currículo de TI

Currículo de TI: como começar do zero

Para ilustrar e contextualizar nossas dicas para escrever um currículo de TI do zero, vamos utilizar um caso interessante analisado pela equipe do Papo de Emprego recentemente, e é claro vamos omitir os nomes reais do profissional e das empresas.

Mario Costa passou os últimos 25 anos construindo uma carreira bem-sucedida como um consultor de TI , deslocando-se de empresa para empresa baseado unicamente em referências de clientes satisfeitos e uma reputação, desenvolvida ao longo dos anos, como o cara que resolve os “insolúveis” desafios de TI. Mas quando Costa decidiu fazer uma mudança de carreira para perseguir um papel de CIO em uma empresas, ele enfrentou seu próprio desafio impensável: Ele não tem um currículo.

Mario tinha um perfil no LinkedIn, mas parecia uma “maçaroca de dados” caótica e difícil de interpretar à primeira vista. Um perfil com cerca de 3.500 palavras que, se impresso, seria equivalente a nove páginas. A colcha de retalhos de trabalhos de consultoria de longo e curto prazo, datas que se sobrepõem e trabalhos de consultoria simultâneos.

Este é o cenário que vamos utilizar como pano de fundo para dar algumas dicas muito úteis na hora de criar um currículo de TI do zero.

Começando o currículo de TI do zero

O primeiro passo é determinar um foco de acordo com sua situação. No caso de Costa ele tem como ponto forte a capacidade de resolver problemas na área de TI onde outros falharam.

Infelizmente, assim como ocorre com muitos profissionais, o material necessário para montar o currículo de Mario estava trancado dentro de sua própria cabeça. São dramáticas histórias de entrega dos projetos complexos que já tinham frustrado equipes anteriores. Ele é muito bom em gerenciar projetos extremamente difíceis tornando-os bem-sucedidos. Por exemplo, na TeleMidia, o primeiro emprego depois da faculdade, sua primeira missão foi corrigir um problema que havia atormentado a empresa durante anos e outras cinco equipes anteriores não tinham conseguido resolver, mas Costa resolveu dentro de suas primeiras duas semanas de empresa. Esse talento incrível é agora o fator central de seu currículo, e é um grande gancho para os recrutadores.

O próximo passo

Reorganizar os trabalhos realizados. No caso de Mario, organizamos o histórico por função exercida para ajudar os leitores a entenderem a profundidade e amplitude de sua experiência.

Organizar informações de maneira que o currículo torne-se simples e agradável de ser lido não é uma tarefa fácil. Principalmente quando você está produzindo o documento pela primeira vez, assim como o nosso personagem, Mario. Em meio à massa de dados do perfil do LinkedIn, foi possível detectar informações relevantes que são comprovadas nas duas páginas seguintes. Com isso, analisamos toda a carreira de Mario e criamos subtítulos para mostrar claramente onde ele atuou como CTO, arquiteto e consultor, desenvolvedor, empresário e funcionário. Depois de quebrar a sua carreira de 25 anos em cinco categorias funcionais, resolvemos o problema da “maçaroca de dados” e então de repente tudo faz sentido para os leitores.

Também movemos a seção “Educação” para o fim da primeira página do currículo. Essa formatação original permite a Costa usar toda a primeira página de seu currículo como uma espécie de biografia que pode funcionar como uma versão resumida do currículo de TI para ser usada quando estiver fazendo networking.

Determinando uma direção

Agora que a experiência de Mario foi organizada e focada, voltamos a atenção para as suas ambições e objetivos de carreira. Recapitulando, o perfil do LinkedIn de Mario era originalmente sem foco e sem uma direção clara para os próximos passos na carreira. Agora vamos determinar claramente o objetivo final de Mario, que será para conseguir um emprego de tempo integral como CTO, ideal para uma empresa de software, ou um Oficial Chefe de Dados (Chief Data Officer – CDO).

Um objetivo bem focado pode, rapidamente, dizer ao leitor onde Mario quer chegar. Ele já realizou muitos papéis como um consultor, para que possa mostrar que sua experiência está bem combinada com o seu objetivo. O resumo curto sobre a carreira – quatro linhas – e os itens listados (bullets) trazem a sua personalidade e pontos fortes da carreira. É possível ainda trabalhar uma referência à sua experiência de futebol na faculdade, que pode ser incluída no item “Liderança”.

Por fim, incluir uma tabela que resume a carreira de Mario dá aos leitores uma cronologia rápida que ajuda a digerir todos os 23 trabalhos em consultoria, dois empregos em tempo integral, seus pontos fortes, realizações e conquistas em apenas alguns segundos. Este item é muito importante para um currículo de TI, em geral, os profissionais desta área migram de emprego mais vezes durante a carreira, principalmente os profissionais voltados para a área de projetos de TI.

O que achou do artigo? Tem alguma dicas para acrescentar na discussão? Deixe seu comentário.

Baseado no artigo: http://www.cio.com/article/2983809/hiring/it-resume-makeover-how-to-start-from-scratch.html

Post Author: Equipe PDE

Deixe uma resposta