Entrevista: As 5 perguntas mais usadas

As 5 perguntas mais usadas em entrevistas

Entrevistas de emprego são difíceis, assim como as perguntas que surgem. Vamos ver como responder a cinco das perguntas mais utilizadas na entrevista de emprego.

1. “Me fale sobre você.”

Este não é o momento para compartilhar sua história de vida. O que o entrevistador está buscando é uma breve visão geral de aspectos da sua experiência que se relacionam com a posição. Fale sobre algumas realizações ou pontos fortes com os quais você de sente muito bem, e como você acha que eles o qualificam para a oportunidade que você está sendo entrevistado.

Exemplo: “Eu tenho seis anos de experiência em projetos, e passei os últimos três anos como Coordenador de Projetos nesta empresa, supervisionando equipes técnicas, contratação e prazos, eu simplifiquei o fluxo de trabalho de modo que fomos capazes de cumprir prazos para todos os projetos de implantação, e em muitos casos, entregamos os projetos bem antes dos prazos reais. Economizei para a empresa duas semanas de pagamento de horas extras e despesas com pessoal. Gestão do tempo é uma das minhas maiores habilidades, e eu tenho certeza que ela seria facilmente transferirida para o cargo Gerente de Projetos que está sendo oferecido aqui.”

“Qual você acha que é a sua maior fraqueza?”

A melhor maneira de responder a esta pergunta é honestamente mencionar uma fraqueza real que não irá afetar a sua capacidade de fazer o trabalho, ou enfrentar uma habilidade que você está começando a aprender e quer desenvolver. Evite chamar a atenção para qualquer fraqueza que é uma das qualidades fundamentais que o empregador está procurando. E não tente a velha abordagem “Eu sou um workaholic”, ou “Eu sou um perfeccionista”.

Exemplo: “Eu não sou tão forte quanto eu gostaria em negócios online, por isso estou gastando cerca de três horas por semana lendo e estudando sobre o tema, e lendo algumas perspectivas sobre os negócios na internet. Já estou aprendendo algumas coisas que posso utilizar aqui, e espero encontrar mais idéias sobre como usar este conhecimento para aprimorar minha capacidade de gerenciar projetos.”

“O que você menos gosta em seu último (ou atual) emprego?”

Não vá desabafar ou se concentrar em pontos negativos, com respostas brutalmente honestas, tais como “Meu chefe era um idiota”, ou “Eles simplesmente não estavam me dando a oportunidade de levar minha carreira para o próximo nível.” Em vez disso, mantenha a ênfase no positivo.

Exemplo:. “Essa é uma pergunta difícil de responder, eu tive muitas oportunidades nesta empresa, e eu trabalho com algumas pessoas excelentes. Acredito que  se eu tivesse que escolher uma coisa, seria as reuniões ocasionais que sempre levavam mais tempo do que o previsto. Eu gosto de lidar com um certo número de tarefas a cada dia e este tempo perdido poderia ser mais útil.”

“Onde você se vê em 5 anos?”

Qualquer coisa pode acontecer ou mudar em cinco anos, esta é uma pergunta impossível de responder. O que eles realmente querem saber é: “Se eu te contratei, eu poderei contar com você para ficar nesta empresa a longo prazo?” Portanto, evite respostas como “Eu espero ter o meu próprio negócio” ou “Eu pretendo estar aposentado até lá.” Você pode dar uma resposta que satisfaça os seus interesses, o que indica que você espera estar bem estabelecido como alguém que está ajudando a empresa a ter sucesso.

“Conte-me sobre uma ocasião em que você falhou.”

Pense em uma situação relacionada com o trabalho que não saiu conforme você esperava. O entrevistador está interessado em saber como você assumiu a responsabilidade por seu fracasso, o que você aprendeu com ele, e como você poderá evitar que falhas semelhantes voltem a acontecer.

Exemplos:

“Certa vez eu alterei o cronograma de um projeto para cumprir um prazo de entrega, mas, inadvertidamente, pulei alguns passos críticos. Acabamos descobrindo o erro antes que o cliente instalasse os produtos, porém mesmo assim eles não ficaram satisfeitos. Eu nunca mais cometi esse erro novamente.”

“Eu sempre achei que minhas táticas agressivas de vendas eram uma grande qualidade até que um dia eu perdi um cliente por ser demasiado agressivo. Com isso eu já aprendi a equilibrar as coisas e realmente entender as necessidades dos meus clientes antes de determinar como ajudá-los.”

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Post Author: ronaldo

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