Como procurar emprego usando as redes sociais

O advento das redes sociais vem mudando a forma como as pessoas se relacionam e se comunicam. Permite que pessoas afastadas pelo tempo e por uma variedade de motivos, se reencontrem e voltem a se relacionar, mesmo que à distância. E não pára por aí, uma infinidade de opções de entretenimento estão ao alcance de nossos dedos. Existem redes sociais de todos os tipos e tamanhos,  inclusive para nichos específicos de mercado.

Tendo à nossa disposição tamanha facilidade em alcançar pessoas, empresas e grupos de interesses, trouxemos algumas dicas sobre como buscar emprego e oportunidades pelas principais redes sociais. Sites como Twitter e Facebook podem ser divertidos e descontraídos, mas também trazem oportunidades de negócios viáveis. Há diversos recurso disponíveis para busca e promoção de empresas e candidatos a empregos em potencial.

Quer encontrar uma oportunidade de trabalho em uma cidade perto de você? Basta buscar por uma hashtag específica no Twitter. Quer manter-se atualizado com aberturas de vagas e oportunidades de uma empresa? Curta a página de empresas de seu interesse no Facebook. Quer criar um currículo profissional e chamar a atenção de recrutadores e gestores? Cadastre-se no Linkedin.

Veja como aterrar seu novo emprego por meio das redes sociais

1. Twitter

Em 140 caracteres ou menos, o Twitter pode ajudá-lo a encontrar o seu primeiro ou novo emprego. Esta rede social está repleta de informações sobre empregos, vagas, oportunidades e páginas de redes profissionais.

Como pesquisar: Use essa barra de busca para procurar os termos que se aplicam à posição que você deseja. Para obter melhores resultados, digite palavras como “trabalho”, “contratação” e outros detalhes que se aplicam à sua área e local desejado; por exemplo, “analista” e “São Paulo”.

Hashtags: Digitação #vagas e #contratação irá resultar em uma infinidade de tweets daqueles que procuram empregados. Os empregadores que querem alcançar uma ampla rede, muitas vezes, “twittam” com anúncios de oportunidades, com hashtags de acompanhamento.

Tweet muitas vezes: Twittar é uma ótima maneira de se relacionar com pessoas que trabalham em sua área de atuação ou possuem a mesma profissão. Siga as empresas e as pessoas que você está interessado e não tenha medo de enviar-lhes o tweets ocasionais. (Ao utilizar as redes sociais seja sempre polido e profissional).

Siga com inteligência: Há dezenas e dezenas de contas no Twitter dedicadas a postar pedidos de emprego. Vá para a barra de busca e digite “empregos” e clique em “Pessoas” no lado esquerdo. Em breve você vai ver todas as contas de Twitter com “vagas ou oportunidades” no nome de usuário e pode pressionar o botão “Seguir”.

2. Facebook

O Facebook é um rolo compressor das redes sociais, é inegável. De acordo com seus representantes, estes são as principais dicas para tentar conseguir emprego por meio do Facebook:

“Curta” algumas páginas: A maioria das empresas se esforçam para ter presença em redes sociais, ao “Curtir” as páginas das empresas de seu interesse, você passará a receber atualizações diárias sobre suas atividades. Além disso, eles provavelmente  postarão links com anúncios de vagas disponíveis.

Privado x público: Preste muita atenção nas configurações de privacidade do Facebook e certifique-se que você sabe exatamente como os outros vêem o suas informações. No entanto, você deve considerar manter públicas as informações sobre experiências profissionais e educação, permitindo que os outros vejam o seu histórico profissional.

Mantenha seus dados atualizados: Certifique-se de que as informações sobre seu trabalho e educação estão  atualizadas e refletem sua posição atual e experiência passada.

Adicionar “Competências profissionais”: Há alguns meses atrás, o Facebook adicionou uma seção chamada “Competências Profissionais” na opção “Sobre”. Logo abaixo de trabalho e educação, adicionar habilidades que você adquiriu no decorrer do tempo, otimizando o seu apelo profissional.

3. LinkedIn

Talvez o mais óbvio dos sites de procura de emprego, o LinkedIn é a rede predileta dos profissionais.

Conecte-se: Ao contrário do Facebook, é um pouco mais comum conectar-se com estranhos no LinkedIn, porque todo mundo lá está à procura de oportunidades e de networking. Conecte-se a pessoas que têm carreiras nas quais você está interessado, e procure por aqueles que estão a um grau de distância de você. Para se inspirar, confira a seção histórias de membros do blog do LinkedIn, onde os usuários compartilham suas histórias de sucesso sobre a rede através do site.

Recomendações: Há uma parte do seu perfil dedicado a brilhantes recomendações e endossos de seus pares. Tente obter quanto mais você puder, o interesse pela sua página vai aumentar instantaneamente.

Compartilhe mais: De acordo com a especialista em carreiras do LinkedIn, Nicole Williams, compartilhar artigos ou conteúdo com sua rede aumenta em 10 vezes suas chances de obter um contato de um recrutador. Quando você compartilha o conteúdo, isso prova o seu conhecimento e interesse no segmento.

Lista de habilidades: O seu perfil tem 12 vezes mais chances de ser visto por um recrutador, se você tiver uma lista detalhada sobre habilidades e experiências de trabalho relevantes, diz Williams. Quanto mais robusto o seu perfil, mais experiente e interessante você se torna.

4. Tumblr

A pronúncia correta é “Tumbler”. Você pode usar o Tumblr, um vasto universo de blogs e informações de interesses variados, para obter ajuda na procura por emprego.

Tags de pesquisa: Na barra de pesquisa, procure os termos marcados como “contratar” e “empregos”. É um pouco mais difícil de separar o trigo do joio na comunidade de blogs, mas você ainda será capaz de encontrar muitas empresas interessantes via Tumblr.

Tumbling: Isto é especialmente importante se você é do tipo criativo. A conta Tumblr sintoniza com seus interesses, e é repleto de seu próprio conteúdo original, automaticamente torna-se um ótimo recurso para os empregadores. Além disso, uma boa Tumblr pode levar a ofertas de emprego por parte dos empregadores que podem encontrar seu espaço no Tumblr.

5. Pinterest

Sim, o Pinterest é mais do que apenas um site bonito para encontrar inspiração, casamento e deliciosas receitas.

Pin seu currículo: Cansado de formato padrão? Use uma placa de Pinterest para “pinar” seu currículo. Você pode destacar certos aspectos da sua experiência e adicionar fotos e links. Veja um exemplo de Rachael G. King, gerente de mídia social na Sidecar que criou um “currículo de vida.”

Espero que aproveitem estas dicas para buscar novas oportunidades ou o primeiro emprego. Vale sempre lembrar que uma das formas mais eficazes de se conseguir um novo emprego ainda é a sua rede de relacionamentos, que pode ser ativada e cultivada via redes sociais, é claro, mas procure sempre manter o contato pessoal e “ao vivo” com aqueles amigos mais próximos. Um telefonema, uma visita pessoal para um bate-papo ou um café nunca é demais. Desejo muito sucesso a todos.

[author] [author_image timthumb=’on’]http://papodeemprego.com.br/wp-content/uploads/2014/06/DSC_6447.jpg[/author_image] [author_info]Ronaldo Duarte, empresário, coach e fundador do blog papodeemprego.com.br.[/author_info] [/author]

Post Author: ronaldo

Deixe uma resposta