O currículo não está morto

O ano de 2014 marcou o 28 º aniversário da primeira previsão registrada sobre a morte do currículo.

No entanto, vamos listar algumas razões pela qual o currículo continua vivo e está aqui para ficar. Minhas quatro razões favoritas são estas:

1. Alguns dizem: “Currículos são como o seu avo fazendo uma entrevista de emprego para trabalhar no Twitter”.
Eu digo: Algumas coisas melhoram com a idade. Curiosidade: Facebook recebeu 250.000 currículos ano passado. Currículos permanece vivo depois de tanto tempo porque ele é uma ferramenta consistente e eficaz para candidatos a emprego e empregadores. Eu disse em um artigo anterior e repito, o currículo é um documento que guarda parte de nossa história pessoal e profissional.

2. Alguns dizem: “O currículo está morto … a Internet matou o pedido tradicional de emprego”.
Eu digo: A única coisa que vi efetivamente desaparecer co a chegada do computador pessoal, foi a máquina de escrever (datilografia). Alguns de vocês também devem ter ouvido, ha mais de uma década atrás, que a televisão seria substituída pela internet. Outro ponto, a beleza de um currículo é que não há regras que devem obrigatoriamente ser seguidas (ha sim algumas melhores práticas). Cabe ao candidato a emprego decidir o que realmente vai para o seu currículo, onde ele pode ser visto, e como pode ser acessado. Muitos candidatos a emprego hoje mantêm duas versões de currículos: digital e papel e em dois idiomas, português  e inglês. Enquanto um currículo de papel é necessária em qualquer interação face-a-face (entrevistas), seu irmão gêmeo digital pode ser equipado com todos os sinos e assobios em muitos perfis de diferentes redes sociais. A única pessoa que não mantém um currículo ativo é uma pessoa que não quer um novo emprego.

3. Alguns dizem: “Muitos especialistas auto-nomeados argumentam que o currículo de papel e digita no qual muitos profissionais construíram seus plano de marketing pessoal e de carreira, tornou-se obsoleto, completamente substituído por ferramentas modernas …”
Eu digo: Não há nenhuma razão para que um candidato a emprego seja obrigado a escolher entre a presença on-line e um currículo. Na verdade, o seu currículo pode ajudar no seu plano de marketing e presença on-line, quer seja utilizado em uma rede  social ou um website pessoal. Hoje em dia, um em cada vinte currículos incluem links para uma rede social, como LinkedIn, Facebook, ou Twitter, e este número que está crescendo a cada mês. Se bem escrito, o seu currículo é efetivamente uma combinação de palavras-chave que levará os empregadores a se conectar com a sua marca.

4. Alguns dizem: “Networking e / ou referências pessoais substituíram os currículos.”
Eu digo: Nada supera uma recomendação de um contato de sua rede de relacionamentos. Porém a recomendação é apenas o ponta-pé inicial, o currículo servirá como o histórico de informações e referencias. Os empregadores gostam de usar sua rede para fazer contatos, mas quando chegam até o candidato, o currículo é fundamental.
Especialistas estimam que mais de 100 milhões de currículos serão enviados este ano. Sabemos que 1,3 milhões de novos currículos foram criados em 2013. O currículo não é apenas vivo, é mais importante do que nunca nesta economia incerta e competitiva.

Como está o seu currículo? Você já possui uma estratégia de divulgação de sua marca pessoal em redes sociais? Você acha que o currículo está morto? Participe da discussão, deixe seu comentário!

Post Author: ronaldo

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