O que é Coaching?

É possível encontrar inúmeras definições sobre o termo coaching. A internet está inundada de significados para este termo, também há inclusive (infelizmente), muita informação equivocada a respeito de sua real finalidade. Porém como eu não desejo dar apenas mais uma definição para esta palavra da língua inglesa, proponho um belíssimo vídeo, trecho do filme A Sociedade dos Poetas Mortos, que na minha opinião esclarece qualquer dúvida que possa existir sobre o que é coaching. Vale a pena assistir.

coaching

Processo de ensinar as pessoas a pensar e a refletir para buscar o conhecimento no fundo de si mesmas por meio de metodologia e técnicas.

Assessoria pessoal e profissional que visa potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas de vida de um cliente, grupo ou empresa.
Importante: O processo é transformador e pressionador. Os Coachees são constantemente pressionados e cobrados pela realização das ações a que se propõem a executar com a finalidade de obter resultados reais.

O que NÃO é Coaching

Coaching não é terapia, aconselhamento, psicologia ou mentoring. O Coaching é uma abordagem pragmática focada na realização de um ou mais objetivos específicos.
Terapia tende a enfocar experiências e sentimentos relacionados a eventos passados. O Coaching é orientado para o ajuste de objetivos e encoraja o cliente a seguir em frente e a obter novas conquistas e realizações, visando sua felicidade e melhoria da qualidade de vida.

Focos e principais áreas do Coaching

Focos:
Aumento de performance
Mudança ou Transformação

Principais áreas:
Pessoal: trabalha todos os aspectos necessários para promover o bem estar e a melhoria de vida do cliente (físico, mental, emocional, social, afetivo, financeiro, entre outros).
Profissional: trabalha aspectos ligados ao desenvolvimento de carreira ou negócios, e executivo.

Como os resultados são atingidos?

Metodologia, técnicas e ferramentas que promovem foco, ação, resultado e melhoria contínua:
Planejamento pessoal e profissional.
Definição de visão e propósito de vida.
Identificação e alinhamento de valores e crenças.
Autoconhecimento, aumento de auto-estima e autoconfiança.
Análise e resolução de problemas e tomada de decisão.
Administração do tempo e uso qualitativo do tempo.
Gestão de carreira e negócios.
Melhoria nos relacionamentos.
Aumento de prosperidade e independência financeira.
Melhora na saúde, bem estar, disposição e diminuição de stress.
Entre outros.

Post Author: ronaldo