demitido

Fui demitido, e agora?

A experiência de ser demitido certamente está no topo da lista de eventos estressantes que podem acontecer a qualquer um sobre o exercício das suas funções. Então, como gerenciar o estresse de ser demitido e pegar a estrada para o seu próximo emprego? Aqui estão alguns passos.

Não destrua pontes

Embora você não esteja deixando a empresa nas melhores circunstâncias, como você sai pode afetar o seu sucesso no futuro. Pode ser difícil para os colegas dizer adeus a um colega demitido, por isso não se preocupe em passar de cubículo em cubículo de anunciar sua partida. Basta ligar para seus amigos mais próximos à noite, para dar a notícia e explicar o ocorrido. Eles vão entender o seu desejo de ser discreto, dadas as circunstâncias.

Depois de ser demitido, é comum sentir raiva da empresa e de alguns funcionários. Mas nunca fale mal de um ex-empregado ou empregador on-line, off-line ou através da mídias sociais. Você nunca sabe quando você vai precisar de uma referência. Esse pequeno sentimento de vingança para com uma ex-empresa acabará por ser superado e não lhe custará futuras oportunidades.

Controle suas emoções

Em casos de demissão, também é comum sentir insegurança em relação ao seu futuro profissional, mas é importante perceber que ser demitido não é o fim de sua carreira. Manter suas emoções sob controle pode ser difícil, razão pela qual recomenda-se ter uma ênfase maior nos cuidados pessoais por meio de exercícios e boa leitura para aliviar o stress depois do incidente.

Um aspecto da demissão que pode pesar muito em sua mente é como transmitir a má notícia para seus amigos e familiares, por medo de suas reações e julgamentos. Neste aspecto, manter a visão de futuro é vital. Procure dizer algo como: “Eu prefiro não ter que viver no passado e realmente aprecio a sua contribuição no sentido de me ajudar a pensar sobre meus próximos passos, agora que tenho a oportunidade de fazer uma mudança”.

Escolha suas batalhas

Embora você possa estar magoado com seu antigo empregador, tomar medidas legais é viável apenas em determinados casos.  Algumas pessoas procuram aconselhamento legal depois de serem demitidas. Porém há muitos casos em que a demissão ocorre simplesmente porque o funcionário não se dava bem com seu chefe, e não se deve processar uma empresa porque seu chefe era um idiota.  No entanto, certas circunstâncias podem justificar medidas legais – tais como violações de direitos civis e trabalhistas.

Outro ponto importante é que ninguém pode ser demitido por causa de seu sexo, raça, idade, deficiência ou nacionalidade. Se há um gerente que tem preconceito contra alguém dessas classes e resolve demiti-lo – caracteriza uma situação passível de ser acionada judicialmente”. Se você está pensando em processar seu antigo empregador, a menos que você tem um motivo muito forte, não irá chegar a lugar algum. Meu conselho é seguir em frente.

Recomeçar

Depois de ter reservado algum tempo para um ajuste emocional e ter superado aquele sentimento ruim de ser demitido, é hora de partir em um novo curso. É hora de fazer de um mau momento uma boa oportunidade. Pergunte a si mesmo se você estava na posição certa, ou se já estaria na horas de repensar a sua carreira. Busque um Coach ou um amigo para ajudá-lo a delinear o seu passado, suas conquistas e reformular a sua marca pessoal no mercado de trabalho. Revise o que você aprendeu com a experiência do passado e enquadre as suas respostas para que você deixe os entrevistadores saberem que vê novas oportunidades como um meio para alcançar seus objetivos de carreira.

Quando você for para as entrevistas, tenha uma boa compreensão dos fatos sobre o por que você foi demitido. Quando perguntado por que você deixou seu último emprego, sua resposta deve ser verdadeira, concisa e a mais positiva possível. Não permeie o seu currículo, carta de apresentação ou entrevistas com más notícias. Certamente os entrevistadores vão questionar por que você deixou seu último emprego. Basta dizer a verdade em um breve resumo de 10 a 20 segundos. Apenas seja cauteloso ao dizer que perdeu o emprego devido ao seu próprio desempenho, dai a importância de entender claramente o motivo da demissão. Muitas vezes há motivos coletivos para uma dispensa, por exemplo, “o novo gerente quer trazer a sua própria equipe” ou “o departamento foi reduzido”.

Lembre-se que ser demitido nunca é tão ruim quanto parece à primeira vista, especialmente se você usar o tempo para escrever um novo capítulo em sua carreira.

Você já passou ou está passando por uma situação de demissão, como foi sua reação? Concorda com o artigo? Deixe seu comentário.

Post Author: ronaldo

1 thought on “Fui demitido, e agora?

    Leh Giacon

    (outubro 28, 2014 - 5:25 pm)

    Eu fui demitida por causa da troca de dono da empresa, hoje ainda mantenho contato com meus amigos de lá e sinceramente, eu gostei muito de trabalhar naquela empresa, não tive ódio de ninguém, pelo contrário, entendo o motivo que eles me deram sobre a empresa estar se reestruturando, mas lamento por gostar muito de lá.

Deixe uma resposta