10 minutos para melhorar o seu currículo

Se você tiver de 10 a 15 minutos leia estas dicas e aprimore seu currículo.

Dica #1

Dê uma boa olhada no terço superior do seu currículo, a parte que vai aparecer na tela quando o empregador ou entrevistador clicar em “abrir” no PDF. Isso é o que vai criar a sua primeira impressão, então certifique-se que este trecho sirva como um gancho que faz com que o entrevistador fique ansioso para ler mais.

Dica #2

Certifique-se de que você não tenha mais de 6 ou 7 itens para qualquer posição que tenha ocupado. Se você tiver? Corte e condense-os. Não importa quanto tempo você esteve em um emprego ou quão bons são itens descritos, o recrutador simplesmente não irá focar neles.

Dica #3

Entregue seu currículo para alguém que não o conhece bem e peça para avaliá-lo por 30 segundos. Depois pergunte: Quais são as três coisas mais memoráveis? Qual é a narrativa? Tome este feedback e pense sobre como você pode ajustar o seu currículo para chegar mais perto de onde você quer.

Dica #4

Revise o texto descrito para cada função, e adicione tantos números e porcentagens quanto puder para quantificar o seu trabalho. Quantas pessoas foram impactadas? Qual porcentagem você excedeu as suas metas?

Dica #5

Escolha algumas declarações para tomar um passo adiante e adicionar o benefício que foi para o seu área ou para sua empresa. Ao fazer isso, você comunica claramente não apenas o que você é capaz de fazer, mas também o benefício direto que o empregador recebeu por contratá-lo.

Dica #6

Considere a adição de uma seção qualificações. (Talvez no lugar de “objetivo de carreira”) Esta deve ser uma seção de no máximo seis sentenças que apresenta de forma concisa as suas realizações, as principais habilidades e experiências importantes. Ao fazer isso, você está tanto aderente a qualquer sistemas de rastreamento com palavras-chave e está dando ao empregador, os suculentos informações importantes em forma de tópicos.

Dica #7

Atualize seu cabeçalho do currículo para torná-lo popular. Você não tem que ter muitos conhecimento de design para fazer um cabeçalho que pareça elegante e chame a atenção de um recrutador. (Dica: Use esse mesmo cabeçalho em seu currículo e carta de apresentação para fazer a sua “marca pessoal”).

Dica #8

Precisa preencher mais espaço em seu currículo? Não há nenhuma lei que dizendo que você só pode colocar atividades de tempo integral ou trabalho remunerado em seu currículo. Então, se você já participou de um papel importante como voluntário ou trabalhava a tempo parcial, como freelancer, ou blogger, adicione estas coisas como seus próprios “trabalhos” dentro de sua cronologia da carreira.

Dica #9

Se você precisar de mais espaço em seu currículo, verifique se suas decisões de formatação não estão ocupando espaço desnecessário. Será que o seu cabeçalho ocupa muito no topo? Você tem alguma quebra de linha extra que você realmente não precisa? Analise a formatação e veja quanto espaço você pode descobrir.

Dica #10

Olhe para cada frase ou item e certifique-se de que é compreensível para a média geral das pessoas. Lembre-se que a primeira pessoa que vê o seu currículo pode ser um recrutador, um assistente, ou até mesmo um executivo de alto nível, e você quer ter certeza de que é legível, relevante e interessante para todos eles.

Dica #11

Certifique-se de toda a experiência em seu currículo está atualizada. Adicione quaisquer prêmios que recebeu, novas habilidades que você conquistou, artigos que você publicou, ou qualquer outra coisa impressionante que você fez.

Dica #12

Compare ao seu perfil do LinkedIn, e faça, as atualizações que você acabou de fazer para o seu currículo, para suas seções de qualificações e experiência.

Dica #13

Solicite a três de seus amigos ou contatos profissionais para dar uma olhada em seus currículos. Você pode obter mais inspiração para o seu próprio (ou até mesmo ajudá-los).

O que achou das dicas? Teria alguma informação relevante para acrescentar na discussão? Deixe seu comentário.

Post Author: Juscilene Vaz

Deixe uma resposta