Dicas rápidas para melhorar o seu currículo

Neste artigo selecionamos 15 dicas rápidas para melhorar o seu currículo e ajudá-lo a ser encontrado pelos empregadores.

Se você tiver 2 minutos

Dica #1

Caso ainda não tenha feito, altere a fonte do seu currículo para Helvetica, Arial ou Times New Roman, em outras palavras, certifique-se que não é difícil de ler o texto (ou use o padrão Calibri do Word). Usar uma fonte comum ou limpa pode não tornar o seu currículo o mais bonito, mas vai torná-lo mais legível (e menos provável de ser rejeitado pelos sistemas de rastreamento de candidatos).

Dica #2

Remover o texto “Referências disponíveis mediante solicitação” caso você utilize (se um entrevistador ou empregador quiser uma indicação obviamente que será solicitado), aproveite este espaço extra para adicionar um detalhe sobre suas habilidades ou realizações.

Dica #3

Exclua os clichês do objetivo, por exemplo “Eu sou um profissional que trabalha duro e quero trabalhar na indústria XYZ”. Esta frase é um pouco óbvia: por que mais você iria apresentar o seu currículo? E ocupa espaço valioso.

Dica #4

O currículo é seu cartão de visitas. Faça uma verificação ortográfica séria e corrija eventuais erros. (clique para tuitar esta frase)

Dica #5
Salve o seu currículo em formato PDF caso esteja em qualquer outro formato. Dessa forma, a formatação não ficará confusa quando seu currículo for aberto em um computador diferente.

Dica #6

Altere o nome do arquivo de “Currículo ou Curriculum Vitae” para “[Nome] [Sobrenome] Currículo”. Basicamente é tornar as coisas mais fáceis para a os empregadores e garantir que o seu currículo não se perca no meio da multidão.

Dica #7

Retire o seu endereço. Se você não é local, os recrutadores podem não olhar mais nada no restante do seu currículo. Se for, os recrutadores podem levar em conta o seu tempo de trajeto até o local de trabalho e colocá-lo no final da fila se considerarem demasiado longo.

Dica #8

No lugar do endereço, adicione um link para o seu perfil do LinkedIn, bem como quaisquer outros que direcionem para uma rede social relevante. Advertência: Nunca inclua um link para o Facebook, não importa como você o mantenha limpo.

Dica #9

Não utilize a URL padrão do LinkedIn em seu currículo. Crie uma URL personalizada para o seu perfil público usando simplesmente /[seu nome] (ou alguma simples variação semelhante, se alguém já utiliza o seu nome). LinkedIn tem instruções para isto em seu site.

Dica #10
Mantenha todos os seus hiperlinks vivos. É mais provável que seu currículo seja lido em um computador, de modo a tornar o seu endereço de e-mail, LinkedIn e outros perfis sociais e sites pessoais “clicáveis”. Isto torna mais fácil para o recrutador saber mais sobre você.

Dica #11
Exclua qualquer referência referências a estado civil ou religião. Uma vez que é ilegal para os empregadores considerarem isso ao buscar por um candidato, eles não podem solicitá-lo.

Dica #12

Se você está a mais de três anos fora da faculdade, remova seu ano de graduação. Recrutadores realmente só querem saber o seu grau de instrução, e você não quer que eles inadvertidamente lhe discriminem com base em sua idade.

Dica #13

Faça uma reorganização e mova a sua formação para baixo da sua experiência profissional. A menos que você seja um graduado recente, seus últimos (um ou dois) empregos são mais importantes e relevantes para você conquistar a vaga.

Dica #14

Para melhorar a legibilidade, aumente o espaçamento entre as linhas para pelo menos 120{e1afb3807b99d1d4cf8d3b196e4967f442a2f0a9492fb6d2726b89ac142d863d} do tamanho da fonte. Para fazer isso no Word, vá para “Formatar” e selecione “Parágrafo”.

Dica # 15

Precisa de um pouco mais de espaço no currículo? Reduza suas margens superior e inferior a 0,5 e suas margens laterais para não menos de 0,75. Isto irá manter o seu currículo limpo e legível, mas também derá mais espaço para falar sobre você.

O que achou do artigo? Tem mais alguma dica para acrescentar? Deixe seu comentário.

Post Author: Equipe PDE

1 thought on “Dicas rápidas para melhorar o seu currículo

Deixe uma resposta