Problemas comuns com Avaliações de Desempenho

Embora a avaliação de desempenho dos funcionários seja uma ferramenta muito valiosa, nem sempre é utilizada de forma eficaz nas organizações. Há uma série de problemas comuns associados com avaliações de desempenho que as impedem de ser tão significativas e eficazes quanto poderiam ser.

Problemas do Gestor

Alguns dos problemas mais comuns com as avaliações de desempenho têm a ver com as atitudes dos gestores em relação a elas. Com demasiada frequência, os gestores:

  • Deixam de levar a sério as avaliações de desempenho dos funcionários;
  • Não vêem valor nestas avaliações;
  • Vêm as avaliações como papelada e desperdício de tempo, afastando-a da sua real finalidade;
  • Olham para a avaliação como um exercício inútil, especialmente se elas influenciam pouco em aumentos salariais e/ou decisões de desligamento;
  • Automaticamente aumentam a pontuação  para que possam maximizar aumentos salariais para os membros da equipe;
  • Não se sentem confortáveis em ter conversas difíceis, relacionadas com o desempenho dos funcionários.

Questões relacionadas a alta gerência

Estes problemas de gestão estão muitas vezes relacionados com questões sistêmicas dentro da organização, bem como o exemplo dado pela liderança sênior. Por exemplo:

  • Se a liderança sênior não é cuidadosa e honesta em avaliar como os gestores estão indo, e em seguida, não dá um exemplo apropriado  para os gerentes e supervisores em níveis mais baixos;
  • Se a compensação e reconhecimento não está realmente relacionada à performance dos funcionários, há pouco incentivo para os gestores investirem tempo e esforço em avaliar cuidadosamente o desempenho dos membros de sua equipe;
  • Se as decisões de promoção e desligamento são muitas vezes feitas em níveis acima de gerentes e supervisores, eles não conseguem ver como seus esforços de avaliação de desempenho do empregado são verdadeiramente significativos;
  • Se os gestores não estiverem verdadeiramente responsabilizados por avaliar o desempenho dos funcionários, então a mensagem que a liderança superior está passando é que as avaliações realmente não importam.

Estes certamente são apenas alguns dos muitos problemas que ocorrem com avaliações de desempenho. Se houver problemas na sua organização, avalie cuidadosamente as causas, de modo que você possa começar a implementar mudanças positivas com potencial para trazer resultados reais.

Concorda com o artigo? Já passou por algum dos problemas citados? Deixe seu comentário.

Post Author: ronaldo

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