qualificações necessárias

Qualificações necessárias para conseguir emprego

Hoje em dia, um diploma universitário já não é a garantia de sucesso profissional, principalmente, em um cenário de lenta recuperação financeira após uma das crises mais acentuadas da história do Brasil. Mas, quais seriam as qualificações necessárias para obter um trabalho formal em 2018?

O fato é que dos trabalhadores encaram a busca por serviço como prioridade neste ano. Isso foi o indicou um levantamento da Quorum Brasil, empreendimento de pesquisa e mercado.

Entre os desempregados, afirmam estar se atualizando através de cursos de aperfeiçoamento no seu nicho de atuação, bem como voltando aos estudos regulares.

Vale salientar ainda que dos entrevistados afirmam que os empregadores também levam em consideração o visual em um processo seletivo. Assim, a metade dos participantes do estudo procura zelar pela aparência na hora de se apresentar para uma entrevista ou seleção.

Qualificações necessárias para o mercado de trabalho em 2018

Diante de concorrência na maioria dos segmentos, o candidato precisa prestar atenção no aparecimento de novos estilos de negócios e nas relações de trabalho que demandam qualificações necessárias para se adaptar e empreender nos dias de hoje.

Como dar conta de tudo? Com dinamismo! De acordo com pesquisa Faculdade Método de São Paulo (FAMESP), essa característica está sendo cada vez mais prestigiada entre os recrutadores. A tendência é buscar por trabalhadores que consigam se ajustar as alterações freqüentes no mercado de trabalho, visando prosperar em um cenário de instabilidade e cobrança.

O levantamento da FAMESP apontou o surgimento de novos segmentos profissionais devido a crise. Além do dinamismo, existem outros fatores que devem ser levados em consideração.

1 – Formação

Uma das qualificações necessárias para triunfar continua sendo a formação. E, surpreendentemente, a formação técnica tem sido cada vez mais relevante nos processos seletivos. Segundo a FAMESP, a especialização técnica obteve espaço e fornece salários até acima da média.

2 – Fluência em idiomas estrangeiros

Você consegue se virar bem no inglês? Então, prepare-se para aprender outro idioma. Hoje em dia, dominar o inglês e o espanhol é visto como uma das qualificações necessárias para cargos de liderança e gestão.
Mas, segundo a empresa de recrutamento e seleção com alcance global, Robert Half, a fluência em uma terceira língua já serve como diferencial e pode ser determinante para garantir um posto de confiança ou bolsas ou oportunidades no exterior.

3 – Multitarefa

A recessão, a escassez de vagas e a globalização resultaram em uma transformação no mercado de trabalho. Hoje em dia, o profissional procurado pelas empresas é aquele que tem a capacidade de ser multitarefa e adaptável.
Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os novos modelos de trabalho não são de ordem situacional, mas se apresentam como tendência para a cultura brasileira.

O que achou do artigo? Deixe seu comentário.

Para manter-se atualizado em relação ao mercado de trabalho e outros assuntos relacionados a emprego, currículo e carreira, siga o Papo de Emprego nas redes sociais: Participe do nosso grupo no Facebook, curta a página Papo de emprego, siga-nos no Twitter, inscreva-se em nosso canal do Youtube e cadastre seu e-mail gratuitamente, na barra lateral direita, para receber as novidades periodicamente.

Leia também o artigo: Sites para procurar emprego.

Post Author: ronaldo

Deixe uma resposta