O que é Resumo de Palavras-chave

Se você já viu um resumo de palavras-chave listadas em um currículo, mas não tem certeza de qual é o propósito ou como escrever esta seção corretamente, você não está sozinho.

Como funciona o resumo de palavras-chave?

Quando um candidato apresenta um currículo para um site especializado na busca por emprego, tais como Catho ou Vagas.com, entre outros,  eles têm a opção de tornar o currículo público. Isto significa que qualquer empregador poderá pesquisar o currículo a qualquer momento para ver se o candidato está qualificado para a oportunidade. Para fazer isso, o empregador utiliza um sistema de rastreamento para encontrar certas palavras no currículo e certificar-se que o candidato possui as habilidades necessárias para a vaga (este método é muito mais eficiente do que ter que abrir cada currículo e ler um por um ).

Entender a função do resumo de palavras-chave permite que você decida se deve ou não colocá-las em seu currículo. Você deve usar este recurso se estiver pensando em tornar público o currículo permitindo que os empregadores o encontrem por meio de pesquisas.

Como escrever um resumo de palavras-chave?

Tudo que você precisa fazer é criar uma lista de palavras separadas por vírgulas. É realmente muito simples. Se tomarmos como referência a forma como um resumo de palavras-chave funciona, sabemos que uma busca na internet faz uma varredura a procura de certas palavras, de modo que você não precisa listar uma frase inteira para explicar um ponto chave. Apenas uma palavra ou mesmo algumas palavras são suficientes para ser eficaz.

O aspecto mais importante é decidir quais palavras incluir no resumo de palavras-chave. Você deve listar palavras que reflitam a posição ou indústria que você está tentando atingir. As palavras podem incluir títulos de posições que você exerceu, competências e responsabilidades de um  cargo que você conquistou, educação ou certificações e até mesmo siglas de jargões de sua área de atuação. Além disso, você pode adicionar palavras atuais ou frases de anúncios para uma posição, aumentando a probabilidade de aparecer bem posicionado em uma pesquisa. Os sistemas de busca classificam os candidatos pelo número de palavras que correspondem aos critérios pesquisados.

Uma pergunta que pode ter lhe ocorrido: “E se todas as expressões que eu pretendo usar em meu resumo já estiverem no meu currículo?”

Existem algumas maneiras diferentes de responder a esta pergunta. Primeiro, você pode já ter incluído todas as palavras necessárias no corpo do seu currículo e pode não ter a necessidade de acrescentar uma seção separada para o resumo de palavras-chave. Em segundo lugar, pode não ter usado termos que são considerados siglas e que também seriam benéficos para expor melhor o seu currículo. Não é uma boa prática, usar siglas em um currículo, por isso, se você é uma enfermeira, por exemplo,  e tiver escrito “Enfermeira para RN” em seu currículo, você pode incluir RN no resumo de palavras-chave.

Aqui está um exemplo de como se parece um resumo de palavras-chave. O exemplo a seguir é para um currículo de enfermagem.

Exemplo de resumo de palavras-chave:

Medicina, Enfermagem, Saúde, Hospital, RN, Dedicado, Assistência Familiar, Assistência ao Paciente Idoso, Administrativo, Cuidador, Assistência ao paciente, UTI, AV, Terapia, Procedimentos ER, Clínica, Gestão, Cuidar, Qualidade de Vida, Satisfação, Liderança, procedimentos críticos, Operação, Medicação, Gestão.

Você já usou um resumo de palavra-chave antes? Você acha que eles são úteis? Deixe-nos um comentário!

Post Author: ronaldo

Deixe uma resposta