que o atrito surja das diferentes experiências, ideias e perspectivas dos indivíduos.

O desafio para os líderes é criar espaço para que essas ideias sejam compartilhadas e garantir que ideias conflitantes sejam canalizadas para uma discussão produtiva que permita crescimento e entendimento compartilhado.

5. Lidando com a síndrome do impostor

É comum, principalmente para novos líderes, sentir falta de confiança ou sentir que não merecem estar em uma posição de liderança. Existem vários tipos diferentes de síndrome do impostor.

Você pode questionar suas próprias habilidades ou julgamento, o que pode levar à indecisão. Ou você pode sentir que precisa enfrentar tudo sozinho, o que pode impedi-lo de pedir a ajuda de que precisa.

Para eliminar a síndrome do impostor, procure evidências de sua capacidade no feedback de seu gestor ou pares. Afial, você recebeu o papel por um motivo! E continue a desenvolver suas próprias habilidades nas áreas que achar mais difíceis ou nas quais sente mais a falta de experiência ou conhecimento. Neste ponto, é importante ter um bom nível de autoconhecimento, o que vai leva-lo a conhecer com precisão seus pontos fracos.

6. Gerenciar uma equipe

Quando você se torna um líder, e você é novo na equipe ou foi promovido de dentro dela. Ambas as situações podem ser complicadas. Você terá que construir confiança com novos colegas ou gerenciar uma nova dinâmica com os antigos.

Em colaboração no trabalho e com sua nova equipe, reserve um tempo para definir expectativas uns com os outros. Combine como vocês vão trabalhar juntos e como preferem se comunicar. Se você foi promovido acima de seus colegas, não ignore isso. Converse com eles sobre como é isso e resolva quaisquer frustrações que possam existir.

O que achou desta lista de desafios? Já passou por algum deles? Deixe seus comentários e experiências para compartilhar e ajudar outros a tirarem suas dúvidas e vencer seus medos em relação aos desafios da liderança.

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Post Author: ronaldo

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