como fazer um curriculo

Como fazer um curriculo

O currículo é um documento usado pelos candidatos a emprego para fornecer um resumo de suas habilidades, competências e realizações. Em outras palavras, um currículo é tipicamente uma maneira prática e rápida para um candidato a emprego se apresentar a um potencial empregador. Recebemos constantemente perguntas de candidatos e percebemos que ainda há muitas dúvidas sobre como fazer um currículo.

Neste artigo vamos dar uma geral sobre como fazer um currículo e entrar um pouco mais no detalhe de cada categoria do documento.

 

Como fazer um currículo?

 

Como deve ser o leiaute?

 

Antes de pensar no conteúdo do currículo, observe estas dicas sobre o leiaute do documento. Tão importante quanto o conteúdo é a forma. Confira o artigo Leiaute e formato do currículo.

 

Qual fonte utilizar no currículo?

 

A fonte ou o tipo de letra que você escolhe ao escrever o seu currículo faz diferença na hora da avaliação. Tipos diferentes de fontes podem passar mensagens diferentes para os recrutadores. Para não errar confira as dicas de fontes no artigo Qual fonte utilizar no currículo.

 

Quais categorias utilizar no currículo?

 

Depois de definir o formato do currículo e a fonte mais adequeada, pense sobre quais categorias utilizar de acordo com sua experiência e conhecimentos. Confira o artigo Dicas para escrever as categorias do currículo.

 

O que colocar no objetivo do currículo?

 

Constantemente recebemos, de nossos leitores, dúvidas sobre o que colocar na categoria Objetivo do currículo. Esta categoria deve trazer uma informação clara e objetiva sobre qual é o seu objetivo ao se candidatar. Confira o artigo Dicas para escrever o objetivo do currículo. Dada a importância desta categoria indicamos ler também o artigo Erros comuns ao escrever o objetivo no currículo.

 

O que e como escrever as qualificações profissionais?

 

Esta, certamente é uma categoria que merece atenção especial no seu currículo. O resumo de qualificações deve trazer, de forma organizada, as informações mais relevantes sobre você e será utilizada pelo recrutador para fazer uma avaliação rápida sobre a aderência do seu perfil à vaga em questão. Confira as dicas no artigo Dicas para as qualificações profissionais.

 

Como está a gramatica e a ortografia do seu currículo?

 

Ao final de cada atualização em seu currículo faça uma minuciosa revisão gramatical e ortográfica no documento. Errar no português vai certamente colocar o seu currículo na pilha do “Não”. Pense também nos verbos que está utilizando, procure ser positivo, confira o artigo 50 verbos positivos para o currículo.

 

Vale a pena usar modelos prontos?

 

Não há problemas em usar modelos de currículos, existem inúmeros na internet, basta dar uma “googada” para encontrar. Mas tome o cuidado de manter o documento, organizado, limpo, com informações relevantes e sem erros de português. Confira este artigo que contém um modelo bem interessante Modelo de currículo executivo.

 

O que achou do artigo? Deixe seu comentário.

 

Para manter-se atualizado em relação ao mercado de trabalho e outros assuntos relacionados a emprego, currículo e carreira, siga o Papo de Emprego nas redes sociais: Participe do nosso grupo no Facebook, curta a página Papo de emprego, siga-nos no Twitter, inscreva-se em nosso canal do Youtube e cadastre seu e-mail gratuitamente, na barra lateral direita, para receber as novidades periodicamente.

 
[starbox]

Post Author: ronaldo

Deixe uma resposta