Memorização e Marca Pessoal

No primeiro artigo desta série falamos do conceito de memorização e aprendizado e das imagens mentais, agora vamos dar mais um passo e entender como estas imagens mentais podem melhorar nossa capacidade de memorização.

Imagem Mental De Palavras Concretas

Para realizar uma Imagem Mental Concreta de uma palavra concreta, basta seguir as orientações dadas anteriormente para obtenção de uma Imagem Mental de boa qualidade. Lembre-se que a memória trabalha melhor com informações convertidas e imagens concretas. A qualidade das imagens mentais influenciará diretamente no processo de memorização.

Imagem Mental De Palavras Abstratas

Palavras abstratas apresentam um significado bastante preciso. Por exemplo a palavra “Amor” é abstrata (não tem cheiro, forma, cor, tamanho) contudo temos certeza que , neste preciso momento, você está imaginando algo concreto a seu respeito. Quem sabe um casal de namorados, sua esposa (seu marido) , a imagem de um coração transpassado por uma flecha, etc. Tudo vai depender das experiências que você teve com esta palavra.

Vimos que, uma mesma palavra abstrata motivou várias IMAGENS MENTAIS e que, logicamente, podem ser “vistas” de forma clara, rica e específica, além de que depende de experiências anteriores.

A seguir sugerimos alguns exemplos para mostrar-lhe com maior clareza a aplicabilidade deste método.

ESTIMAÇÃO – Podemos “ver” uma criança abraçando um cãozinho.
IGUAL – Podemos “ver” dois irmão gêmeos ou o sinal de igualdade.
TRISTEZA – Podemos “ver” uma lágrima ou um rosto triste.

Imagem Mental De Palavras Desconhecidas

Consideramos como sendo uma palavra desconhecida aquela que, para você não apresenta nenhum significado lógico, ou seja certos nomes de pessoas, de lugares, palavras técnicas, etc.

Esta técnica, que permite aumentar a sua capacidade de memorização, está alicerçada na Imagem Mental. Logo, as palavras desconhecidas não constituem uma exceção, isto é, a fim de memorizá-las é necessário a obtenção de suas respectivas Imagens Mentais.

Para criarmos uma Imagem Mental de uma palavra desconhecida faremos uso de um artifício que exigirá um pouco de esforço da sua capacidade imaginativa. Simplesmente vamos substituir a palavra desconhecida por uma palavra conhecida, parecida com ela (de fonética similar), porém de significado diferente, e principalmente, concreta.

A fim de tornar claro o conceito acima, vamos exemplificá-lo. Seja a palavra “hoste” (significa tropa; exército), a fonética desta palavra é muito semelhante com a da palavra “poste”. Agora basta criar a imagem mental de um “poste” da maneira como já foi explicado anteriormente, a palavra “poste” futuramente nos permitirá restaurar a palavra “hoste”. É claro que, no início o método trará certa dificuldade. Porém, com um pouco de treino e desenvolvimento de sua imaginação, todos os problemas serão resolvidos.

A este método damos o nome de MÉTODO DE SUBSTITUIÇÃO. Ele pode potencializar a sua capacidade de  memorização.

A seguir sugerimos alguns exemplos para mostrar-lhe com maior clareza a aplicabilidade deste método.

PEDRO – Podemos “ver”uma pedra.
PERCHA – Podemos “ver” um tapete persa.
MACOMUNADO – Podemos “ver” um manco com uma muleta, tentando nadar.

No próximo artigo falaremos de associação de imagens mentais: Memorizar nomes e outras informações.

[author] [author_image timthumb=’on’]http://papodeemprego.com.br/wp-content/uploads/2014/06/DSC_6447.jpg[/author_image] [author_info]Ronaldo Duarte, empresário, coach e fundador do blog papodeemprego.com.br.[/author_info] [/author]

Post Author: ronaldo

1 thought on “Memorização e Marca Pessoal

Deixe uma resposta