Método de Estudos – Parte 2

A Leitura Analítica é o momento do estudo, da pesquisa e do raciocínio. Como elemento principal desta etapa e do próprio método em si, concomitantemente à “Leitura Analítica”, deve ser elaborado um diagrama.

Este diagrama é composto de idéias que, representadas por palavras-chave, representarão a íntegra do objeto de estudo. O arquivo mental é composto de idéias que estão associadas umas às outras, respeitando lógicas, hierarquias e padrões intelectuais. este ärquivo”poderia perfeitamente ser representado em diagramas. Tratando da aquisição de novos conhecimentos, estabelecer-se-á um novo arquivo a cada vez.

Elaboração do diagrama

As idéias devem ser expressadas através de “palavras-chave”, ou seja, palavras rigorosamente escolhidas que podem ter sido extraídas de um texto ou não, satisfazendo a necessidade de representação.

Quando das futuras consultas ao diagrama, as palavras-chave devem conduzir plenamente à idéia representada.

Inicia-se um diagrama através da Idéia Geral (IG). Esta já é detectada quando da pré-leitura. Seguem as Idéias Principais (IP) – recomenda-se que cada diagrama contenha no máximo 5 idéias Principais. Às idéias principais subordinam-se Idéias Complementares (IC), e às mesmas, Detalhes (D) e Sub-detalhes (SD).

Leitura de Revisão

Elaborado o diagrama, é importante verificar se os dados estão corretos. torna-se, portanto, necessário uma nova leitura de fonte de estudo com objetivo de revisão. Ao realizar a Leitura de Revisão, automaticamente, obtém-se subsídios para melhor execução da etapa posterior (repetição Ativa).

Repetição Ativa

Etapa extremamente importante do Método de Estudo, consiste em tornar o diagrama num perfeito arquivo mental. transfere-se da atitude passiva para atitude ativa. Observando os elementos – palavras-chave hierarquicamente organizadas do diagrama, evoca-se plenamente o objeto de estudo.

Memorização

Dá-se automaticamente devido à perfeita aplicação da associação de idéias, plenamente visíveis no diagrama. Todos os recursos estudados no tópico “memória” podem ser aplicados ao conteúdo do diagrama, através de elaboração de imagens mentais e associação de idéias. O “Código Alfa-numérico Pessoal” será extremamente útil para retenção de datas, estatísticas, números de leis etc.

Repasses

Conforme destacado, nosso arquivo mental precisa de constantes repasses, para que as informações possam fluir espontaneamente. O repasse se dará de forma simples, empregando-se a Leitura Dinâmica, os conhecimentos de Memória e Método de Estudo.

Hierarquia das idéias no diagrama

IG { IP { IC{ D { SD

Condições gerais para um melhor aproveitamento nos estudos

HÁBITOS – é importante que se adquiram hábitos de horário e lugar para estudos. O horário da manhã é sempre mais apropriado às atividades intelectuais, respeitadas características pessoais – matutinos, vespertinos e noturnos. O local deve ser apropriado, distante de interferências externas, que prejudiquem a concentração.

INTERESSE E MOTIVAÇÃO – adequada programação mental permitirá grande satisfação na atividade de estudos.

DESCANSO – pausas para descanso são essenciais, bem como horas de sono. Após períodos estressantes, em que o rendimento máximo é auto-exigido, intervalos de férias são extremamente salutares.

DISCIPLINAS – intercalando-se assuntos, evita-se a saturação mental. Adotando a prática de intercalar matérias de estudo, o rendimento melhora.

FÍSICO – A realização de exercícios aeróbicos auxiliam a perfeita oxigenação do cérebro, portanto, implicando favoravelmente no desempenho mental.

 

[author] [author_image timthumb=’on’]http://papodeemprego.com.br/wp-content/uploads/2014/06/DSC_6447.jpg[/author_image] [author_info]Ronaldo Duarte, empresário, coach e fundador do blog papodeemprego.com.br.[/author_info] [/author]

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