Mercado de Trabalho e Liderança

Quais as principais diferenças entre um chefe e um líder?

Chefe e líder são duas figuras diferentes, pois há uma larga diferença entre chefiar e liderar. Um líder pode também assumir certas posturas de chefe, mas um chefe não é necessariamente um líder. O que conta é a forma como os liderados/chefiados percebem esta autoridade.

Reconhecendo um Chefe

Sabe aquela figura metódica, exigente (nem sempre com motivos, mas na maioria das vezes para sustentar a autoridade na equipe), que mantém o foco na burocracia, no comando efetivo de pessoas, na centralização do poder? Pois é, este é o chefe. O chefe em geral não dá muita abertura para os chefiados sugerirem e não vê estes como “colaboradores”, e sim, como funcionários. A função destes é a execução de tarefas. A hierarquia é um fator importante neste modelo de coordenação. A motivação da equipe nem sempre é algo essencial ou que deva ser estimulada.

O chefe é uma figura cada vez mais fora de moda, pois os seus posicionamentos podem até ter uma valia imediata, mas não gera resultados permanentes e processuais.

Reconhecendo um Líder

Não é fácil liderar. Apesar de não ser algo inato, é uma habilidade que requer muitos anos de desenvolvimento. Um líder, em todos os casos, se constrói – com informação, experiência e muito jogo de cintura. O líder precisa ser um bom conhecedor do negócio e da empresa, mas mais particularmente, do comportamento humano.

O entusiasmo e a motivação de sua equipe são características essenciais da liderança. O líder é um espelho e só poderá liderar quando for capaz de reconhecer em seus colaboradores liderados as qualidades que possui. Desta forma, liderar uma equipe, além de desenvolvê-la, é necessário que o líder desenvolva a si mesmo.

O líder vê oportunidade em todos: ele não centraliza o processo em si mesmo.  Organização, delegar tarefas e responsabilidades, saber ouvir (escuta atenta), valorização das habilidades alheias, mente aberta, conhecimento comportamental humano, visão do todo, alteridade, comprometimento humano: estas são características básicas de qualquer liderança.

Importância para a Empresa

Um chefe pode se tornar um líder com o tempo se investir nesta mudança de comportamento. Atualmente – e as grandes empresas mundiais são um exemplo disso – a figura do chefe – aquele que manda e desmanda e precisa do reforço da autoridade constantemente – está se tornando obsoleta. A liderança, por sua vez, vem se desenvolvendo com maior inteligência.

Psicoterapia, treinamentos diversos, sessões de coaching, especialização: tudo isso pode trazer qualidades fundamentais para que uma pessoa se torne líder ou melhore a sua liderança. Mas de nada adianta saber fazer sem a prática: um líder se constrói também no dia a dia, mensurando resultados e redirecionando as suas posturas em prol de sua equipe.

Os liderados são os maiores contemplados: uma boa liderança, além de motivar e desenvolver a equipe como um todo, gerencia o desenvolvimento individual, conforme as demandas da equipe. Profissionais de todos os tipos de tornam melhores e mais funcionais conforme o tipo de liderança que têm. E isso se reflete também nos resultados da empresa como um todo.

Post Author: ronaldo

Deixe uma resposta