25 dicas para o curriculum vitae

Se você usar essa lista e investir 30 minutos em seu curriculum vitae você poderá melhora-lo significativamente. Com as redes sociais cada vez mais úteis na procura por emprego, muitos estão debatendo o valor e utilidade de um curriculum vitae. Entretanto, acredite, os currículos ainda são importantes e estas 25 dicas ainda funcionam.

Lembre-se que seu curriculum vitae tem de 20 a 30 segundos para causar uma boa impressão em um leitor que terá que decidir se vai colocar o seu currículo na pilha “entrevistar” ou na pilhas “descartar”.

1. Busque modelos de leiaute que você goste, que sejam leves e organizados. Comece o seu próprio projeto de currículo escrito a partir do zero. Depois que escrever a primeira versão com seus próprios recursos, não há problemas em buscar modelos que lhe ajudem a melhorar o curriculum vitae.

2. Revise o curriculum quantas vezes for necessários para garantir que não há erros de gramática, ortografia e concordância, lendo a partir do final na ordem inversa.

3. Use o mesmo tamanho da fonte e marcadores em todo o curriculum vitae. A nova tendência é ignorar as velhas fontes Times e aderir a algo mais contemporâneo. Não force o recrutador para esforçar os olhos para ler o texto. Atenha-se uma fonte ASCII.

4. Limite o uso de gráficos, salvo se estiver desenvolvendo um curriculum vitae infográfico. Não adicione sua foto ou imagens extravagantes. Recrutadores encontrarão sua foto no perfil do LinkedIn ou outras redes sociais.
Leia também o artigo Os dois lados do LinkedIn.

5. Use letras maiúsculas com moderação e apenas quando for necessário. Lestras maiúsculas são realmente muito difíceis de ler e não fazem o que você está escrevendo mais importante.

6. Inclua projetos de curto prazo que foram boas experiências de aprendizagem. Lembre-se de escrever os resultados da equipe.

7. Bullets fazem o curriculum vitae mais fácil de ler. Definitivamente grandes blocos de texto não se enquadram muito bem com a abordagem de leitura do recrutador.

8. Evite palavras inúteis, como “responsabilidades”, “responsabilidades incluem” ou “deveres incluem.” Além disso, você não precisa rotular o seu endereço de e-mail com a palavra “e-mail”.

9. Serviços voluntários e comunitários realmente melhoraram um curriculum vitae. Às vezes, especialmente, para novos graduados ou mesmo profissionais que mudaram de profissão se deslocando de um setor para o outro.

10. Se o seu curriculum vitae for longo, ajuste as margens para melhorar a aparência. Não use menos de 1,0 centímetro e não deixe linhas isoladas penduradas em outra página.

11. Evite usar pronomes pessoais como “eu” e “meu”, exceto, talvez, em uma indicação objetiva. Alguns não gostam de declarações objetivas. Eu ainda acho que são úteis quando bem utilizadas. No entanto, elas não podem ser superficiais.

12. Não informe endereços completos de empregadores anteriores, evite até mesmo incluir o seu próprio endereço se você não quiser. Esta é uma nova tendência especialmente em um mercado de trabalho onde as pessoas estão se mudando com frequência. Seu endereço não acrescenta nada de novo.

13. Não inclua nomes de referência sobre o seu histórico ou curriculum vitae. Também não use a linha, “Referências disponíveis mediante pedido”. Os recrutadores sabem que, certamente, você fornecerá referências que vão falar bem de você.

14. Sabemos que algo entre 30 e 40{e1afb3807b99d1d4cf8d3b196e4967f442a2f0a9492fb6d2726b89ac142d863d} do curriculum vitae recebem mais atenção. Procure torná-lo o mais interessante e menos cansativo possível para conquistar a atenção do leitor.

15. Use os números de página se o curriculum vitae possuir mais do que uma página.

16. Adicione o nome, número de telefone e e-mail para todas as páginas do curriculum vitae. Procure utilizar recursos do editor de texto, tais como o cabeçalho que se repete em todas as páginas.

17. Use tabelas para alinhar colunas. Clique sobre mesas para remover linhas e deixá-la com uma aparência limpa e organizada.

18. Não inclua qualquer informação sobre salário ou salários anteriores em seu curriculum vitae. O curriculum vitae não é o lugar certo para fornecer esta informação.

19. Use um endereço de e-mail profissional ou links para redes sociais lins em seu curriculum vitae. Certifique-se que quando um recrutador clicar visitar sua rede solcial ele não fique decepcionado com o que vê.

20. Não use jargões ou gírias em seu curriculum vitae.

21. Não escreva informações acima do seu nome.

22. Informações sobre educação devem ir para o topo do curriculum vitae para os recém graduados. É a coisa mais importante sobre você no momento. Com os anos de experiência, a seção Educação pode ser movida para a parte inferior do curriculum vitae.

23. Crie um novo documento chamado “Inventário do Curriculum vitae” e é aí que você vai despejar qualquer informação que eliminar a partir desta versão do curriculum vitae. Você pode querer estas informações em algum momento que seja mais relevante.

24. Altere o objetivo do curriculum vitae conforme necessário de acordo com a vaga ou oportunidade. Escreva um objetivo claro e definido. Evite generalizações.

25. Faça um “Resumo de Qualificações” ou “Perfil de carreira” forte. Obtenha ajuda profissional com este item, assim que você poderá ser tão sucinto quanto eficaz.

Leia também o artigo Resumo de Qualificações.

O que achou das dicas? Tem alguma para acrescentar? Deixe seu comentário.

Baseado no artigo: http://thehbcucareercenter.com/2015/03/50-resume-writing-tips-work/

Post Author: Equipe PDE

1 thought on “25 dicas para o curriculum vitae

    gabriel

    (novembro 29, 2015 - 10:11 pm)

    muito bom

Deixe uma resposta