Curriculum: As 5 regras óbvias que geralmente esquecemos

Às vezes, até mesmo os menores detalhes são importantes, vamos falar de algumas dicas para evitar problemas na hora de escrever o curriculum.

Cada candidato a emprego tem um momento em que simplesmente esquece de algumas regras óbvias, mas importantes. Do tipo que faz você querer bater sua testa na parede, depois que enviou o curriculum. Para lhe ajudar, aqui estão cinco regras na redação do curriculum que você certamente já esqueceu ou pode ainda vir a esquecer:

1. Sempre revisar o curriculum!

Eu entendo que você é uma pessoa ocupada. Mas, todos nós somos. Você pode estar muito atarefado, mas isso não é uma desculpa para não revisar seu curriculum pelo menos duas vezes antes de enviá-lo aos empregadores​​. Por exemplo, se você deixar de corrigi-lo, pode encontrar termos que nada têm a ver com sua área de atuação, ou ainda, erros de concordância ou frases que podem não ser adequadas ao empregador que receberá o seu curriculum.

2. Mantê-lo simples.

Esta regra possui duas partes:
Em primeiro lugar, manter uma linguagem simples. Você pode ser um engenheiro de foguetes esperando para impressionar o mundo com o seu jargão, mas quando o gerente de RH ler o seu curriculum isso não o impressionará, pelo contrário, prejudicará suas chances de chegar até a entrevista.
Em segundo lugar, mantenha o fluxo de informações simples e bem organizado. Existem muitos modelos bacanas de currículos por aí, mas você é a melhor pessoa para tornar as informações claras de forma que não ataque os olhos do recrutador. Seu currículo é um em um milhão,  por isso não deve ser difícil de ler.

3. Anexar primeiro

Nada faz um candidato parecer mais disperso do que um e-mail sem o currículo real anexado. Uma ótima maneira de evitar isso, agora você  conhece a gafe “mandar-outro-e-mail-com-o-curriculum-anexado”, é anexar o curriculum em primeiro lugar, digitar o corpo do e-mail, e, finalmente, digitar o endereço do destinatário antes de enviar.

4. Diga sempre a verdade

Sem querer pregar os 10 mandamentos, certifique-se o seu curriculum oferece os fatos em primeiro lugar. Seja honesto sobre responsabilidades, posições e tempo de trabalho, enfatizando fatos difíceis e de sucesso. Utilize realizações quantificáveis ​​”aumentou as vendas em 300 por cento”, enquanto as descrições “meu entusiasmo ajudou a equipe de vendas” são apenas blá-blá-blá.

5. Evite a lista de referências

A não ser que o empregador realmente exija, não inclua referências. Elas não são apenas um desperdício de espaço precioso no curriculum, mas você também está correndo o risco de um empregador acionar uma das suas referências a qualquer tempo. Pode ser hoje ou pode ser daqui a três meses. Isso significa que suas referências não terão meios para se prepararem para esta ligação.

O que você acha? Quais regras sobre curriculum são facilmente esquecidas? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!
[author] [author_image]http://papodeemprego.com.br/wp-content/uploads/2014/06/DSC_6447.jpg[/author_image][author_info]Ronaldo Duarte, empresário do ramo de tecnologia, Coach e fundador dos blogs Papo de Emprego e Dicas de Oratória.[/author_info] [/author]

Post Author: ronaldo