LinkedIn: Os dois lados desta importante ferramenta

O LinkedIn pode ser ótimo para quem procura emprego, mas possui falhas. Vamos analisar o dois lados:

1. Por que LinkedIn é ótimo para buscar oportunidades

Nenhum gestor gosta de pensar que seus funcionários estão ativamente à procura de novas oportunidades fora, independentemente de você estar fazendo isso no horário de expediente ou não. Todos entendem e sabem disso. Até pouco tempo atrás, se você divulgasse o seu currículo on-line como parte de uma busca por trabalho e seu empregador descobrisse, seria comum que você fosse:

  • convidado, uma reunião de esticar confiança desconfortável para explicar a descoberta;
  • calmamente colocou em uma lista de RH interno de pessoas para ser substituído o mais cedo possível (possivelmente antes de encontrar um emprego em outro lugar!);
  • ou até mesmo, demitido sem rodeios.

O LinkedIn essencialmente colocou um fim a isso. Hoje em dia, a maioria dos empregadores esperam ou até mesmo exigem que você esteja no LinkedIn. O mercado de trabalho também vê com bons olhos esta ferramenta, a ponto de muitos recurtadores e head hunters a utilizarem como fonte confiável de candidatos. Isso mesmo, os mesmos empregadores que desaprovavam o fato de você ter seu currículo divulgado on-line, agora querem e esperam que você o faça.

No entanto, apesar de que agora você pode ter o seu bolo, isso não significa que você já pode saboreá-lo sem preocupações. Vamos analisar o outro lado da estória.

2. Onde LinkedIn é ruim para sua busca de emprego.

Procura por emprego é tudo sobre o marketing pessoal. Você precisa vender-se ao ponto em que pelo menos um empregador pense que eles estejam fazendo um grande negócio ao lhe contratar. Os candidatos mais bem sucedidos são os únicos que entendem o seu público (recrutadores) e podem melhor direcionar a sua mensagem (carta de apresentação, currículo, etc) para esse público.

Assim como o trailer de um filme pode deixar seus expectadores animados sobre o novo lançamento realizado, você deseja obter o mesmo de seus futuros empregadores, ou seja, deixá-los ansiosos por conhecê-lo e potencialmente contratá-lo. Empresas de cinema são particularmente boas em atrair sua audiências, por meio da criação de trailers segmentados para diferentes países ou mercados.

Para os candidatos a um emprego, a forma clássica de alcançar e surpreender seus futuros empregadores é adequar as suas mensagens a eles (de novo, carta de apresentação, currículo, etc.)

Porém, você não pode adaptar um perfil no LinkedIn. Você não pode destiná-lo a um público específico. Não há uma maneira de mostrar seções diferentes a visitantes (recrutadores) diferentes.

Se você decidir correr o risco e remover manualmente empregos anteriores irrelevantes para direcionar o seu perfil, o formato cronológico do LinkedIn irá expor o fato em lacunas no currículo que você acabou de criar, e provavelmente vai sinalizar para os recrutadores que você removeu detalhes do seu passado.

Você poderia tentar alterar sua experiência em um trabalho anterior para torná-lo mais relevante para sua busca de emprego atual, mas provavelmente iria deixar você com uma descrição branda e deixaria de impressionar. Pode prejudicar ainda mais as suas chances se um determinado recrutador decidir verificar as referências e os seus ex-colegas fornecerem informações diferentes das alteradas.

A Solução

Adaptar a sua mensagem para os empregadores, tanto quanto possível, mas quando se trata de um meio que não pode ser adaptado, o ideal é mostrar o que de MELHOR você pode fazer. Em outras palavras, tornar o seu perfil do LinkedIn tão impressionante quanto possível, independentemente de quem irá vê-lo. Para cada cargo ou função que você teve:

  • Enfatizaras realizações, usando números sempre que possível;
  • Obter recomendações contundentes de pessoas que lhe conhecem;
  • Lista de prêmios e honrarias recebidos.

E, por fim, usar o Sumário para resumir os destaques de todos estes pontos, motivando o leitor a buscar mais detalhes, em última instância, convidando-o para uma primeira entrevista.

Sucesso a todos!

Post Author: ronaldo

2 thoughts on “LinkedIn: Os dois lados desta importante ferramenta

    […] de e-mail e um link para um perfil em uma rede social profissional, sempre indicamos utilizar o Linkedin, contudo existem outras (Leia o artigo Procurar emprego usando redes sociais). Para criar este […]

    […] 4. Limite o uso de gráficos, salvo se estiver desenvolvendo um curriculum vitae infográfico. Não adicione sua foto ou imagens extravagantes. Recrutadores encontrarão sua foto no perfil do LinkedIn ou outras redes sociais. Leia também o artigo Os dois lados do LinkedIn. […]

Comments are closed.