Buscando emprego via Twitter

Na busca por emprego, você provavelmente ainda não ouviu falar do termo “tuículo”, que na realidade é uma tradução para o português do termo “twesume”,  que por sua vez, é a junção do Twitter (uma plataforma de micro-blogs) com Resume (currículo e inglês).

Na essência, o tuículo (ou twesume) é uma pequena biografia ou currículo condensado em 140 caracteres ou menos. O tuículo pode ser tuitado, enviado por mensagem ou por email para potenciais empregadores. Inclusive é possível encontrar a hashtag #twesume no Twitter e utilizá-la para buscar candidatos ou vagas de emprego. Por enquanto o uso desta hashtag é mais comum nos EUA, mas logo a moda pega por aqui e de preferência com a hashtag traduzida para valorizarmos a nossa língua portuguesa, é claro. Então daqui para a frente vamos usar o termo tuículo. Parece meio estranho no início, eu sei, mas logo vamos acostumar.

A grande vantagem do tuículo para buscar emprego é que é um documento completamente flexível, e vivo. Você foi promovido? Não há problema, apenas tuite o que foi adicionado ao seu currículo.

Qual é o desafio?

Quer você goste ou não, as redes sociais estão ficando cada vez mais influentes e estão se mostrando um meio eficiente na busca por emprego. Em 2013, 89{e1afb3807b99d1d4cf8d3b196e4967f442a2f0a9492fb6d2726b89ac142d863d} das empresas usavam redes sociais para recrutar. A medida que avançamos em 2014, você verá que as redes sociais estão se tornando mais e mais proeminentes, desbancando os meios tradicionais de anunciar vagas e oportunidades e conectando diretamente candidatos e empregadores.

Tuículos ajudam os candidatos a serem notados pelas empresas que usam redes sociais. Com o tuículo, um candidato pode se apresentar e se engajar com o empregador em um espaço de tempo menor em relação a meios tradicionais, como enviar o currículo e a carta de apresentação por email. Na realidade este método que o Twitter propicia não substitui outros meios que normalmente já são utilizados, eu vejo como mais um canal para promover o seu produto ou sua marca (neste caso você mesmo).

Como escrever o seu próprio Tuículo?

Se você estiver interessado em embarcar no bonde da Tuículo, tudo que precisa é de uma conta no Twitter e algo a dizer. Depois de ter sua conta no Twitter (não se esqueça de ter uma foto, biografia e alguns seguidores), escreva o seu próprio tuículo. Ele pode ser qualquer coisa que você queira, mas tente incluir estas informações: o que você faz, uma realização, uma meta, habilidades e/ou um link para um perfil detalhado, Linkdein ou website.

Exemplo: Executivo experiente, especialista em gestão de suporte, processos de TI e com boa visão de negócios. http://seuwebsite.com.br/seuperfil #twesume #tuiculo.

Tuíte o texto para seus seguidores ou envie uma mensagem direta para uma empresa específica. É simples assim, porém este exercício vai desafiar também a sua capacidade de síntese ao escrever o texto.

O que diz o seu tuículo? Diga o que você pensa sobre esta ideia, deixe um comentário abaixo!

Post Author: ronaldo