Habilidades de liderança para profissionais de RH

Como um profissional de RH, você é parte da equipe de liderança na sua empresa. Isso é verdade quer os empregados se reportem diretamente a você ou não. Quando você trabalha em uma área de Recursos Humanos, os funcionários, em geral, de todos os níveis o veem como uma extensão da equipe de gestão da empresa. Os seus comportamentos têm um impacto direto sobre a forma como os funcionários percebem a abordagem da empresa para a gestão como um todo. Esta é apenas uma das muitas razões pelas quais é importante para os gerentes de RH terem fortes habilidades de liderança.

Quatro componentes da Liderança Eficaz

Seu comportamento e atitudes têm muito mais a ver com o fato de ser visto como um líder eficaz do que com o título do trabalho que executa. É essencial para os profissionais de RH exibir comportamentos de liderança eficazes em suas interações do dia-a-dia com outras pessoas. Quatro componentes-chave de liderança para trabalhar no autodesenvolvimento (e aperfeiçoamento) incluem:

1. Coloque as necessidades dos outros em primeiro lugar. Como um profissional de RH, os funcionários e gerentes de sua empresa são os seus clientes – de modo que você está ali para servi-los. Colocando as suas necessidades antes de suas próprias irá lançar as bases para a criação de uma relação positiva em que as pessoas passarão a enxergá-lo como um líder que tem os melhores interesses em mente.

2. Ouça com atenção e de forma eficaz. Você não pode aprender com aqueles ao seu redor, se você gastar mais tempo falando do que ouvindo. (Clique para tuitar isso) Os profissionais de RH com traços de liderança fortes prestam atenção ao que as pessoas dizem e como dizem. Eles também prestam atenção aos fatos, emoções e motivações em situações de impacto e nas respostas que as pessoas dão a eles.

3. Concentre-se em incentivar a cooperação. Os profissionais de RH que entendem a importância de serem vistos como líderes não recorrem a ameaças ou imposições para fazer acontecer o cumprimento das políticas e procedimentos. Em vez disso, eles se concentram em vender suas ideias, incentivando a participação, explicando a relevância, e educando as pessoas não sobre o que eles precisam fazer, mas também porquê.

4. Mantenha uma atitude respeitosa. A maneira como você trata as outras pessoas tem muito a ver com a forma como as outras pessoas vêem você. Se você quer que as pessoas o (a) respeitem, em primeiro lugar você deve mostrar respeito aos outros. Os líderes eficazes sabem que não é bom mostrar falta de respeito para com as pessoas, em qualquer situação.

Defina um exemplo apropriado

Como membro da equipe de RH da sua empresa, você deve definir um modelo ou um exemplo apropriado para os outros, e isso começa com a aceitação da responsabilidade de liderança que é inerente ao seu papel na empresa, bem como comprometendo-se a cultivar características de liderança positivas para si. O tempo que você investir na construção de relacionamentos positivos através de uma liderança eficaz com os funcionários e gerentes em sua empresa pode lançar as bases para as relações de trabalho benéficas para os dias, semanas e anos vindouros.

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Post Author: ronaldo