Como gerenciar sua carreira em tempos de crise

No momento atual da economia brasileira, você já deve ter percebido uma queda nas oportunidades de trabalho e aumento nas taxas de desemprego. Desde o ano passado, grandes empresas anunciaram, publicamente, corte de verbas e demissões em massa, então resta a dúvida: como gerenciar sua carreira em tempos de crise?

Garanta seu lugar

Você deve aproveitar esse momento para criar novos objetivos em seu emprego e não se acomodar com suas tarefas atuais. As dificuldades de sua empresa, com os cortes de verba, podem ser um ponto de partida para a implementação de suas ideias.

Use os empecilhos que sua empresa está encontrando com a crise para se inspirar na elaboração de novos projetos em seu setor, demonstrando espírito inovador, capaz de enxergar ouro em oportunidades que outras pessoas deixariam passar. Essa postura também levará a transparecer, cada vez mais, a sua capacidade de liderança.

Muitos funcionários podem estar desanimados com as perspectivas atuais na carreira, mas, para continuar sendo parte fundamental do seu local de trabalho, é importante garantir o nível de eficiência. Um funcionário desorganizado, ou com pouco interesse nos resultados, não parece querer ficar naquele emprego, certo? Ele pode, sem querer, representar uma falta de entusiasmo com o local de trabalho.

É importante um momento de auto avaliação para ter a certeza de que você não está usando a crise como motivo para evitar trabalhar em grupo. Tenha iniciativa e pratique o seu marketing pessoal, mas aproveite e divida o crédito com pessoas inteligentes e interessadas, que contribuirão para a sua ideia funcionar.

Conquiste aquela vaga

De acordo com o IBGE (hiperlink: bit.ly/1N2rjCM), a taxa de desemprego chegou a 6,7 em maio desse ano, maior índice desde 2011. As ofertas de vagas estão escassas e o número de candidatos aumentou, por isso quem está procurando percebe a dificuldade de conseguir um novo emprego. Aproveite o momento para revisar o seu currículo:

  • Destaque-se: invista no que o torna diferente dos demais candidatos; (clique para tuitar esta frase)
  • Adeque-se: sem preguiça nessa hora, é preciso mudar seu currículo para adaptá-lo ao perfil necessário a cada cargo;
  • Corrija-se: não limite o número de correções, pois a falta de uma vírgula ou um acento podem definir se você será ou não chamado para a entrevista.

Muitos estão atentos às novas vagas de emprego que aparecem em sites qualificados como Vagas.com (hiperlink: www.vagas.com.br) e Catho (hiperlink: www.catho.com.br), na área de empregos do LinkedIn (hiperlink: www.linkedin.com/job/home) e até mesmo em grupos do Facebook (hiperlink: www.facebook.com), porém, os especialistas não recomendam que você espalhe seu currículo em todas as vagas abertas em todos os sites de empregos da internet… não é bem por aí.

Com a crise, as empresas passam a ser mais detalhistas com suas contratações e exigem mais dos candidatos. Então, foque naquelas vagas que se encaixam no seu perfil e mantenha sua documentação pronta para a contratação.

Crie novas oportunidades

Se você está tendo dificuldades de encontrar vagas para seu perfil, não se desespere ainda! Tem muita gente por aí criando as próprias oportunidades no mercado: voltaram para as salas de aula, começaram a trabalhar em projetos com amigos ou investiram em um negócio próprio.

Aproveite esse período de crise para rever seus horários e utilize seu tempo para aprofundar seus estudos em cursos de extensão da sua cidade ou online. Grandes plataformas de estudo à distância podem revitalizar a sua perspectiva da profissão e aumentar sua networking. Algumas dicas são o Coursera (hiperlink: https://pt.coursera.org/), Udemy (hiperlink: https://www.udemy.com/) e Veduca (hiperlink: www.veduca.com.br), que possuem cursos em diversos idiomas, inclusive português.

Outra boa forma de não deixar sua carreira estagnar é aumentar o número de projetos nos quais você faz parte. E como fazer isso se você não está conseguindo um emprego por causa da crise? Para os empreendedores natos, como Pedro da Costa de 23 anos, a resposta é simples: juntar-se aos amigos e começar a pensar em abrir um negócio.

Pedro formou-se no final do ano passado como Publicitário e, desde então, encontrou vários empecilhos para se posicionar no mercado de trabalho. Ele decidiu, no entanto, começar uma especialização em Marketing Digital e passou a se envolver em projetos próprios e autônomos.

“O primeiro impacto foi me ver aos 22 anos, recém-formado e desempregado,” confessa Pedro que estagiava numa agência e tinha expectativas de ser efetivado na época. Analisando o mercado, percebeu uma grande dificuldade em conquistar vagas em publicidade, e decidiu aprofundar seus conhecimentos em marketing digital.

Ele aproveitou esse momento de crise para investir em trabalhos freelancers, onde consegue gerar uma renda significativa, aumentar seu portifólio e fazer planos para o futuro. “Estou com três amigos realizando um projeto para um nicho específico de clientes e com mais dois realizando freelances de uma forma mais abrangente. No primeiro caso, pensamos seriamente em abrir uma empresa. No segundo, ainda não chegamos a conversar sobre isso, mas creio que caso a gente obtenha bons resultados, essa seria uma coisa a se pensar,” revela.

Muitos jovens estão seguindo o mesmo caminho do Pedro e progredindo em sua carreira, independente das limitações do mercado; mas é importante lembrar que não é fácil trabalhar como autônomo. Você precisa de muita organização para gerenciar bem os seus projetos, além de lidar com a burocracia da emissão de nota fiscal, para microempreendedor individual (MEI), e as inseguranças geradas com a instabilidade financeira que existe na carreira freelancer.

Independente do seu posicionamento no mercado em crise, você precisa ficar muito atento às suas decisões. Crie oportunidades, foque em suas especialidades e aprenda a ser multitarefas, para ter cada vez mais valorização em sua carreira.

Post Author: ronaldo

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