emprego

Emprego: Você contrataria a si mesmo?

Eu sei que esta pergunta é perturbadora, mas vamos explorá-la de forma imparcial.

Avalie: Enquanto pensamos tanto a respeito de formação profissional e o que podemos agregar de valor para um potencial empregador, no final do dia, você realmente contrataria a si mesmo se a decisão estivesse em suas mãos?

Para responder a essa pergunta honestamente, é importante que os candidatos a emprego reservem alguns momentos para reavaliar o que exatamente eles podem oferecer a um potencial empregador.

Entre outras coisas a pensar, inclua:

  • O que o diferencia da concorrência e como você transmite essa mensagem durante uma entrevista?
  • Estou pronto para assumir esta oportunidade numa eventual contratação ou estou apenas enviando currículos cegamente e não realmente preparado para este trabalho?
  • A partir de entrevistas de emprego passadas, o que posso fazer melhor desta vez para aumentar as chances de conquistar a vaga?

Os itens mencionados acima são apenas três coisas para prestar atenção quando estivar buscando um novo emprego ou fora do mercado e tentando retornar.

Você é capaz de vender sua própria marca?

Não há dúvida de que ser capaz de vender a si mesmo é fundamental para aumentar as chances de obtenção de um novo emprego, seja ele em tempo parcial ou um potencial emprego dos sonhos em tempo integral. Ir para o processo de entrevista nervoso, é normal, porém levar dúvidas a respeito de si mesmo e de  suas habilidades será o beijo da morte.

Como parte do processo de pré-entrevista, considere o seguinte a partir do ponto de vista do empregador:

  • O que você estaria procurando neste candidato?
  • Estaria o histórico profissional e educacional do candidato em equilíbrio ou um ofusca o outro?
  • Qual peso você colocaria em ações ou atividades que o candidato realiza além de suas responsabilidades normais? Se o candidato disser que não tem atividades adicionais fora do trabalho, isso diminuiria o seu interesse por ele?
  • Como um candidato de veste ou fala, seria importante para você ou são os resultados o único indicador para tomar a decisão de contratá-lo?

Como parte do processo de pós-entrevista, considere o seguinte a partir do ponto de vista de um candidato:

  • O que você quis alcançar na entrevista e o que realmente alcançou?
  • Se houvesse uma coisa que você tivesse a oportunidade de fazer novamente na entrevista, o que seria?
  • O que você aprendeu com esta entrevista que irá influenciá-lo na próxima?

Considere a entrevista um processo de aprendizagem.

Cada entrevista que você participa é diferente da anterior e não será igual à próxima. Tenha em mente que os empregadores têm maneiras diferentes de preparar cada entrevista de acordo com o perfil da vaga, do cliente e de quem estão buscando. Alguns são mais agressivos e vão direto ao ponto, enquanto outros conduzem de forma mais cautelosa.

No fundo o que pretendemos com uma entrevista é a oportunidade de vender sua própria marca, simplesmente isso. A pergunta é: Você é capaz de vender a si próprio?

Se você vai para a entrevista, e deixa claro seus pontos fortes,  por que você é o melhor candidato para o trabalho e por que uma empresa seria sábia em lhe escolher, você cumpre a sua missão. No caso de você não conseguir o emprego, certamente você também não desperdiçou seu tempo. Olhe para cada entrevista como uma experiência de aprendizagem, que vai ajudá-lo hoje, amanhã, no dia seguinte, e assim por diante.

Como está a sua participação em processos seletivos? Concorda com o artigo? Deixe sua opinião ou dúvidas nos comentários.

Post Author: ronaldo

Deixe uma resposta