5 minutos parar melhorar o seu currículo

Se você tiver 5 minutos. Revise seu currículo com estas dicas.

Dica #1

Remova qualquer coisa relacionada com o ensino médio, a menos que você esteja fora da faculdade , precise compor o seu currículo por falta de conteúdo ou tenha feito algo realmente relevante (incrível) durante seus anos de colégio.

Dica #2

Atualize sua seção de habilidades (para ajudar leia o artigo Resumo de Qualificações). Adicione quaisquer novas habilidades que você conquistou, e remova qualquer coisas pouco relevantes (ninguém quer saber que você tem experiência em Microsoft Word, isso é algo já esperado).

Dica #3

Se você tem muitas habilidades relacionadas a uma determinada posição, digamos, língua estrangeira, software e habilidades de liderança, tentar quebrar em seções e fazer listas (“Competências Linguísticas” ou “Habilidades em Desenvolvimento de Software”).

Dica #4

Verifique se a formatação está consistente em todo o seu currículo. Todos os cabeçalhos devem ser do mesmo estilo, toda a indentação de linhas iguais, todos os bullets combinando, entre outras coisas. Você não quer passar uma mensagem de desleixo!

Dica #5

Escreva o nome completo dos acrônimos, o nome completo dos títulos, certificações, ou organizações. Você deve incluir o descritivo completo de acrônimos, pelo menos, pela primeira vez, para garantir que o recrutador saiba do que você está falando. Por exemplo: Certified Public Accountant (CPA).

Dica #6

A menos que você seja um designer ou estiver enviando um (cuidadosamente trabalhado) currículo criativo, remova todas as fotos ou elementos visuais. Em um currículo mais tradicional, eles geralmente servem apenas para distrair o empregador ou entrevistador (e pode confundir os sistemas de rastreamento de candidatos).

Dica #7

Se você tem lacunas de alguns meses em sua história de trabalho, troque as datas de início e fim usuais para cada posição com apenas anos (por exemplo, 2010-2012).

Dica #8

Troque os verbos chatos por alguns mais poderosos e interessantes (para ajudar leia o artigo Usando verbos corretos no currículo).

Dica #9

Troque os adjetivos genéricos ou títulos (palavras como “detalhista” ou “experiente” são usadas em excesso e não dizem muito a um recrutador) use uma linguagem mais forte que melhor descreva seus pontos fortes.

Dica #10

Trabalhou em várias posições de trabalhos dentro da mesma organização? Enumere estes cargos em seu currículo, descrevendo o tempo que exerceu cada função.

Dica #11

Como regra geral, você deve somente mostrar os mais recentes 10-15 anos de sua história de carreira e só inclua a experiência relevante para as posições a que você está se candidatando. Então, se você tem alguma coisa realmente irrelevante ou aleatória, remova e use o espaço para aumentar a massa de informações, outras seções ou adicione algo mais relevante.

Dica #12

Analise linha por linha e tome nota de todas as palavras órfãs (palavras isoladas). Veja como você pode editar a linha anterior para ajustar o texto de seu currículo e torá-lo visualmente mais limpo e abra linhas extras para você informar outras coisas.

Dicas #13

Torne o seu documento mais fácil de ler, com um visual mais agradável, recomendo adicionar linhas divisórias entre as seções. Para ajudar a ter mais ideias, confira o artigo Currículo nota 10.

Dicas #14

Inclua todos os números em seu currículo? Verifique e altere todas as informações numéricas para o formato de números, em vez de descritivo (ou seja, 30{e1afb3807b99d1d4cf8d3b196e4967f442a2f0a9492fb6d2726b89ac142d863d} em vez de trinta por cento). Mesmo pequenos números que são muitas vezes citados devem ser escritos numericamente. Facilita a revisão e economiza espaço.

Dica #15

Leia o seu currículo em voz alta. Isto não só irá ajudá-lo a detectar quaisquer erros ortográficos ou gramaticais, mas também irá ajudá-lo a detectar quaisquer frases que soam estranhas ou que são difíceis de entender.

O que achou destas dicas? Tem alguma a acrescentar na lista? Deixe seu comentário.

Post Author: Equipe PDE

1 thought on “5 minutos parar melhorar o seu currículo

Comments are closed.