Como escrever um currículo sem experiência

Candidatos ao primeiro emprego que buscam uma posição no mercado de trabalho são frequentemente confrontados com um desafio familiar: eles estão interessados em ganhar experiência, contudo, não possuem experiência de trabalho para provar que são qualificados. Os empregadores acreditam que a história de trabalho de um candidato é uma das melhores maneiras de prever o futuro desempenho do profissional.

Então, como  apresentar um currículo sem experiência de trabalho significativa?

Crie uma boa primeira impressão

Quando você não tem experiência, iniciar o seu currículo com um objetivo claro é uma ótima maneira de mostrar que você está focado e entende a mentalidade do empregador. Outra maneira de evitar apresentar-se sem  experiência de trabalho é a de incluir um resumo das qualificações (leia também o artigo Resumo de Qualificações) com uma lista de seus pontos fortes e habilidades que o tornam perfeito para a posição. Este tipo de lista destaca a experiência que você descreve no corpo do currículo e tira do foco do fato de você não ter nenhuma experiência de trabalho. Um resumo das qualificações podem ser criados após a conclusão do resto de um currículo sem experiência.

Mesmo sem experiência, alguma experiência você possui

Em um currículo sem experiência, você pode incluir experiências de voluntariado ou a até mesmo um hobby. Comece com uma seção com foco em sua educação. Desde que a atividade se relacione com o trabalho, projetos escolares são aceitáveis quando você não tem nenhuma experiência profissional. Faça uma lista de todos os talentos e experiências de voluntariado que você desenvolveu ou desenvolve, mas sempre com competências transferíveis para o ambiente de trabalho. Toda realização ou habilidade listados devem estar relacionados, de alguma forma, com o trabalho. O empregador procura alguém com habilidades fortes em serviço ao cliente? Talvez ter passado três anos angariando dinheiro para uma organização escolar ou equipe de esportes lhe qualificaria para a posição? Quantifique cada frase para enfatizar como a sua participação acrescentou valor à organização ou evento. Certifique-se de incluir quaisquer prêmios ou honrarias que você tenha recebido. Quando você não tem experiência profissional, qualquer experiência é válida.

Mostre suas habilidades

Ao preparar um currículo sem experiência, a parte inferior do seu documento é um ótimo lugar para listar todas as habilidades que você desenvolveu e que o qualificam para a vaga desejada. As horas você gastou no Photoshop ou edição de vídeos para redes sociais podem ser listadas. Mesmo com um currículo sem experiência, essas atividades ainda irão torná-lo elegível para o cargo.

Lembre-se: Seja Profissional

Não ter experiência profissional não significa que você não seja qualificado. Aproveite o tempo para revisar a gramática do seu currículo e livre-se dos erros de digitação. Isto irá apresentar um nível de profissionalismo. Use um modelo de currículo (leia também o artigo Currículo nota dez) para desenvolver um currículo forte, profissional que comunica entusiasmo e competência aos empregadores. Ao promover suas habilidades e realizações, os empregadores terão a certeza de vê-lo como um candidato perfeito para a sua empresa, mesmo sem nenhuma experiência profissional.

O que achou do artigo? Tem alguma experiência ou dica para compartilhar? Deixe seu comentário.

Fonte: http://www.livecareer.com/resume-tips/how-to/write-your-first-resume/how-to-write-a-resume-when-you-have-no-work-experience

Post Author: Juscilene Vaz

Deixe uma resposta