profissionais

10 profissionais da próxima década

O emprego está sofrendo transformações numa velocidade nunca vista antes. (clique para tuitar esta frase) Ainda sim existem aqueles profissionais que certamente não deixarão de existir, aquelas que sofrerão grandes alterações e aquele grupo de novas profissões que passaram a ser necessárias a medida que a tecnologia transforma a nossa forma de viver. Existem muitas outras profissões que serão importantes daqui em diante, mas neste artigo vamos falar de 10 profissões que serão imprescindíveis para a próxima década.

1. Programador de Computadores

Em função de todas os avanços tecnológicos que temos acompanhados nos últimos anos, a demanda por profissionais de desenvolvimento de softwares tem aumentado e continuará aumentando. Especialistas ligados à Singularity, nos EUA, alertam que todas aquelas funções ou atividades rotineiras ou repetitivas, serão transformadas em algoritmo e automatizadas. Este tipo de previsão certamente coloca a profissão de programador entre as mais populares nos próximos anos.

2. Cuidadores Infantis

Muitos profissionais voltados para cuidados com crianças lidam com baixos salários e alto nível de estresse. Com o aumento da demanda por profissionais mais qualificados, muitos pais estão agora dispostos a pagar valores mais elevados às empresas com boa reputação e programas de aprendizagem fortes. Um profissional nesta indústria pode conquistar um salário ainda mais elevado se tiver especialização na primeira infância.

3. Profissionais Especialista em Cuidados para Idosos

Durante muito tempo os parentes contaram com familiares para compartilhar o fardo de cuidar de idosos e entes queridos. Mas agora, a população mais jovem está reduzindo e com cada vez menos filhos para cuidar deles, está havendo uma mudança na forma de pensar, as famílias estão buscando cada vez mais profissionais e empresas especializadas com estruturas mas sofisticadas. Muito longe das casas de repouso de ontem, as empresas de hoje, muitas vezes, integram amenidades luxuosas como refeições e quartos 5 estrelas, esportes, atividades diversas voltadas para a terceira idade e entretenimento ao vivo. Este movimento é mais forte nos EUA, mas não é apenas uma tendência e, certamente, não demora a pegar por aqui. Esta nova demanda traz a necessidade de desenvolver profissionais cada vez mais especializados em saúde para cuidar das necessidades de idosos.

4. Especialista em Emprego

O emprego da forma como o conhecemos hoje irá sofrer mudanças dramáticas, isto não é ficção e nem algo que acontecerá em futuro remoto. Já está acontecendo debaixo de nossos narizes. O avanço exponencial da tecnologia e de como as pessoas se relacionam, consomem e vivem está provocando alterações inevitáveis e concretas no mercado de trabalho mundial. Por isso uma demanda crescente por trabalho de curto prazo ou flexíveis. Da mesma forma, as empresas que precisam expandir ou reduzir suas operações para atender à demanda sazonal dos clientes, terceirizaram suas necessidades de pessoal para um número crescente de agências de emprego.

Pesquisas do Departamento do Trabalho dos EUA identificaram o “especialista em colocação ou recolocação de emprego” como uma das especialidades de mais rápido crescimento para a próxima década. Para pessoas com fortes habilidades interpessoais e uma ampla gama de interesses, esta posição oferece a oportunidade de empregadores com trabalhadores qualificados. Esta oferta de carreira significativa, não só, satisfação no trabalho, mas muitas vezes paga uma comissão sobre a renda dos trabalhadores recolocados. Consequentemente, um especialista em emprego pode ganhar uma renda significativa usando seus talentos naturais do que os americanos estão chamando de “Matchmaking” ou seja, alguém com habilidade de fazer conexões certas entre profissionais qualificados e empregadores.

5. Engenheiro Ambiental

Com o rápido crescimento de comunidades pequenas em todo o país, muitos governos e empresas privadas devem lidar com os desafios do aumento populacional. Ao mesmo tempo, muitas das cidades e vilarejos menos favorecidos de nosso país possuem sérios problemas de infraestrutura, como ausência de redes de saneamento básico, água e esgoto ou problemas de distribuição de energia elétrica.

Neste contexto, os Engenheiros Ambientais desempenham um papel importante. Eles supervisionam novas construções e reformas, garantindo a preservação dos recursos naturais e a segurança dos moradores. Com novos e mais rigorosos regulamentos, muitos engenheiros ambientais agora trabalham para empresas que querem adotar uma abordagem proativa para seus negócios. Ao agir no interesse público, essas empresas podem construir relacionamentos fortes com os clientes, evitando multas prejudiciais ou mesmo processos judiciais.

6. Assistente de Saúde (em domicílio)

Muitos pessoas a medida que envelhecem pretendem viver em suas próprias casas durante o maior tempo possível. Da mesma forma, muitas pessoas que sofrem de lesões ou doenças podem evitar as enormes despesas de uma longa estadia hospitalar, recuperando-se em casa. Ambas os casos dependem fortemente do trabalho de auxiliares de saúde em casa para manter seu bem-estar.

Em muitos casos, auxiliares de saúde em domicílio são enfermeiros que preferem trabalhar em casas de pacientes em em detrimento ao ambiente estressante de um hospital. Frequentemente, os estes profissionais da saúde se beneficiam de horários flexíveis e, eventualmente, facilidade no deslocamento.

7. Consultor de Gestão

Um número crescente de empresas preferem procurar ajuda externa com problemas ou desafios especializados, ao invés de tentar manter os especialistas em suas próprias equipes. Como resultado, os consultores que constroem reputação de solucionadores de problemas de clientes podem ganhar uma renda significativa.

A área de consultoria, graças à novas tecnologias e mobilidade, abriu, para profissionais qualificados e com muitos anos de experiência e estudo, a possibilidade de trabalhar a partir de casa, ajudando clientes em todo o mundo.

8. Especialista em Redes de Computadores

Ao contrário de um programador tradicional, que se concentra na resolução de problemas com o software, um especialista em redes deve descobrir como manter todos os vários dispositivos em uma organização conectados uns aos outros.

A tecnologia continua a avançar, assim novos e diferentes empregos estão constantemente emergindo. O especialista em redes de hoje, por exemplo, deve integrar dispositivos sem fio como telefones, laptops e celulares em suas estruturas de dados. Trabalhando para uma empresa privada, um provedor de serviços de Internet ou uma agência governamental, especialistas em redes devem instalar e manter equipamentos altamente especializados. Com novas gerações de equipamentos rede surgindo cada vez mais rápido, este profissional deve se manter constantemente atualizado.

9. Assistente de Médicos

Cada vez mais pessoas procuram tratamento médico com mais frequência, muitos consultórios médicos lutam para acompanhar a demanda e muitas práticas médicas dependem mais frequentemente em assistentes do médico para preencher uma lacuna importante no processo de cuidados à saúde.

Os estudantes que gostam de medicina, mas não desejam seguir como médicos podem lançar carreiras como assistentes do médico após apenas alguns anos de treinamento. Eles realizam testes, geram relatórios e lidam com outras tarefas rotineiras, liberando médicos para gastar mais tempo diagnosticando doenças e pesquisando curas. Em alguns casos, assistentes do médico podem até prescrever medicação. Logo será comum ver programas de formação voltados para este nicho.

10. Coordenador de Serviços Sociais

Com uma parcela maior da população envelhecendo, passando a depender de benefícios governamentais e muitas famílias deixando cidades grandes para cidades menores, muitas agências governamentais e organizações sem fins lucrativos procuram coordenadores de serviços sociais qualificados. Esses especialistas asseguram que os moradores de uma comunidade podem aproveitar ao máximo e corretamente os programas de assistência disponíveis. Eles também monitoram a segurança o bem-estar dos indivíduos, especialmente crianças pequenas e adultos mais velhos que podem se tornar vítimas de abuso, crime ou fraude.

O que achou do artigo? Deixe uma pergunta ou comentário!

Para manter-se atualizado em relação ao mercado de trabalho e outros assuntos relacionados a emprego, currículo e carreira, siga o Papo de Emprego nas redes sociais:

Participe do nosso grupo no Facebook, curta a página Papo de emprego, siga-nos no Twitter e cadastre seu e-mail gratuitamente, na barra lateral direita, para receber as novidades periodicamente.

Post Author: Equipe PDE

1 thought on “10 profissionais da próxima década

    Marina Sampaio

    (fevereiro 27, 2017 - 10:49 am)

    Novas profissões surgem a medida que a tecnologia avança. Entretanto há aquelas profissões que continuarão a ser necessárias mesmo diante das transformações. Ótimo debate esse.

Deixe uma resposta