Método de Estudos – Parte 1

A seguir veremos algumas técnicas sobre como obter um maior aproveitamento do que estudamos. Para um rendimento satisfatório em provas, exames vestibulares e outros testes que eventualmente possamos vir a enfrentar, é necessário antes de mais nada vontade de aprender realmente, e depois métodos para faze-lo.

A evolução lógica da aprendizagem impõe, a cada dia, uma maior quantidade de conhecimentos. Em conseqüência, novas matérias surgem e outras já existentes são ampliadas a fim de suprir todas as necessidades que o mundo moderno exige.

Podemos dividir este método em seis etapas :

Pré-Leitura

Leitura Analítica

Leitura de Revisão

Memorização

Técnica de Repasse

Pré-Leitura

Se você tiver que atravessar u pântano, terá maior sucesso se antes de tentar fazê-lo, estudar mapas do terreno, tomar informações acerca de trechos difíceis de serem transpostos, etc. Contudo se este pré-estudo do pântano não for realizado, você o atravessará com uma dificuldade muito maior.

Podemos comparar os estudo como um verdadeiro pântano cheio de dificuldades e surpresas. Teremos maiores possibilidades de atravessar este “pântano de letras” se obtivermos informações antecipadas dele.

Este é o objetivo da pré-leitura, obter uma visão geral daquilo que se pretende estudar. Com a pré-leitura poderemos saber  onde está o que nos interessa, se está ao nosso nível ou não, etc. Podemos obter a pré-leitura através de título, prólogo, prefácio, índice, salto de partes, etc.

Exemplo :

Quando vamos à locadora de vídeo por exemplo, ao ler a sinopse  na capa da fita, você já está fazendo  uma pré-leitura.

Leitura Analítica

A leitura analítica, nos levará à aprendizagem propriamente dita e, portanto consiste em uma análise profunda do texto.  Existem  três fatores que colaboram de forma decisiva no processo da aprendizagem :

Interesse – Devemos realmente gostar daquilo que estamos estudando, quanto maior o interesse pelo assunto, maior é o rendimento.

Motivação –  Se gastamos tempo estudando é porque precisamos vencer etapas, atingindo um grau maior de conhecimento e realização pessoal e profissional.

Espaçamento nos Estudos.  – o espaçamento é fundamental para a assimilação do material estudado, ao conceder  pequenos intervalos entre as informações recebidas  podemos avaliar e consolidar o material mentalmente.

Estudar é como afazer uma “colheita” de idéias, e analisá-las. É fundamental deter-nos em cada idéia encontrada, relacionando-as às outras idéias. As idéias podem ser divididas em quatro grupos :

IDÉIA PRINCIPAL – Idéias que acrescentam informações originais, são as idéias mais importantes do texto.

IDÉIA COMPLEMENTAR – São idéias que vêm completar  o sentido que o autor pretende dar à idéia principal.

DETALHES – Idéias que completam o sentido da idéia complementar, embora se refiram à idéia principal.

SUBDETALHE – Idéia ligada ao detalhe, porém atuando sempre  em favor da compreensão da idéia principal.

Nos livros existem alguns elementos que nos auxiliam na busca de idéias, tais como subtítulos e parágrafos.

PARÁGRAFO – É um bloco de conceitos, um conjunto de frases, de idéias que determinam um pensamento completo, que se referem a uma informação central e específica, alguns parágrafos se destacam pela sua importância, por conter a idéia mais importante.

O parágrafo é uma fonte de idéias, uma vez que no seu desenvolvimento de processam os conceitos do autor, o curso de seu raciocínio. Durante a leitura do parágrafo, nem sempre as idéias se apresentam em ordem progressiva, ocorre o que chamamos de avanço, retrocesso e detenção.

AVANÇO – Quando a idéia desenvolve-se normalmente. Existem algumas conjunções que nos indicam o avanço do raciocínio : é, também, assim mesmo, ademais, etc …

RETROCESSO – Quando o autor dá elementos que indicam o retorno de uma informação, a uma idéia já mencionada. Podem ser  palavras tais como : mas, apesar de, isto é, etc …

DETENÇÃO – Quando o autor explica, analisa uma idéia lançada, não avança nem retrocede no curso das informações. Podem ser  palavras tais como : e, por que, por exemplo, etc …

 

[author] [author_image timthumb=’on’]http://papodeemprego.com.br/wp-content/uploads/2014/06/DSC_6447.jpg[/author_image] [author_info]Ronaldo Duarte, empresário, coach e fundador do blog papodeemprego.com.br.[/author_info] [/author]

Post Author: ronaldo

Deixe uma resposta