objetivo no currículo

Objetivo no currículo – Erros comuns

Existem vários erros que os candidatos a emprego cometem ao escrever seus currículos. Porém o mais frequente é usar o mesmo objetivo para todas as candidaturas a emprego. A categoria objetivo no currículo é um dos itens mais importantes, pois é uma das primeiras informações que o empregador vai ler. Ele deve ser interessante o suficiente para despertar o interesse em ler o restante do currículo.

 

Além deste erro, listamos mais 4 exemplos do que evitar ao escrever o objetivo no currículo.

 

1) Usar o mesmo objetivo para todas as oportunidades de emprego

EXEMPLO: Para conseguir um emprego dentro do seu campo de atuação você vai usar a sua educação, habilidades e experiências passadas de forma mutuamente benéfica para você e seu potencial empregador.

 

Seu objetivo é ser o candidato ideal para um determinada vaga e isso significa garantir que você seja exatamente o que o empregador está procurando.

<Próximo!

 

2) Fazer uma lista enorme

 

Esta é uma armadilha na qual muitos candidatos a emprego caem. É como se não pudessem resistir a tentação de usar a categoria objetivo para listar todas as coisas que eles esperam da posição.

EXEMPLO: Olá, eu sou João e realmente quero um emprego em uma empresa onde eu possa ganhar muito dinheiro fazendo o mínimo possível. Ah! e uma sala de gerente, um carro da empresa seria bom também…

Sim, exageramos um pouco no exemplo, mas precisamos chamar sua atenção para isso. Mesmo em textos mais realistas você pode listar coisas tão ridículas quanto as do exemplo. Fique atento!

 

3) Ser muito vago no conteúdo

 

O erro número três é ser vago ou usar palavras e termos vazios. Não há uma geral para este caso, é preciso tomar cuidado para não ser ambíguo na esperança de escrever o que for mais adequado para a vaga e acabar com seu currículo enviado diretamente para a pilha do NÃO.

EXEMPLO: Procurando um emprego de tempo integral onde eu possa aplicar minhas habilidades e conhecimentos para a posição.

Bla-bla-bla… Quem é essa pessoa? Tudo o que sabemos ao ler esse texto é que ele(a) têm habilidades e conhecimentos … mas, além disso, nada mais. Que habilidades ele(a) têm? Será que realmente se aplicam ao trabalho? Quais conhecimentos ele(a) pode ter e que irá beneficiar a empresa? Entende o que queremos dizer? É tão genérico que você poderia literalmente caber qualquer interpretação nesse trecho de texto.

Próximo.

 

4) Ser prolixo

 

O erro número quatro é ser longo demais nas declarações do objetivo no currículo. Isto não é uma novela. Deixe os detalhes de sua experiência para serem explorados em uma entrevista pessoal … quando então você poderá explicar situações, expor conhecimentos e habilidades usando exemplos concretos.

EXEMPLO: Não vamos colocar um exemplo aqui. Por quê? Porque o exemplo que íamos fazer seria tão longo e ridículo que você e todos os outros que estão a ler este artigo ficariam aborrecidos e iriam embora. Basta lembrar, é ser curto, direto e suave. Qualquer coisa entre uma frase ou duas é muito longo. Lembre-se disso.

 

5) Não adicionar valor

 

O erro número cinco é provavelmente o pior … e o mais fácil de cair. É um enorme erro escrever uma declaração que basicamente preenche espaço (o famoso “encher linguiça”), mas não diz ao empregador nada sobre o valor que você traz à mesa. Isso também pode ser confundido com a declaração muito vaga.

EXEMPLO: Obter uma posição dentro do minha área de atuação onde eu posso utilizar minhas habilidades como um profissional, educado, pontual em troca de um salário justo no mercado.

 

Como você vai atender às necessidades da empresa?

 

Ao escrever o seu objetivo no currículo, sempre deve ter a intenção de responder a esta pergunta.

 

O que achou do artigo? Deixe seu comentário.

Para manter-se atualizado em relação ao mercado de trabalho e outros assuntos relacionados a emprego, currículo e carreira, siga o Papo de Emprego nas redes sociais: Participe do nosso grupo no Facebook, curta a página Papo de emprego, siga-nos no Twitter, inscreva-se em nosso canal do Youtube e cadastre seu e-mail gratuitamente, na barra lateral direita, para receber as novidades periodicamente.

Post Author: ronaldo

Deixe uma resposta