Entrevista: desafios do entrevistador e do entrevistado

A entrevista é a porta de entrada em qualquer empresa para qualquer profissional. Em qualquer cultura, é algo que causa medo e ansiedade até ao profissional mais bem preparado.

O mesmo pode-se dizer do entrevistador, que tem a responsabilidade de recrutar, examinar, avaliar e contratar o profissional certo para cada demanda. Por mais que o recrutador seja bem intencionado e muito experiente, a tarefa nem sempre é fácil e a responsabilidade é bem grande.

Desafios do Entrevistador

O entrevistador deve avaliar a postura do entrevistado desde o primeiro contato – por telefone ou e-mail até a decisão da contratação ou exclusão: o modo de tratar a proposta, a forma como o entrevistado se veste, o horário de chegada à entrevista, a sua linguagem verbal, não verbal e a escrita, a elaboração do currículo, as informações implícitas neste, a veracidade das informações, testes e possíveis provas, dinâmicas de todos os tipos, respostas às perguntas realizadas, questões dúbias ou desencontradas, etc.

O entrevistador, contudo, não está ali para julgar a pessoa à sua frente a partir de seus próprios valores e propósitos de vida: é preciso se pautar às técnicas profissionais, e não julgar o entrevistado de forma pessoal. Afinal, cada pessoa tem os seus próprios valores e a sua forma única sobre como encara a vida e a carreira. É preciso ser imparcial.

Há muitas técnicas para extrair as informações necessárias do seu entrevistado – a escolha de cada método tem muito a ver com o alinhamento e a abordagem da empresa.

Em geral, uma entrevista não vai bem quando não há comunicação entre entrevistador e entrevistado. Perguntas mal elaboradas, por exemplo, podem distorcer a verdade do entrevistado ou deixar brechas para que se aproveite um bom candidato. Já as perguntas curtas demais, são muito genéricas e pouco assertivas. As perguntas longas, além de cansativas, podem não ser produtivas. O ideal é que a conversa seja 30{e1afb3807b99d1d4cf8d3b196e4967f442a2f0a9492fb6d2726b89ac142d863d} descontraída e 70{e1afb3807b99d1d4cf8d3b196e4967f442a2f0a9492fb6d2726b89ac142d863d} formal. Além disso, a entrevista ideal deve se ater a no máximo 30 minutos, não mais que isso.

Se a resposta do entrevistado for confusa, pode significar que a pergunta não tenha sido bem feita. Rever a questão e perguntar de forma diferente é fundamental neste caso. A reação do entrevistado é um espelho do trabalho do entrevistador.

Desafios do Entrevistado

Se a responsabilidade do entrevistador é realizar um processo agradável e construtivo, buscando entender e formar o perfil do seu entrevistado, este tem a responsabilidade de divulgar o seu trabalho, as suas habilidades e competências.

E como a comunicação sempre acontece entre dois elementos, e não um só, cabe ao entrevistado responder às perguntas de forma clara e sucinta, sempre apresentando o seu melhor, focando do entendimento do entrevistador.

O corpo também fala: marketing pessoal é tudo em uma seletiva e acontece em diferentes níveis: gestos, vestuário, olhar, tom de voz, escrita (currículo), capacidade de se expressar de forma assertiva, modo de sentar-se, etc.

É preciso mostrar o quando poderá agregar a empresa com a sua experiência e o quanto está disposto a contribuir com as demandas de sua função. Mostrar interesse e motivação é muito importante, pois cativa o entrevistador. A entrevista é uma amostra do seu comportamento.

Post Author: ronaldo

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