Empregabilidade: o Perfil Profissional

Empregabilidade: o Perfil do Profissional Ideal para qualquer Área

Saiba quais são as exigências do mercado para profissionais de qualquer área e como isso define a otimização da empregabilidade no Brasil.

O que faz alguém ser escolhido em um processo seletivo? O que leva uma empresa dar uma promoção a um funcionário? Quais as características ideais que um profissional deve ter em qualquer área? Estas questões podem decifrar o caminho para o sucesso no mercado de trabalho.

As empresas estáveis têm um perfil bem definido do profissional que querem contratar. As características podem divergir em relação aos conhecimentos técnicos, mas não variam muito quanto às características comportamentais e competências desejadas.

Educação

É claro que existem pessoas de todos os tipos, com sistemas de crenças, valores e até características psicológicas bem diferentes. Mas os conflitos e falta de diálogo se devem na maioria das vezes por falta de educação. Isso mesmo: em algum momento, certas regras de boa convivência são esquecidas ou não aprendidas na infância, e limites são rompidos – neste caso, quem perde é a empresa também. Ter educação e respeito por qualquer pessoa da empresa é fundamental. Parece óbvio, mas grande parte dos problemas relacionais se deve pela falta de educação.

Inovação

Fazer diferente, fazer acontecer, buscar soluções e respostas onde aparentemente não há, ser criativo, desenvolver novos processos: independentemente se você trabalha na equipe de limpeza, é um analista ou um dos sócios proprietários da empresa, esta é uma característica que não pode faltar. Empreender tem muito a ver com inovar: um empreendedor se constrói aos poucos e todos podem ser empreendedores em quaisquer aspectos da vida.

Visão do Todo

Esta é uma característica muito importante para a empregabilidade, mas ainda a ser desenvolvida no trabalhador brasileiro. No processo, é preciso sim ter foco no cliente, mas é necessário entender cada situação como única, perceber impactos em curto, médio e longo prazo, ver o espaço e as pessoas relacionadas à empresa como uma coletividade, algo orgânico e integrado.

Organização

As equipes de 5S que o digam: é difícil trabalhar com pessoas desorganizadas. A desorganização de um funcionário faz com que ele perca produtividade, atrase tarefas, perca a atenção no que está fazendo, impacta na atenção dos demais e até pode trazer riscos à saúde, em casos mais extremos. Nem todo profissional se importa em agir conforme as regras de conduta da empresa, mas isso é percebido e considerado, mesmo que se sobressaia em sua função. Logo torna-se um item essencial para aprimorar a empregabilidade.

Liderança

Você não precisa exercer um cargo de liderança para saber liderar. Um líder é um exemplo naquilo que faz, uma referência que motiva e promove mudanças positivas na empresa – mesmo que seja apenas entre aqueles que convivem diretamente consigo.

Motivação

Não espere que a empresa ou o seu chefe o motive: é preciso encontrar motivação por conta própria. Cada pessoa tem os seus próprios meios de motivar-se e aos demais – cabe apenas a ela pesquisar um modo mais adequado de transforma-se diante dos desafios mais obscuros. Nenhuma empresa gosta de pessoas que se desesperam diante dos desafios. Saber se motivar é saber se regenerar enquanto profissional.

Post Author: ronaldo