Desemprego: Veja algumas dicas úteis se você foi demitido

Se você foi demitido, provavelmente está se sentindo meio perdido, em alguns casos até em pânico. Mas tenha calma. O desemprego não é o fim do campeonato. Naturalmente você precisa de um novo emprego, mas para isso precisa se recuperar rapidamente e reagir à situação.

Há alguns anos eu fui demitido, foi uma experiência horrível, mas assim como todos os momentos difíceis em nossa vida, teve sua utilidade e me ajudou a amadurecer e repensar meu jeito de ser e minha forma de agir em relação a diversas situações. Minha situação não era diferente da de milhares de brasileiros que já passaram por uma demissão, esposa, cachorro, dois filhos pequenos para sustentar e contas vencendo no final do mês para honrar.

Logo bate aquela sensação de incompetência, de que você não está mais no controle da situação e vem o desespero. É nesta hora que precisamos nos voltar para uma coisa chamada fé (independente de opção religiosa) naquilo em que acreditamos. É a hora de provar que suas convicções, crenças e valores são firmes e sólidas. É o momento de fazer uma profunda reflexão sobre você mesmo, ser imparcial, ser racional, reconhecer seus pontos fracos com o objetivo de se reinventar e se fortalecer para erguer a cabeça e continuar a viver. Agora com mais experiência e sabedoria.

Bom, aqui vão algumas dicas interessantes e úteis que me ajudaram na recuperação frente ao desemprego e conquista de uma nova posição no mercado de trabalho.

Faça apenas uma coisa por vez

E, em seguida, faça outra amanhã e assim por diante. Apenas uma coisa por dia. Se você cumpre sua meta diária, então sinta-se bem. Tudo o que precisa fazer é dar um passo de cada vez.

Expandir

Em primeiro lugar, durma bem, ter uma boa noite de sono. Certifique-se de dormir 8 horas por dia, todos os dias. E evite beber (isso mesmo). Evite ficar muito ligado no noticiário. Você não precisa de notícias agora. As coisas estão ruins. Mas não tão ruins quanto parecem, apesar da crise e do desemprego. Infelizmente os meios de comunicação, em sua maioria, se ocupam de mostrar o quão ruim as coisas são ou estão. Preocupe-se em fazer uma coisa sólida a cada dia.

Agenda

Agende um almoço com alguém que você não tenha visto nos últimos três anos. Pode ser qualquer um. Mas tem que ser alguém que não tenha visto em pelo menos três anos. Isso injeta sangue novo para o sistema. Neste momento é necessário uma transfusão total para livrar-se do velho sangue infectado.

Ideias

Encontre os seus “clientes”. Trate-se como uma empresa de uma pessoa só. Faça uma lista de clientes (ou seja, pessoas com quem você pode querer trabalhar). Em seguida, crie uma lista de 10 ideias para cada cliente ou empresa na qual deseje trabalhar. Ideias que podem fazer-lhes ganhar dinheiro. Desta forma, você impede que seu músculo de ideias atrofie. Ofereça as suas ideias para os clientes se puder. Se não puder, passe para o próximo. Mas espere até amanhã. Você já fez a sua tarefa para hoje. Essa técnica funciona bem.

Gratidão

Faça uma lista das pessoas com quem trabalhou ao longo dos últimos dez anos e as quais você é grato. Envie-lhes e-mails e diga-lhes o quanto você está grato por ter trabalhado com eles. Pergunte sinceramente como eles estão indo. Esta é uma das coisas mais importantes nesta lista.

Acorde cedo

Exercite-se, tome um banho, vista uma roupa confortável e vá caminhar. Isso faz você se sentir como se  estivesse pronto para qualquer coisa. Isso é tudo o que precisa fazer neste dia. Você não vai ter essa oportunidade de liberdade para sempre.

Otimize seus custos

Faça uma lista de todas as despesas que você pode cortar. Há uma abundância de fontes na internet para lhe aconselhar sobre como fazer isso. Imagine o pior cenário do pior caso. Nunca é tão ruim quanto você pensa, contudo, trace um plano para o pior cenário. Em seguida, tire um cochilo. Você teve um dia difícil e precisa descansar.

Almoço

Almoce com uma pessoa de seu setor. Tenha suas ideias prontas para compartilhar com essa pessoa. Peça-lhe para criticar suas ideias. Aprenda.

Reconecte-se

Contacte outras pessoas que trabalhavam em sua antiga empresa. Talvez eles ainda trabalhem lá. Volte a ligar. Traga ideias para eles também.

Escreva

Escreva um livro nos próximos três dias (não é piada). Você pode escrever um livro de 30 páginas sobre dieta, por exemplo, e colocá-lo à venda na Amazon em um dia. Por que não? A indústria do livro eletrônico vem crescendo muito. Você também pode escrever um livro sobre desemprego “100 coisas para fazer no dia seguinte a sua demissão”. Dê um toque de humor. Tempo para dominar a indústria editorial, enquanto está desempregado, você terá. Faça uma lista de todos os possíveis livros de 30 páginas que seja possível fazer. Então amanhã inicie um dos livros.

O ressentimento

Você vai sentir-se ressentido com as pessoas em seu antigo emprego, isto é normal para algumas pessoas. Mas ouça com atenção: eles estão apenas tentando sobreviver também. Eles não são diferentes de você e de mim, não importa o quanto sinta que eles lhe magoaram. É preciso fazer uma lista de todas as boas qualidades que as pessoas têm e enviar-lhes um e-mail dizendo que você acha que eles são bons no que fazem. Agradecê-los.

Brainstorm

Vá numa direção completamente diferente. Em que outra indústria você pode trabalhar? Em que outro local que você pode viver? Levante as fantasias mais loucas sobre o que possa fazer. Continue indo até que haja uma direção possível, que possa executar hoje. Pense sobre um blog que você possa criar (e quais os produtos que você pode vender neste blog). Pense sobre fotografia (ninguém precisa de um fotógrafo neste fim de semana?). Pense sobre comércio eletrônico (confira sites de leilões de um centavo, onde pode comprar coisas por centavos e revender no Ebay). Eu não sei. Eu estou inventando coisas. Mas liberte sua imaginação e busque seu espírito empreendedor. Neste momento de crise, esta forma de pensar tem salvado vidas.

Se você está se sentindo melhor, vá para a prática diária. Mas não force a barra. Faça uma coisa por vez, apesar da situação temporária de desemprego, siga sem pressões.

O que achou do artigo? Acrescentaria mais algum item de sua experiência pessoal relacionada a desemprego? Deixe seu comentário.

[starbox]

Post Author: ronaldo

2 thoughts on “Desemprego: Veja algumas dicas úteis se você foi demitido

    Moacir Torres

    (abril 13, 2016 - 5:29 pm)

    Simplesmente brilhante esse artigo. Eu me vi nele. Tudo isso foi muito proveitoso pra mim e me deu novo ânimo. A pessoa q escreveu essa matéria deveria ganhar um prêmio. Enquanto isso não acontece fica aqui minha admiração e gratidão.

      ronaldo

      (abril 13, 2016 - 6:34 pm)

      Moacir, obrigado pelo feedback. Fico feliz de saber que o artigo está ajudando alguém a continuar na caminhada. Passei por esta situação há alguns anos e sei bem como é. Desejo sucesso e se precisar de ajuda com a revisão do seu currículo nos envie, podemos ajudar com dicas para aprimorá-lo. Basta enviar para contato@papodeemprego.com.br.

Deixe uma resposta