Currículo: Usando os verbos certos

Os verbos são a ação de uma frase; eles são a parte que embalam a conversa. E se você quiser se sair bem na entrevista, é melhor começar com energia e impacto em seu currículo.

Mas a maioria dos candidatos a emprego escorrega ao escolher as palavras, usando verbos passivos e já muito batidos, o que praticamente diminui o interesse do entrevistador. Então, hoje, nós vamos falar de como mudar isso!

A escolha das palavras e, especificamente, verbos – significar mais do que apenas o que você realizou. Verbos significam a percepção de sua educação (ou falta dela), sua inteligência e até mesmo quanto você assume responsabilidades em seu trabalho. Confira estes exemplos:

Exemplo 1: O profissional de vendas

“Eu era responsável pela região Nordeste do Brasil”

Contra:

“Eu desenvolvi as vendas na região nordeste em 20{e1afb3807b99d1d4cf8d3b196e4967f442a2f0a9492fb6d2726b89ac142d863d} ao ano” ou “Abri quatro mercados na região noroeste do Brasil, cada um alcançou a rentabilidade planejada em menos de 7 meses”.

Exemplo 2: O profissional de TI

“Eu gerenciei o desenvolvimento de softwares on-line”.

Contra:

“Eu gerenciei a implantação de 26 aplicativos para uma base de 269.000 usuários. Melhorei o processo e o tempo de implantação de aplicações, e promovi a redução de custos em 5{e1afb3807b99d1d4cf8d3b196e4967f442a2f0a9492fb6d2726b89ac142d863d}”.

Qual candidato você contrataria?

Existem dois passos simples para usar verbos poderosos e impactantes em seu currículo. Então, vamos passar por eles um de cada vez.

PRIMEIRO PASSO: Identificar as realizações

Para realmente encontrar um verbo interessante, destaque uma realização, ao invés de uma responsabilidade. Em outras palavras, eles devem se concentrar sobre o resultado de seu trabalho, em vez de o processo para conseguir o feito. Este é um importante diferencial em seu currículo e os verbos que você escolher para acompanhar uma realização devem exalar posse e ação, ao invés de uma descrição passiva do trabalho realizado.

SEGUNDO PASSO: Use um verbo de Impacto

Agora que você sabe o que quero dizer, precisamos descobrir a melhor maneira de dizer. Teste alguns verbos, certificando-se que nenhum deles é passivo. Cuidado com a a expressão “responsável por” ela já está muito batida e da conotação de passividade.

Como você vai saber quando você encontrou o caminho certo?

Você vai saber porque vai ficar impressionado com as suas próprias realizações, é um exercício interessante. Muitas vezes não paramos para pensar e escrever coisas que realmente realizamos em nossa carreira profissional. Você vai descobrir como foi bom ter sido o dono desse ou daquele projeto ou que você liderou uma conferência, ou ainda que você aumentou a receita! Então, continue tentando, até que você impressione a si mesmo!

Está buscando respostas para outras questões relacionadas a currículo? Deixe-nos uma mensagem nos comentários.

Fonte: www.theresumerevolution.com

Post Author: ronaldo

Deixe uma resposta